Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Embrapa e Fiesp estudam criação de empresa mista para pesquisa de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101317.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa Brasileira de Tecnologia Agropecuária (Embrapa) negocia com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) a criação de uma companhia mista voltada à pesquisa de etanol produzido a partir da celulose. De acordo com o chefe da Secretaria de Gestão e Estratégia da Embrapa, Evandro Mantovani, a nova empresa será constituída de capital público e privado e terá como o objetivo manter o Brasil na vanguarda mundial da produção do álcool combustível.

Banco do Brasil recebe autorização para oferecer crédito imobiliário com recursos de poupança

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101318.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Banco Central autorizou, no último dia 13, a oferta de financiamento imobiliário pelo Banco do Brasil. Até o final deste mês, o BB começa a oferecer financiamento imobiliário com recursos do Sistema Financeiro de Habitação.

ILCT abre inscrições para exame de seleção do Curso Técnico em Leite e Derivados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101259.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] O Instituto de Laticínios Cândido Tostes abre, a partir de hoje, 16 de junho, as inscrições para o exame de seleção 2008 do Curso Técnico em Leite e Derivados, em Juiz de Fora (MG). São oferecidas 30 vagas para o segundo semestre letivo de 2008, às quais podem concorrer candidatos com o ensino médio completo ou equivalente e ainda os matriculados na 3ª série do ensino médio. As provas serão realizadas no dia 26 de julho, nas dependências do ILCT da Epamig, durante todo o dia.

Minas terá sistema avançado no monitoramento das atividades avícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101331.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Minas Gerais vai utilizar um sofisticado sistema de informática para incrementar o monitoramento das atividades avícolas. O sistema faz parte das providências da Secretaria de Agricultura do Estado com o objetivo de atender às exigências da regionalização da avicultura brasileira. A regionalização é um sistema que permite que cada estado ou região tenha autonomia sanitária. A idéia é de que se um foco de uma doença atingir um determinado estado da federação, os demais poderiam continuar exportando. Hoje, a regionalização é reconhecida por alguns países que importam produtos da agropecuária brasileira.

Produtor em Minas planta milho com certeza de boa safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101330.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir da segunda quinzena de junho os produtores de milho de Minas Gerais poderão programar a aquisição das cultivares que utilizarão para a próxima safra. As informações sobre essas cultivares, que atendem às condições específicas de cada região, são geradas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, por meio de um programa que conta com a parceria da Embrapa e das empresas produtoras de sementes. Há também o apoio da Fundação Triângulo de Pesquisa e Desenvolvimento, de Uberaba, que administra os recursos do programa.

Pfizer apresenta novidades na Feicorte 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101328.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Durante os dias 17 a 21 de junho, o Centro de Exposição Imigrantes sediará a 14ª edição da maior feira indoor de pecuária de corte da América Latina, a Feicorte. Neste cenário, a Pfizer irá expor sua completa linha de vacinas, com destaque para CattleMaster 4 L5 (contra doenças reprodutivas e respiratórias dos bovinos) e para a nova ScourGuard (para diarréia neonatal de bezerros), além de divulgar outros produtos que garantem a sanidade dos animais e contribuem para o aumento na produção das fazendas. A empresa oferecerá ainda palestras aos participantes.

Projeto Jovem Produtor inicia expansão no interior do Piauí

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101327.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O projeto social Jovem Produtor, uma parceria entre a Pfizer e a ONG CARE Brasil, comemora os resultados na região de Pedro II, semi-árido do Piauí, e anuncia sua expansão, este ano, para os municípios de São João do Arraial e Matias Olímpio, também no estado.

Universidade Estadual de Maringá abre inscrições para doutorado em Agronomia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101326.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aceita inscrições para o doutorado em Agronomia, de 1º a 11 de julho. As três áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) são: Produção Vegetal, Proteção de Plantas e Solos e Nutrição de Plantas.

Pesquisadores discutem projetos conjuntos em defesa das águas subterrâneas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101325.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Integrantes da Rede Guarani/Serra Geral (SAIG), que congrega pesquisadores envolvidos num programa de preservação da qualidade das águas subterrâneas no sul do Brasil, vão participar de um encontro com representantes do Projeto de Proteção e Uso Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani (Projeto SAG) em Montevidéu, a partir de hoje (16/6), visando a iniciar as trocas de informações e experiências na defesa de uma das maiores reservas de água doce do mundo. A missão também visitará universidades em Buenos Aires e projetos de pesquisa em execução na fronteira do Brasil com o Uruguai.

Inscrições abertas para curso de Biosseguridade 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101324.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), com o apoio do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde, do CNPq e do Biosecurity Engagement Program (BEP), está organizando o curso sobre Fortalecimento das ações em Biosseguridade dentro de um Protocolo de Biossegurança: atendimento de demandas regionais nos países Latinoamericanos.

