Selecione o dia...

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Delícias autênticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101137.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtos tradicionais, como os vinhos da Serra Gaúcha, as compotas do sul de Minas Gerais, a cachaça de Parati e o queijo da Serra da Canastra, têm sua qualidade amplamente reconhecida. Mas como transformar essa boa reputação em lucro para o pequeno produtor rural? Essa é a questão central do livro Produção de alimentos tradicionais: Extensão rural, de Luís Fernando Soares Zuin, professor do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), e de Poliana Bruno Zuin, pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro.

"Boi pirata"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101138.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Boa parte de minha geração é aquela que por muito tempo acreditou que palavra de ministro de Estado é coisa para ser levada a sério. A última segunda-feira [3/6/2008] foi prodigiosa em oferecer ao mundo palavras de ministro que foram apenas lançadas ao vento. Assim, minha geração constata, de novo, que ministros também falam coisas que não devemos acreditar. Isto é ruim! A cada dia noto pessoas com mais dificuldade em cantar o Hino Nacional Brasileiro!

Prorrogadas inscrições para Chamada de Ater 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101135.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foram prorrogadas até 30 de junho as inscrições para a seleção da Chamada de Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater 2008, realizada pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater).

Setor arrozeiro pede suspensão dos leilões de estoques governamentais em junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101132.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor arrozeiro pediu ontem (4/6) a interrupção das dos leilões de estoques governamentais de arroz em junho, com o argumento de que nas últimas quatro safras os produtores cultivaram arroz sem lucro. O diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, participou da reunião da Câmara Setorial em Brasília.

Núcleo de São Bento do Sapucaí disponibiliza cultivares de oliveiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101158.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Estado de São Paulo tem tradição de produzir frutíferas de clima temperado como a uva, a ameixa, o pêssego e a nectarina. Entretanto, há uma fruteira oriunda das regiões quentes do Mediterrâneo cujo fruto brasileiro ainda não está no nosso cardápio diário. Trata-se da oliveira, planta que produz a azeitona ou oliva, seja para consumo in natura ou para a produção de azeite.

Pesquisadores do Ital destacam importância do consumo sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101157.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Neste 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) lembram que, em meio à ebulição das discussões sobre questões ambientais, o tema consumo sustentável não encontra o espaço que deveria. O conceito se relaciona àquilo que é realmente necessário para satisfazer à população do planeta, com mesmas condições para as futuras gerações.

Tomates com menor risco para a saúde estão entre os lançamentos da 15ª Hortitec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101155.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Rebeca Agronegócios, empresa especializada em sementes para horticultura e que participa pela primeira vez da Hortitec, apresenta sua linha completa de tomates com características únicas em todo o Brasil. São híbridos altamente resistentes a bactérias, fungos e viroses e que, portanto, dependem menos do uso de agrotóxicos no cultivo, diminuindo assim o risco para a saúde humana e para o meio ambiente.

Resistência de plantas daninhas pode estar associada ao manejo inadequado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101153.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Após a aplicação do glifosato, plantas daninhas que, por ventura, não sejam controladas na cultura da soja Roundup Ready (RR) podem estar relacionadas a problemas de manejo. Falta de aplicações de pré-plantio, uso de sub-doses, aplicações tardias ou em plantas muito desenvolvidas são as principais falhas dos agricultores. Estas conclusões fizeram parte de uma pesquisa de campo apresentada no 26º Congresso Brasileiro das Ciências das Plantas Daninhas, que aconteceu em Ouro Preto (MG), no início de maio.

Monsanto anuncia metas para desenvolvimento mais sustentável na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101152.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Monsanto Company anunciou na manhã de hoje (5/6) um conjunto de metas visando contribuir para atender a demanda global para produção de alimentos, com o uso eficiente dos recursos naturais. O presidente e CEO da empresa, Hugh Grant, disse em St. Louis (EUA) que todos os setores da sociedade precisam se comprometer com a preservação do meio ambiente e responder às necessidades da população global, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas até 2050.

