Selecione o dia...

sábado, 26 de abril de 2008

Com alta de até 100%, fertilizantes aumentam o custo da agropecuária no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100692.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No Paraná, aumentou o custo da produção agrícola. É o que aponta o levantamento realizado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) em abril, com base em dados oficiais do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

Países africanos consideram biocombustíveis uma alternativa para o futuro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100690.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os biocombustíveis vêm sendo apresentados pelo governo brasileiro como alternativa de desenvolvimento para países pobres da África e do Caribe. Brasil e Gana inclusive firmaram acordo para produção de bioenergia durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, esta semana. Mas a prioridade do continente, por enquanto, é enfrentar a crise alimentar.

Prêmio Embrapa de Reportagem 2008 distribui R$ 80 mil em prêmios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100689.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] ?Os desafios da pesquisa agropecuária frente às mudanças climáticas? é o tema deste ano do Prêmio Embrapa de Reportagem. Esta 11ª edição do prêmio é comemorativa. Em homenagem aos 35 anos da empresa, o valor da premiação foi dobrado. Serão distribuídos R$ 80 mil, divididos entre os vencedores das quatro categorias ? Impresso, TV, Rádio e Internet. Outra novidade desta edição é a abertura à participação de correspondentes estrangeiros.

Na avaliação de Ricupero, cenário internacional favorece o Brasil nos próximos anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100686.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O embaixador Rubens Ricupero traçou no último dia 24 um quadro positivo para o Brasil, nos próximos anos, no cenário internacional. Ressalvou, entretanto, que o país precisa pensar mais em agregar valor às mercadorias que vende e também a começar a fazer planejamento levando em conta o aumento da temperatura e as perspectivas para as chuvas em cada região.

Alta dos alimentos faz inflação dobrar e prévia oficial fica em 0,59% em abril

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100691.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,59% em abril, conforme os dados divulgados ontem (25/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa mais do que dobrou em relação à de março, quando ficou em 0,23%. O IPCA-15 é uma prévia do IPCA, que é usado pelo Banco Central para fixar as metas de inflação no país.

GEO Summit 2008 tem temas de debates e painéis definidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100688.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] De 15 a 17 de julho acontece, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, a nona edição do GEO Summit Latin America 2008 - Congresso e Feira Internacional de Geoinformação. O evento é uma realização da empresa Reed Alcantara Machado e tem apoio da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Inpe, além das revistas InfoGEO, InfoGNSS Geomática e portal MundoGEO como divulgadores oficiais.

Documento final da 12ª Unctad não agrada representantes da sociedade civil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100687.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes da sociedade civil receberam com certa frustração o rascunho do documento final da 12ª Unctad ? Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, que se encerrou ontem (25/4), na cidade africana de Acra, em Gana. O documento, ainda não divulgado para a imprensa, circulou na noite do dia 23 entre alguns dos movimentos sociais e organizações não-governamentais que participam da conferência.

Cultivo e Uso do Nim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28113.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Usada como planta medicinal no tratamento de uma infinidade de doenças e como eficiente inseticida no controle de pragas agrícolas, o nim não polui o meio ambiente e não intoxica os aplicadores. Esta planta extraordinária, seu cultivo e uso, são apresentados neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos que aborda: a planta nim; produção de mudas; plantio e manejo da cultura; colheita; extração do óleo da semente; e, o uso do nim. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Nivaldo Guirado e do Dr. Edmilson José Ambrosano, pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Cultivo e Resinagem de Pinus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28112.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O cultivo de pinus ocorre no Brasil, em grande escala, desde a década de 60, visando a produção de madeira. A resinagem surgiu como forma de antecipar receitas à atividade. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, abordam os seguintes temas: o pinus; a resina; plantar ou atuar só na coleta; produção de mudas; implantação da floresta; espaçamentos; manejo da floresta; operações de resinagem; materiais e ferramentas; operações de instalação; e, operações de produção.

Minha terra, meu futuro: educação ambiental - 2ª edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27662.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta publicação teve por base uma experiência didática verificada na cidade de São José de Ubá, RJ, com alunos do ensino fundamental. A partir dessa experiência, mais de dez autores, da Embrapa e de Universidades, uniram-se para produzir textos sobre questões atuais das ciências biológicas, principalmente de ecologia. As lições servem também de motivação ao desenvolvimento de sentimentos de responsabilidade e de cidadania no pequeno leitor. De fácil e agradável leitura, tem também fundamento lúdico, graças a sua riqueza de ilustrações e de jogos.

Flores Tropicais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27661.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] ATENÇÃO: Adquira agora essa obra e ganhe uma linda camiseta. Em edição bilíngüe (português/inglês), esta obra informa sobre as principais espécies de flores tropicais cultivadas no Brasil, atendo-se em suas principais características, dados sobre cultivo, orientações sobre comercialização e cuidados pós-colheita. Tudo isso é ilustrado com fotos que expressam a exuberância, a delicadeza e o exotismo das flores tropicais, além de ser expresso por textos de abertura que exalam o aroma dessas obras de arte da natureza traduzido em forma de poemas.

Pesquisar este blog