Selecione o dia...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ONU declara 2014 Ano Internacional da Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220374.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A agricultura familiar foi eleita tema do ano pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante reunião realizada em dezembro, a Assembleia Geral da ONU declarou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A declaração inédita para o setor é resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.

MAPA anuncia apoio para projetos da Agricultura de Precisão no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220383.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pretende criar projetos pilotos de Agricultura de Precisão em todo o país, em 2012. Com a medida, o MAPA quer estimular a utilização das técnicas e criar projetos adequados às necessidades de cada região. Para isso, serão realizados workshops, projetos de transferência de tecnologia, elaborados boletins e material de divulgação, discussões sobre padronização eletrônica entre máquinas e equipamentos, entre outras ações. Todas elas focadas, principalmente, em pequenos e médios produtores.

Preços agrícolas sobem 14,57% no acumulado de 2011 devido ao efeito cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220381.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 14,57% na variação acumulada de 2011, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).

Epamig recomenda cultivares de arroz e feijão para Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220378.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Minas Gerais é um dos principais estados do Brasil produtores de dois componentes essenciais na mesa do brasileiro, o arroz e o feijão. Desde a década de 70 a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolve pesquisas de avaliação e seleção de cultivares de arroz e feijão, além do programa de melhoramento realizado em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e diversas outras instituições de pesquisa. O programa de melhoramento busca cultivares mais produtivas e com melhor aceitação no mercado.

Medida suspende cobrança de PIS e Cofins na cadeia do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220382.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cobrança do Fundo para o Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a comercialização do café em grão cru no mercado interno foi suspensa desde 1º de janeiro de 2012. O prazo foi estabelecido na Instrução Normativa nº 1.223 da Receita Federal do Brasil, publicada em 26 de dezembro de 2011 no Diário Oficial da União (DOU). A normativa regulamenta os arts. 4º a 7º da Medida Provisória nº 545, de 29 de setembro de 2011.

O Engenheiro Agrônomo e o Agricultor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220380.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Em dezembro recebi uma emocionante homenagem, vinda da tradicional Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ribeirão Preto, a AEAARP, que há mais de 60 anos congrega os profissionais da região. Eleito o Engenheiro Agrônomo do Ano de 2011, faço parte agora desta galeria de profissionais, desde o primeiro homenageado, em 1979.

Parceria incentiva produção de castanha-do-Brasil em assentamento modelo de MT

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220379.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um termo de cooperação técnica, com objetivo de apoiar a produção e comercialização de produtos florestais não-madeireiros por agricultores do Projeto de Assentamento (PA) Vale do Amanhecer, foi firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), a indústria de artefatos de madeira Rohden Indústria Lígnea Ltda, Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) e a Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Adejur).

Embrapa oferece aos produtores sementes de milheto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220377.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtores de grande parte do país já estão iniciando neste mês de janeiro de 2012 o plantio da safrinha. O milheto é uma forrageira de clima tropical muito utilizada nesse período que, além de ser útil na rotação de culturas, possui boa qualidade nutricional quando usada como ração para aves, suínos e ruminantes. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), disponibiliza no mercado sementes da cultivar de milheto BRS 1501 com ótimas características agronômicas.

Pesquisador da Embrapa é reconduzido como Coordenador Regional de Recursos Genéticos Animais junto à FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220376.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arthur Mariante, foi reconduzido por mais um ano como Coordenador Regional de Recursos Genéticos Animais para a América Latina e o Caribe junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o que significa que a Unidade da Embrapa continua como Ponto Focal Regional de Recursos Genéticos Animais.

Pesquisa avalia 196 genótipos de arroz para solos com baixo teor de fósforo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220375.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de identificar 196 genótipos de arroz que se adaptam em solos pobres em fósforo (nutriente necessário para o desenvolvimento da planta), os pesquisadores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) Maria Luiza Perez Villar e Marcílio Bobroff Santaella montam experimentos no centro de pesquisa da empresa, no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). O trabalho de pesquisa com duração de dois anos pretende avaliar uma linhagem que tenha como característica, boa produtividade e baixo custo de produção.

Pesquisar este blog