A Embrapa é destaque no Congresso da ABIPTI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101151.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Começou no dia 4 de junho, em Campina Grande (PB), a 5ª edição do Congresso da Abipti - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, com o tema geral: os desníveis regionais e a inovação no Brasil: desafios para as instituições de pesquisas tecnológicas.

Embrapa lança livro inédito sobre gestão ambiental na suinocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101150.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Organizar e sistematizar todas as questões referentes à gestão ambiental em suinocultura. Com esse objetivo pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), editaram o livro Gestão Ambiental na Suinocultura, lançado no mês de maio.

Fatores de risco da celulite em frangos é tema de pesquisa da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101149.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Identificar os fatores que estão associados à manifestação de lesões tegumentares, popularmente chamadas de celulite, dos frangos é o objetivo de uma das pesquisas da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Cultivo do feijão-caupi melhora renda de agricultores da Baixada Cuiabana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101147.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um dos itens básicos presentes na mesa do brasileiro, o feijão, já não está tão básico assim. Até o mês de março deste ano, o feijão chegou a acumular alta de quase 300%, obrigando as donas-de-casa a procurarem alternativas para substituir o produto. Neste período, uma outra variedade do grão ganhou espaço no mercado e, conseqüentemente, na mesa dos mato-grossenses. Trata-se do feijão-caupi, mais conhecido como feijão-de-corda. Por ser de fácil cultivo, ter propriedades nutricionais e preço mais acessível, este tipo de feijão vem ganhando a preferência de alguns consumidores e produtores.

Cerrado é prejudicado com decisão do governo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101146.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os servidores da carreira de Especialista em Meio Ambiente lotados no Ibama e no Instituto Chico Mendes, reunidos em Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 30 de maio repudiam portaria assinada pelo novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Firefox 3 no Livro Guinness dos Recordes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101144.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Mozilla vai aproveitar o lançamento do Firefox 3 para tentar criar uma nova categoria no Guiness World Records: o software mais baixado em 24 horas. O Guiness vai auditar os relatórios dos servidores para validar o número de downloads, de modo a contar apenas as transferências completas e únicas. A idéia é superar o número de downloads do lançamento do Firefox 2, que foi de 1,6 milhão.

Futura chefe da Cepal elogia estratégia brasileira para biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101136.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Primeira mulher a dirigir Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, elogia estratégia do Brasil para energia. Ela assumirá cargo em 1º de julho. Alicia anunciou que viajará ao Brasil imediatamente após tomar posse no cargo.

Empresários baianos comemoram implantação da ferrovia Oeste-Leste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101134.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os empresários da região Oeste da Bahia ainda comemoram o anúncio da construção da Ferrovia Oeste-Leste, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último mês de maio. Segundo o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Humberto Santa Cruz, a implementação do traçado ferroviário sempre foi o maior desejo dos produtores da região.

Bahia vai sediar a primeira indústria de pólen do Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101133.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Bahia vai sediar a primeira indústria de pólen do Nordeste e segunda do Brasil. O projeto terá um investimento de R$ 72,38 mil e terá sede no município de Canavieiras, maior produtor do estado. O anúncio da implantação da fábrica, resultado da parceira entre a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), por intermédio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), e a Associação Canavieirense de Apicultores (Acapi) foi feito no último dia 2 durante o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura, que segue até o próximo dia 8 na Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Ginástica Localizada - Sistema ABCD

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28192.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso traz uma proposta metodológica para o ensino de ginástica localizada, cujas aulas serão planejadas, em um esquema de divisão dos grupos musculares, chamado ABCD, podendo ser adaptado em qualquer momento à periodização planejada. A escolha de exercícios, o método a ser empregado e todos os fatores que fazem parte do planejamento de um treinamento com pesos, poderão ser manipulados dentro desta mesma divisão. Lembrando sempre que numa aula coletiva, alguns aspectos são extremamente importantes, aspectos tais como: motivação; atenção; interação; interpretação; bom Senso; conhecimento técnico; segurança; e, eficiência.

