Selecione o dia...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Programa Pasto Verde é destaque da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222061.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os resultados do Programa Pasto Verde de Recuperação de Pastagens Degradadas e Manutenção da Produtividade do Centro-Oeste, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foram apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O programa complementa as estratégias do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Programa ABC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que prevê a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas em todo o País, com adoção de práticas de manejo adequadas e adubação, além de resultar numa redução de 83 a 104 milhões de toneladas CO² equivalente, até 2020.

Brasiguaios encaminham pedido a Dilma para reconhecer novo governo paraguaio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222060.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representantes de 350 mil brasiguaios (agricultores brasileiros que moram no Paraguai) tentarão com o novo presidente do Paraguai Federico Franco para pedir apoio e segurança em suas propriedades rurais. No dia 24 de junho de 2012, eles encaminharam à presidente Dilma Rousseff um pedido para que o Brasil reconheça o governo Franco e trate o Paraguai como país amigo.

Economia verde em xeque

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222059.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Economia verde" costuma ser usada para descrever a compatibilização do crescimento econômico com o meio ambiente, um dos blocos do crescimento sustentável. Segundo a Green Economy Initiative, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançada em 2008, a economia verde resulta em melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, enquanto reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica.

Cientistas fazem mapeamento microbiológico de solos com plantações de cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222057.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Estado de São Paulo já possui mapeamentos físicos e climáticos que apontam as regiões com melhores aptidões ambientais para o cultivo da cana-de-açúcar. No entanto, ainda não dispõe de um mapa microbiológico que indique, por exemplo, áreas com composição microbiana do solo mais propícia para o desenvolvimento da cultura de maior importância agrícola do Estado.

Oceanos podem sofrer mais com aquecimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222058.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Embora a comunidade científica internacional tenha chegado ao consenso de que o aumento de até 2ºC na temperatura média do planeta é aceitável para os ecossistemas terrestres, esse aquecimento pode ser mais nocivo do que se imagina para os oceanos e para a vida marinha.

Reflorestamento amplia alternativas de renda para o produtor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222051.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Além da integração entre pasto e lavoura, o produtor rural tem o reflorestamento como opção sustentável para a recuperação de áreas degradadas. Para o engenheiro agrônomo Ronaldo Crescente, com a união dos três sistemas - lavoura, pecuária e floresta - é possível promover a recuperação do Cerrado com produtividade e sustentabilidade, ampliando as alternativas de renda para o produtor rural.

União Europeia busca tecnologias desenvolvidas pelo Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222050.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, assinou protocolo de intenções para estabelecer diálogo sobre agricultura e desenvolvimento rural entre Brasil e o bloco europeu, no dia 21 de junho de 2012, na Embrapa Solos. A assinatura foi feita em conjunto com o comissário da União Europeia (UE) responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos.

Pesquisar este blog