Selecione o dia...

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ministério da Educação fecha 54% das vagas de 81 cursos de direito no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102177.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Por 11 meses, o Ministério da Educação (MEC) supervisionou 81 cursos de direito no país. Com base em dois critérios objetivos ? o da nota no Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade) e no percentual de alunos aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ? o resultado foi a redução de 54% das vagas oferecidas nestas instituições.

Ministério da Agricultura divulga exportações do agronegócio no mês de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102172.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em julho, as exportações do agronegócio dos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Mato Grosso do Sul superaram em mais de 100% os valores exportados em igual período de 2007. As unidades federativas que mais venderam para o mercado externo no mês passado foram São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

CNA sugere alteração no Decreto 6514 ao Ministério do Meio Ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102162.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou, hoje (28/8), no Ministério do Meio Ambiente (MMA), documento elaborado por 14 entidades ligadas aos setores da agropecuária e da indústria, além da Frente Parlamentar da Agropecuária, com as sugestões de alterações ou de supressões de diversos dispositivos do Decreto 6514, que estabelece novas exigências e punições a pretexto de regulamentar a Lei de Crimes Ambientais.

Minimilho é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102159.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV desta semana falará sobre "Minimilho: cultivo e uso na alimentação". O programa será exibido hoje, 29 de agosto, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h, com reapresentação no dia 31, às 8h pela Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Bayer CropScience lança Sphere Max para a cultura do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102201.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Bayer CropScience anuncia ao mercado o Sphere Max, um produto que chega para proporcionar uma melhor qualidade dos grãos e auxiliar o produtor de café a obter um produto final cada vez mais valorizado no mercado. A formulação com microcristais facilita a ação do fungicida após sua aplicação na planta. Esta evolução foi atingida pela Bayer CropScience após anos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o fungicida.

Conab publica tabelas com novos custos de produção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102200.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (29/8) tabelas com os novos valores dos custos de produção para as culturas de verão, inverno, permanentes e seca, com base no último levantamento de preços dos insumos, máquinas, implementos e serviços, realizado no mês de julho. Essa atualização é feita a cada dois meses.

Academia Brasileira de Extensão Rural define estratégias de trabalho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102199.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Nos dias 21 e 22 de agosto a Academia Brasileira de Extensão Rural (ABER) realizou sua segunda reunião com o objetivo de definir a Missão, a Visão e as políticas que irão nortear a sua linha de ação, assim como as estratégias de trabalho até 2010. A assembleia contou com a participação de 18 dos 29 acadêmicos.

Instituto Mineiro de Agropecuária se prepara para certificar propriedades de café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102198.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se prepara para auditar e certificar propriedades de café nos próximos meses. As atividades vão completar uma etapa do Programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e gerenciado pelo IMA.

Faemg convoca reunião para avaliar a crise do leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102196.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Técnica de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) convocou reunião emergencial para o próximo dia 3 de setembro às 14 horas, na sede da entidade, em Belo Horizonte, para avaliar a situação preocupante enfrentada pelos produtores, com as sucessivas quedas dos preços do produto em plena entressafra.

Técnica do algodão colorido é implantada no Oeste da Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102195.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Aumentar a produtividade de algodão colorido de qualidade e livre de pragas e promover a diversificação na comercialização de derivados do produto, oferecendo ao agricultor uma nova alternativa de renda, através de experimentos e demonstrações com a cultura. Estes são os desafios do Projeto de Incentivo à Introdução da Cultura do Algodão na Agricultura Familiar, que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), ligada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), desenvolve na região Oeste do estado.

PAC do Cacau já conta com mais de mil adesões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102194.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Dentre todos os programas de refinanciamento da dívida rural, no País, o PAC do Cacau é o que concede mais benefícios ao agricultor com juros baixos, prazo de carência e possibilidade de novas contratações junto aos agentes financeiros". A declaração foi dada ontem (28/8), pelo gerente-geral do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Itabuna, Delci Andrade dos Santos, durante o Dia de Adesão ao Plano de Aceleração do Desenvolvimento do Agronegócio na Região Cacaueira do Estado Bahia (PAC do Cacau), em Camacan, no Sul da Bahia.

Biogénesis-Bagó lança produto para bovinos na Expointer

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102192.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Biogénesis-Bagó, empresa de saúde animal com a mais completa linha de vacinas para bovinos, participa da Expointer ? maior exposição agropecuária da América Latina ? que será realizada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio no Rio Grande do Sul.

Presidente encaminha projeto de lei ao Congresso para criar Ministério da Pesca

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102191.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (29/8) uma medida provisória que abre crédito para o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e revoga a medida provisória, já enviada ao Congresso Nacional, que transforma a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca em ministério.

Inpe confirma redução de 60% no desmatamento da Amazônia Legal em julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102190.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou hoje (29/8) avaliação da área desmatada na Amazônia Legal ? que inclui os estados do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, de Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão ? o que representa 5.217.423 quilômetros quadrados.

