Selecione o dia...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

IZ abre inscrição para curso sobre sistema de integração lavoura-pecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209337.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), abre as inscrições para o curso sobre "Aspectos físicos de fertilidade do solo na integração lavoura-pecuária". O evento ocorrerá dia 27 de fevereiro, a partir das 8 horas, no IZ, em Nova Odessa (SP).

21º Congresso Brasileiro de Avicultura vai debater a Importância do cooperativismo na produção avícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209334.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A industrialização das cooperativas e o resultado econômico e social na expansão da avicultura serão debatidos em uma mesa redonda promovida pela União Brasileira de Avicultura (UBA) , Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Fundação Apinco de Tecnologias Avícolas (Facta) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) durante o 21º Congresso Brasileiro de Avicultura, que acontece de 25 a 28 de maio em Porto Alegre (RS).

Fazenda investe em gestão e inovação para crescer e melhorar qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209341.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A aposta em ferramentas de gestão aplicadas à propriedade rural e os cuidados com a alimentação do gado leiteiro são alguns dos aspectos que fazem da Fazenda São João, localizada no interior de Passo Fundo, município distante 280 quilômetros de Porto Alegre, uma das maiores fazendas produtoras de leite da região. A utilização de planilhas para controle dos custos e da produção diária de leite, além do emprego de um sistema rotativo de pastoreio garantem à fazenda uma produção diária de 3 mil litros de leite. Por meio de ações como essas é que a fazenda se tornou referência na região e modelo para produtores que almejam incrementar sua produção, apostando em métodos que também garantam a qualidade do produto.

Fiscalização desmonta esquema de trabalho escravo em fazenda de pinus

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209342.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Doze trabalhadores de uma fazenda de corte de pinus foram encontrados em condições degradantes no município de Adrianópolis, a cerca de 100 quilômetros de Curitiba. Segundo o Grupo Móvel de Fiscalização de Trabalho Escravo, formado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho, 12 das 66 pessoas contratadas para a frente de trabalho residiam com a família ? mulheres e crianças ? em barracos de compensado de madeira, com banheiros precários, sem tratamento água e esgoto.

Clima favorece safra no Nordeste e prejudica no Sul e Sudeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209340.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores do Nordeste terão bons motivos para festejar em 19 de março o dia de São José, conhecido na região como o santo das chuvas. De acordo com o Boletim Agroclimático divulgado no último dia 12 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as chuvas nos meses de fevereiro, março e abril devem chegar à região na medida certa, o que deverá garantir uma produção de aproximadamente 12 milhões de toneladas de grãos.

Agricultores de Chácara encontram uma nova fonte de renda no eucalipto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209328.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores rurais do município de Chácara, na Zona da Mata mineira, estão sendo beneficiados com o plantio de eucalipto. A partir de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), prefeitura municipal, Associação de Produtores Rurais e Instituto Estadual de Florestas (IEF), agricultores estão recebendo mudas da árvore. Só em 2008, o projeto distribuiu 40 mil mudas a famílias rurais do município, que descobriram na atividade, um jeito de fugir da tradicional produção de leite, plantando eucalipto e vendendo a madeira para serrarias e construção civil.

Missão brasileira está na Rússia para tratar de comércio bilateral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/209339.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está em Moscou (Rússia), onde serão realizadas, até o próximo dia 20, reuniões paralelas dos Grupos de Trabalho das áreas vegetal e animal para debater temas do comércio bilateral. Inicialmente, técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e do Serviço Veterinário russo se encontrarão para tratar, entre outros temas, da importação de trigo daquele país e a ampliação das exportações de carne suína brasileira.

Caminhos para a Citricultura: uma Agenda para Manter a Liderança

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104086.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Idealizado e ponderado pelo Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA), este livro apresenta dados que comprovam que a citricultura é um dos setores mais competitivos e com maior potencial de crescimento do agronegócio. O Brasil já é líder mundial em quase dez sistemas agroindustriais e está a caminho da liderança em diversos outros. Cítrus caminha para quase 90% das exportações mundiais. Só em 2006 exportou US$ 1,47 bilhão em suco de laranja, o que representa a fatia de 82% do mercado mundial, cujo consumo cresce a uma taxa de 2% a 4% ao ano.

Poder da Agricultura Empresarial, O

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104085.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A evolução da agricultura empresarial brasileira e a forma como hoje se organiza e administra um empreendimento agrícola relatadas de maneira aclara e agradável por quem efetivamente trabalha no agronegócio. A aplicação dos princípios da agricultura empresarial à cultura do café, demonstrada a partir de um caso real. As consequências econômicas da surpreendente ascensão do agronegócio brasileiro ao nível internacional de liderança e competitividade, o que esperar do futuro e quais as novas opções de crescimento.

Como Conseguir que as Coisas Sejam Feitas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/108997.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Tempo é mercadoria no mundo dos negócios, portanto não pode ser desperdiçado. O autor prova que a solução não é ocupar ainda mais o dia com atividades, e sim utilizar a jornada de trabalho com eficiência.

Não é Sopa: Crônicas e Receitas de Comida

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/104662.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Crônicas e receitas culinárias publicadas desde 1987 pela quituteira e jornalista Nina Horta no jornal paulista Folha de São Paulo, acompanhadas das receitas clássicas e populares que inspiraram os temas

Pesquisar este blog