Ginástica Laboral - Atividade Física na Empresa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28191.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este videocurso tem como objetivo, demonstrar os benefícios e como implantar a Ginástica Laboral em uma empresa. O vídeo aborda: relação produção x atividade física; as L.E.R./D.O.R.T; exemplos práticos de: ginástica preparatória, ginástica compensatória, ginástica de relaxamento, estratégias de ação, ergonomia (diagnóstico da empresa), implantação e implementação. A Ginástica Laboral é responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões. Melhora a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

Coleção Plantar - Coco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27742.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A cultura do coco apresenta grande potencial de exploração, considerando-se sua capacidade de adaptação a diferentes condições de clima e de solo. Além disso, presta-se muito bem ao cultivo consorciado com outras culturas, característica de grande importância para o pequeno produtor com limitada área de cultivo. Em linguagem simples e acessível, esta publicação apresenta aspectos relacionados com a cultura do coco, como importância econômica, descrição botânica, exigências edafoclimáticas, cultivares, produção de mudas, plantio, adubação, manejo e tratos culturais, consorciação com outras culturas, controle de pragas e doenças, e colheita.

Agroindústria Familiar: Processamento Mínimo de Frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27741.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Coleção Agroindústria Familiar tem como finalidade proporcionar ao micro e ao pequeno produtor ou empresário rural, conhecimentos sobre o processamento industrial de algumas matérias-primas. Este manual tem como objetivo fornecer orientações básicas para o processamento mínimo do melão, do abacaxi, da manga, do mamão e da goiaba, descrevendo, de forma didática, todas as etapas de produção, os controles necessários e as recomendações básicas sobre os aspectos de higiene e de sanitização, bem como sobre as boas práticas de fabricação (BPFs). Por não exigir elevados investimentos em equipamentos, é uma ótima opção para pequenos produtores familiares que desejam agregar valor às frutas, aumentando, assim, a renda familiar.

Delícias autênticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101137.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Produtos tradicionais, como os vinhos da Serra Gaúcha, as compotas do sul de Minas Gerais, a cachaça de Parati e o queijo da Serra da Canastra, têm sua qualidade amplamente reconhecida. Mas como transformar essa boa reputação em lucro para o pequeno produtor rural? Essa é a questão central do livro Produção de alimentos tradicionais: Extensão rural, de Luís Fernando Soares Zuin, professor do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), e de Poliana Bruno Zuin, pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro.

"Boi pirata"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101138.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Boa parte de minha geração é aquela que por muito tempo acreditou que palavra de ministro de Estado é coisa para ser levada a sério. A última segunda-feira [3/6/2008] foi prodigiosa em oferecer ao mundo palavras de ministro que foram apenas lançadas ao vento. Assim, minha geração constata, de novo, que ministros também falam coisas que não devemos acreditar. Isto é ruim! A cada dia noto pessoas com mais dificuldade em cantar o Hino Nacional Brasileiro!

Prorrogadas inscrições para Chamada de Ater 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101135.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foram prorrogadas até 30 de junho as inscrições para a seleção da Chamada de Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater 2008, realizada pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater).

Setor arrozeiro pede suspensão dos leilões de estoques governamentais em junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101132.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor arrozeiro pediu ontem (4/6) a interrupção das dos leilões de estoques governamentais de arroz em junho, com o argumento de que nas últimas quatro safras os produtores cultivaram arroz sem lucro. O diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, participou da reunião da Câmara Setorial em Brasília.

Núcleo de São Bento do Sapucaí disponibiliza cultivares de oliveiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101158.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Estado de São Paulo tem tradição de produzir frutíferas de clima temperado como a uva, a ameixa, o pêssego e a nectarina. Entretanto, há uma fruteira oriunda das regiões quentes do Mediterrâneo cujo fruto brasileiro ainda não está no nosso cardápio diário. Trata-se da oliveira, planta que produz a azeitona ou oliva, seja para consumo in natura ou para a produção de azeite.