Projeto visa triplicar consumo de carne suína em três anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102189.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O projeto da Comissão Nacional de Suinocultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sebrae, que pretende alavancar o consumo e produção de carne suína no Brasil segue em ritmo acelerado. Em reunião realizada no último dia 27, em Brasília, representantes de federações e das regionais do Sebrae receberam o plano de ação do projeto "Um novo olhar para a carne suína, que será desenvolvido".

IBGE estima população brasileira em 189,6 milhões de habitantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102187.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os 5.565 municípios brasileiros têm atualmente 189,6 milhões de habitantes e a capital paulista é a mais populosa, com 10,9 milhões de pessoas. É o que mostra a pesquisa Estimativas Populacionais 2008, divulgada hoje (29/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Boletim Técnico da Epamig traz informações sobre o cultivo de tilápias em tanques-rede

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102183.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O cultivo de tilápias em tanques-rede é o tema do novo Boletim Técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A publicação traz um roteiro completo sobre a atividade, desde a localização das unidades produtivas, passando pela qualidade da água, implantação de projetos de produção, disposição dos tanques-rede, berçários, comedouro, aquisição de alevinos, peixamento dos tanques, até a avaliação econômica do empreendimento.

Desafios climáticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102182.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os cientistas que participaram da cerimônia de lançamento do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), ontem (28/8), são unânimes: a iniciativa ajudará a preencher uma série de lacunas nos estudos sobre o clima. De acordo com Carlos Nobre, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a ciência feita em São Paulo tem contribuído para o conhecimento mundial sobre mudanças climáticas, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Clima favorável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102181.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) foi lançado ontem (28/8), em cerimônia na sede da Fapesp. A proposta do programa é estimular e coordenar estudos a respeito do clima para ampliar o conhecimento dos sinais, causas e impactos das mudanças climáticas sobre a vida no planeta. O programa é inédito em sua abrangência e no estudo do papel do Brasil nessas mudanças, já consideradas inevitáveis.

Incaper lança São Bento, nova cultivar de inhame (taro) 30% mais produtivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102179.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promove hoje (29/8) o lançamento de uma nova cultivar capixaba de taro (inhame), o ?São Bento?, descoberto por um produtor e pesquisado pelo Incaper, com 30% a mais de produtividade, se comparado aos cultivados tradicionalmente no Estado. A solenidade terá início às 9 horas, no auditório da comunidade do distrito São Bento de Urânia, no município de Alfredo Chaves.

Universidade Federal de Lavras prorroga inscrições para concurso de professor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102178.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) prorrogou até o dia 12 de setembro o prazo de inscrição do concurso público para Professor Assistente ? Área Educação à Distância. Os candidatos devem ter Graduação em Pedagogia ou Licenciatura na área de Ciências Humanas e Mestrado em Educação nas áreas de concentração: Educação a distância ou Educação e Novas Tecnologias da Informação e comunicação. A remuneração para o cargo é de R$ 3.940,95.

Drawback Verde e Amarelo vai estimular exportações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102176.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O governo deve anunciar nos próximos dias a regulamentação do Drawback Verde e Amarelo para estimular as exportações. Segundo Lytha Spíndola, secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a finalidade da medida é equiparar o tratamento do insumo nacional com aquele dado à matéria-prima exportada.

Mercado firme incentiva produção de caqui em Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102168.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de caqui em Minas Gerais é de aproximadamente 9 mil toneladas por ano. A boa cotação da fruta colhida na safra de 2008, encerrada em junho, deverá manter os produtores incentivados e dispostos a investir no aumento do plantio, prevê a Secretaria da Agricultura do Estado, com base em informações da sua vinculada Emater-MG.

Comissão do Senando confirma incentivos para pecuária intensiva e sistema orgânico de produção agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102165.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal confirmou no último dia 27, em turno suplementar, sem mudanças, a aprovação de proposta que prevê a possibilidade de concessão de estímulos especiais para incentivar a substituição da tradicional pecuária extensiva pelo sistema intensivo de produção, bem como para o desenvolvimento do sistema orgânico de produção agropecuária.

Produção de Óleos Essenciais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28358.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Atividade rentável, em acelerada expansão, com baixo investimento inicial. A capacidade dos óleos essenciais de promover efeitos fisiológicos, psicológicos e energéticos no ser humano tornou-o um produto valorizado nos mercados interno e externo. Sua tecnologia de produção, entretanto, é dominada por poucos, apesar de exigir investimentos relativamente pequenos, e por sua técnica de produção básica não ser muito complicada.

Produção de Novilho Superprecoce

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28357.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O novilho super precoce é um animal criado num sistema que propicia uma forte redução no ciclo de produção. Trata-se de um animal abatido com idade entre 14 e 15 meses, que oferece melhor carne, aumento da produtividade, giro de capital mais rápido e maior renda. São abordados os seguintes assuntos: sistema de produção de novilhos super precoces para machos e fêmeas; cronograma de produção; viabilidade técnica; a genética para super precocidade; cria e recria do super precoce; e, terminação em confinamento.

Pesquisar este blog