Selecione o dia...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Preços de commodities subiram 4,05% em janeiro, mostra índice do Banco Central

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216993.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), divulgado ontem (02/02/11) pelo Banco Central (BC), registrou alta de 4,05% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2010. Esse índice mede a variação, no país, dos preços dos produtos básicos cotados internacionalmente (commodities). No acumulado de 12 meses encerrados em janeiro, o índice apresentou alta de 33,55%.

Setor do algodão quer apoio do governo para não demitir na entressafra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216995.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A indústria têxtil e de confecções quer apoio do governo para conseguir financiamento e formação de capital de giro no período da entressafra do algodão, que vai até julho de 2011, sob pena de colocar em risco a manutenção de empregos no setor. A preocupação foi levada ontem (02/02/11) ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit), Aguinaldo Diniz Filho. Ele afirmou à Agência Brasil, ao sair do ministério, que Pimentel "demonstrou preocupação com a situação e prometeu tentar encontrar soluções".

IZ prepara índices econômicos de seleção para melhoramento de bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216989.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Índices econômicos de seleção para o melhoramento genético de bovinos da raça Nelore serão elaborados pelo Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e será elaborado nos próximos dois anos.

Portaria interministerial incentiva a adoção das Boas Práticas Agropecuárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216986.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Criado em 2005 e coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) acaba de receber um aval de peso. No dia 26 de janeiro de 2011, o Diário Oficial da União (DOU), publicou uma Portaria Interministerial, assinada pelo MAPA, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), instituindo o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias - PRÓ-BPA.

Dilma enviará ao Congresso política de reajuste do salário mínimo de longo prazo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216994.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem (02/02/11), ao participar da abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, que vai enviar ao Parlamento uma proposta de política de reajuste do salário mínimo de longo prazo. Segundo a presidenta, a ideia da política é estabelecer regras estáveis para garantir que o salário mínimo recupere seu poder de compra e seja compatível com a capacidade financeira do governo.

Enviado de Obama chega dia 6 de fevereiro para encontro com autoridades e empresários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216992.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário do Tesouro dos Estado Unidos, Timothy Geithner, deve desembarcar no Brasil no próximo dia 6 de fevereiro de 2011 à noite. No dia seguinte (07/02), ele tem uma série de reuniões em Brasília e em São Paulo. A expectativa, segundo negociadores norte-americanos e brasileiros, é que Geithner se reúna com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Minas Gerais bate recorde da década na exportação de óleo de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216991.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A receita das exportações mineiras de óleo de soja, em 2010, foi de US$ 75,6 milhões. Este valor foi o mais alto desde 2001 e superou em 6,2% o último recorde, registrado em 2008. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e foram analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

EBDA inaugura unidade de coleta de sêmen para agricultores familiares baianos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216990.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Tornar acessível a genética de animais selecionados para agricultores familiares é o objetivo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), que inaugura, no dia 5 de fevereiro de 2011, às 9h30, a Unidade de Coleta de Sêmen, para agricultores familiares, na Estação Experimental da EBDA em Utinga, a 433km de Salvador.

Sistema Geobases completa um ano de funcionamento on-line em fase de teste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216988.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de viabilizar a troca de dados mapeados por diferentes instituições numa mesma área geográfica, o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) completou no mês de janeiro de 2011, um ano de funcionamento on-line em fase de teste, agregando informações na base de dados, associado à cartografia que abrange todo o território capixaba.

Está no ar a página do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil na Internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216987.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Está no ar o site do VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, onde você encontra todas as informações necessárias sobre o evento e também para o envio de trabalhos científicos. O evento, realizado pelo Consórcio Pesquisa Café, vai ocorrer em Araxá (MG), de 22 a 25 de agosto de 2011. Esta edição está a cargo das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café de Minas Gerais: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). A Embrapa Café é co-organizadora.

Pesquisar este blog