Pesquisadores do Ital destacam importância do consumo sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101157.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Neste 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) lembram que, em meio à ebulição das discussões sobre questões ambientais, o tema consumo sustentável não encontra o espaço que deveria. O conceito se relaciona àquilo que é realmente necessário para satisfazer à população do planeta, com mesmas condições para as futuras gerações.

Tomates com menor risco para a saúde estão entre os lançamentos da 15ª Hortitec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101155.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Rebeca Agronegócios, empresa especializada em sementes para horticultura e que participa pela primeira vez da Hortitec, apresenta sua linha completa de tomates com características únicas em todo o Brasil. São híbridos altamente resistentes a bactérias, fungos e viroses e que, portanto, dependem menos do uso de agrotóxicos no cultivo, diminuindo assim o risco para a saúde humana e para o meio ambiente.

Resistência de plantas daninhas pode estar associada ao manejo inadequado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101153.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Após a aplicação do glifosato, plantas daninhas que, por ventura, não sejam controladas na cultura da soja Roundup Ready (RR) podem estar relacionadas a problemas de manejo. Falta de aplicações de pré-plantio, uso de sub-doses, aplicações tardias ou em plantas muito desenvolvidas são as principais falhas dos agricultores. Estas conclusões fizeram parte de uma pesquisa de campo apresentada no 26º Congresso Brasileiro das Ciências das Plantas Daninhas, que aconteceu em Ouro Preto (MG), no início de maio.

Monsanto anuncia metas para desenvolvimento mais sustentável na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101152.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Monsanto Company anunciou na manhã de hoje (5/6) um conjunto de metas visando contribuir para atender a demanda global para produção de alimentos, com o uso eficiente dos recursos naturais. O presidente e CEO da empresa, Hugh Grant, disse em St. Louis (EUA) que todos os setores da sociedade precisam se comprometer com a preservação do meio ambiente e responder às necessidades da população global, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas até 2050.

A Embrapa é destaque no Congresso da ABIPTI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101151.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Começou no dia 4 de junho, em Campina Grande (PB), a 5ª edição do Congresso da Abipti - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, com o tema geral: os desníveis regionais e a inovação no Brasil: desafios para as instituições de pesquisas tecnológicas.

Embrapa lança livro inédito sobre gestão ambiental na suinocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101150.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Organizar e sistematizar todas as questões referentes à gestão ambiental em suinocultura. Com esse objetivo pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), editaram o livro Gestão Ambiental na Suinocultura, lançado no mês de maio.

Fatores de risco da celulite em frangos é tema de pesquisa da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101149.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Identificar os fatores que estão associados à manifestação de lesões tegumentares, popularmente chamadas de celulite, dos frangos é o objetivo de uma das pesquisas da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Cultivo do feijão-caupi melhora renda de agricultores da Baixada Cuiabana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101147.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um dos itens básicos presentes na mesa do brasileiro, o feijão, já não está tão básico assim. Até o mês de março deste ano, o feijão chegou a acumular alta de quase 300%, obrigando as donas-de-casa a procurarem alternativas para substituir o produto. Neste período, uma outra variedade do grão ganhou espaço no mercado e, conseqüentemente, na mesa dos mato-grossenses. Trata-se do feijão-caupi, mais conhecido como feijão-de-corda. Por ser de fácil cultivo, ter propriedades nutricionais e preço mais acessível, este tipo de feijão vem ganhando a preferência de alguns consumidores e produtores.

Cerrado é prejudicado com decisão do governo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101146.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os servidores da carreira de Especialista em Meio Ambiente lotados no Ibama e no Instituto Chico Mendes, reunidos em Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 30 de maio repudiam portaria assinada pelo novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Firefox 3 no Livro Guinness dos Recordes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101144.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Mozilla vai aproveitar o lançamento do Firefox 3 para tentar criar uma nova categoria no Guiness World Records: o software mais baixado em 24 horas. O Guiness vai auditar os relatórios dos servidores para validar o número de downloads, de modo a contar apenas as transferências completas e únicas. A idéia é superar o número de downloads do lançamento do Firefox 2, que foi de 1,6 milhão.