Embrapa tem o primeiro Comitê de Ética para Experimentação Animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101323.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o objetivo de avaliar o tratamento que é dado aos animais utilizados em experimentos de pesquisa na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) foi criado o Comitê de Ética para Experimentação Animal (CEEA), o primeiro da Empresa. A principal finalidade desse grupo é o de analisar as metodologias que são empregadas durante o desenvolvimento das pesquisas que envolvem os animais.

Carlos Minc quer crédito diferenciado para projetos que estimulem tecnologia limpa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101319.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reafirmou no último dia 13 que vai reivindicar no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o estabelecimento de uma linha de crédito diferenciado e em condições facilitadas para projetos que incentivem o uso de tecnologia limpa. "Isso é muito importante para o bioma, para a saúde e para o clima", disse Minc, após participar de reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Deputados vão conhecer pesquisas da Epamig sobre azeitonas e a produção de azeite no Sul de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101316.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai conhecer hoje (16/6) um pouco das pesquisas e sobre a produção de azeite extravirgem na Fazenda Experimental de Maria da Fé (FEMF), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no Sul de Minas. Será uma visita técnica a partir das 10h, em atendimento a requerimento do presidente da comissão, deputado Vanderlei Jangrossi.

A insustentável sociedade de consumo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101315.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Lojas de departamentos de vários andares, shopping centers que oferecem todos os tipos de serviços, boutiques finas que servem champanhe aos clientes, pequenas lojas que vendem toda sorte de produtos por menos de R$ 2,00. Há décadas consumir deixou de ser um simples ato de subsistência para ser identificado com uma forma de lazer, de libertação e até mesmo de cidadania. Homens e mulheres são levados a consumir, mesmo sem necessidade, apenas pelo simples ato de comprar. Para alguns pesquisadores, consumir é indispensável para fazer a economia girar e os países se desenvolverem. Para outros, o consumo desenfreado é uma grave doença moderna, com complicadas conseqüências para a sociedade e para o meio ambiente.

Embrapa Uva e Vinho lança vinho branco com mais antioxidantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101267.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Uva e Vinho lança, em parceria com a Vinícola Garibaldi, no próximo dia 17 de junho, em Garibaldi (RS), um novo produto no mercado de vinhos, o vinho branco seco Lorena Ativa. O lançamento, com apelo diferenciado para o consumidor, foi obtido com a adoção de três tecnologias desenvolvidas pela Embrapa: cultivar aromática BRS Lorena, um processo de vinificação inédito para vinhos brancos e a utilização de uma levedura também criada pela Instituição de pesquisa.

Instalação da Queijaria e Controle de Qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28214.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, ensina, passo a passo, como montar uma queijaria atendendo às novas normas exigidas pela legislação. É mostrado, também, como implantar o PPHO que é o Procedimento Padrão de Higiene Operacional. Aborda: como deve ser a instalação da queijaria; os equipamentos necessários; como é feita a obtenção de leite de qualidade; quais são os procedimentos padrão de higiene; racional que devem ser adotados; a segurança da água; como deve ser Limpeza das superfícies; a prevenção contra a contaminação cruzada; a higiene dos empregados; os compostos e agentes tóxicos; a saúde dos empregados; o controle de pragas na fábrica; os registros que devem ser feitos; e, como é feita a distribuição e rotulagem.

Inseminação Artificial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28213.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A inseminação artificial é pouco adotada no Brasil; menos de 5% dos bezerros são concebidos por inseminação. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, mostra a facilidade de usar esta tecnologia e os excelentes resultados alcançados. São abordados os seguintes assuntos: aumentando os lucros com a inseminação; fisiologia da reprodução; fisiologia reprodutiva e inseminação; processamento do sêmen em uma central; comprando o sêmen; infra-estrutura e equipamentos necessários à inseminação; cuidados no armazenamento do sêmen; identificação do cio; preparando a inseminação; inseminando; inseminação na prática; e, créditos finais.

Produção de citros sem sementes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27764.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. O material de cultivares sem sementes já consagrado no mercado internacional introduzido pela Embrapa no mercado nacional envolve as cultivares de laranja Salustiana, originário da Espanha; Navelina, dos Estados Unidos; e Lane Late, da Austrália; as tangerinas Clemenules e Marisol, da Espanha, e Satsuma Okitsu, do Japão; e os híbridos Nova, dos Estados Unidos, e Ortanique, da Jamaica.

Biorreatores - segurança e economia na produção de mudas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27763.htm
[ TECNOLOGIA # DVDS ] O Dia de Campo na TV é um programa semanal produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, com a participação de pesquisadores e representantes da extensão rural. Neste DVD o programa mostra que o biorreator é uma espécie de "fábrica de plantas", desenvolvido e patenteado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Pesquisar este blog