Futura chefe da Cepal elogia estratégia brasileira para biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101136.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Primeira mulher a dirigir Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, elogia estratégia do Brasil para energia. Ela assumirá cargo em 1º de julho. Alicia anunciou que viajará ao Brasil imediatamente após tomar posse no cargo.

Empresários baianos comemoram implantação da ferrovia Oeste-Leste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101134.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os empresários da região Oeste da Bahia ainda comemoram o anúncio da construção da Ferrovia Oeste-Leste, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último mês de maio. Segundo o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Humberto Santa Cruz, a implementação do traçado ferroviário sempre foi o maior desejo dos produtores da região.

Bahia vai sediar a primeira indústria de pólen do Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101133.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Bahia vai sediar a primeira indústria de pólen do Nordeste e segunda do Brasil. O projeto terá um investimento de R$ 72,38 mil e terá sede no município de Canavieiras, maior produtor do estado. O anúncio da implantação da fábrica, resultado da parceira entre a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), por intermédio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), e a Associação Canavieirense de Apicultores (Acapi) foi feito no último dia 2 durante o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura, que segue até o próximo dia 8 na Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Ginástica Localizada - Sistema ABCD

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28192.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este curso traz uma proposta metodológica para o ensino de ginástica localizada, cujas aulas serão planejadas, em um esquema de divisão dos grupos musculares, chamado ABCD, podendo ser adaptado em qualquer momento à periodização planejada. A escolha de exercícios, o método a ser empregado e todos os fatores que fazem parte do planejamento de um treinamento com pesos, poderão ser manipulados dentro desta mesma divisão. Lembrando sempre que numa aula coletiva, alguns aspectos são extremamente importantes, aspectos tais como: motivação; atenção; interação; interpretação; bom Senso; conhecimento técnico; segurança; e, eficiência.

Ginástica Laboral - Atividade Física na Empresa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28191.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Este videocurso tem como objetivo, demonstrar os benefícios e como implantar a Ginástica Laboral em uma empresa. O vídeo aborda: relação produção x atividade física; as L.E.R./D.O.R.T; exemplos práticos de: ginástica preparatória, ginástica compensatória, ginástica de relaxamento, estratégias de ação, ergonomia (diagnóstico da empresa), implantação e implementação. A Ginástica Laboral é responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões. Melhora a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

Coleção Plantar - Coco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27742.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A cultura do coco apresenta grande potencial de exploração, considerando-se sua capacidade de adaptação a diferentes condições de clima e de solo. Além disso, presta-se muito bem ao cultivo consorciado com outras culturas, característica de grande importância para o pequeno produtor com limitada área de cultivo. Em linguagem simples e acessível, esta publicação apresenta aspectos relacionados com a cultura do coco, como importância econômica, descrição botânica, exigências edafoclimáticas, cultivares, produção de mudas, plantio, adubação, manejo e tratos culturais, consorciação com outras culturas, controle de pragas e doenças, e colheita.

Agroindústria Familiar: Processamento Mínimo de Frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27741.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Coleção Agroindústria Familiar tem como finalidade proporcionar ao micro e ao pequeno produtor ou empresário rural, conhecimentos sobre o processamento industrial de algumas matérias-primas. Este manual tem como objetivo fornecer orientações básicas para o processamento mínimo do melão, do abacaxi, da manga, do mamão e da goiaba, descrevendo, de forma didática, todas as etapas de produção, os controles necessários e as recomendações básicas sobre os aspectos de higiene e de sanitização, bem como sobre as boas práticas de fabricação (BPFs). Por não exigir elevados investimentos em equipamentos, é uma ótima opção para pequenos produtores familiares que desejam agregar valor às frutas, aumentando, assim, a renda familiar.

Pesquisar este blog