Selecione o dia...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ministério da Agricultura abre para consulta pública mudanças no Sisbov

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212967.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União (veja link ao final da matéria) do dia 21 de dezembro a abertura de consulta pública, pelo prazo de 30 dias, para apresentação de sugestões sobre as novas normas de operação do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).

Senado aprova criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212843.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em um esforço concentrado para votar cerca de 60 projetos que estão na pauta, o Senado Federal aprovou no último dia 16, em votação simbólica, o projeto de lei que cria Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Congresso do leite abre inscrições para trabalhos de estudantes e pesquisadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212838.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 11º Congresso Pan-Americano do Leite (22 a 25 de março de 2010) está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos livres. Pesquisadores, profissionais, empresários envolvidos no setor de laticínios e estudantes já podem inscrever seus projetos técnicos e científicos no site do evento - www.congressofepale.com/users/projetos -, onde encontram todo o regulamento.

Varejo detém 65% do preço da carne e fica com maior parte do lucro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212696.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Levantamento realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso –(Acrimat), apresentou dados para explicar o porquê de tanta diferença entre os preços da arroba do boi e o quilo da carne vendida nos supermercados de todo o Brasil.

CPI do Movimento dos Sem Terra aprova cronograma de trabalho para fevereiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212844.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aprovou o cronograma de trabalho. As oitivas (audiências), a análise de requerimentos e as visitas a autoridades só começarão, de fato, em fevereiro, quando têm início os trabalhos legislativos do próximo ano.

Insumo agrícola essencial, calcário é chave para produção mais saudável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212841.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Insumo indispensável à agricultura, o calcário tem diversas vantagens para o produtor do campo. Além de proporcionar importantes nutrientes para a plantação, como cálcio e magnésio, a rocha neutraliza a acidez do solo e é responsável pela melhora das condições de drenagem e arejamento do terreno. Seu uso também leva à liberação de nitrogênio e fósforo na terra - elementos benéficos para a fertilidade da produção agrícola.

Estudo da Conab aponta potencialidades e deficiências das 62 Ceasas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212767.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Embalagens inadequadas para frutas, legumes e verduras, infraestrutura deficiente, logística precária, necessidade de expansão e reformas dos imóveis, receitas insuficientes, equipamentos obsoletos e falta de mão-de-obra qualificada. Esses são alguns dos problemas existentes em 62 Centrais de Abastecimento Brasileiras (Ceasas), de 22 estados, e que estão registrados na publicação Diagnóstico dos Mercados Atacadistas de Hortigranjeiros (clique no título para copiar - arquivo PDF), lançado no início do mês pela Conab.

Eucalipto, Monocultura e Insustentabilidade Ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212695.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Como pondera, com certeira maestria, o geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves, modelos econômicos pautados em atividades monoculturais serão sempre incompatíveis com o meio ambiente sadio e equilibrado, pois "a monocultura revela, desde o início, que é uma prática que não visa satisfazer as necessidades das regiões e dos povos que produzem. A monocultura é uma técnica que em si mesma traz uma dimensão política, na medida em que só tem sentido se é uma produção que não é feita para satisfazer quem produz. Só um raciocínio logicamente absurdo de um ponto de vista ambiental, mas que se tornou natural, admite fazer a cultura de uma só coisa".

Quando a ciência encanta o cidadão comum

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212647.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Tem coisa mais chata que ciência? Tem! Um texto mal escrito sobre ciência. E não tem fórmula para fazer um bom texto nessa área. O pobre do escritor tem que experimentar aqui e ali e torcer para dar certo. E quando dá, corre o risco de ser tachado de sensacionalista. Pode?! Pode!

Salinidade em áreas irrigadas: origem do problema, conseqüências e possíveis soluções

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/212542.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A irrigação é uma prática agrícola muito antiga e bastante utilizada no mundo inteiro, principalmente nas regiões tropicais em que predomina o clima quente e seco, como, por exemplo, o Semi-Árido do Nordeste brasileiro, cuja taxa de evapotranspiração excede a de precipitação pluvial durante a maior parte do ano. Nessas áreas, em que as culturas não dispõem de água suficiente para suprir suas necessidades hídricas durante todo o ciclo vegetativo, a irrigação assume papel de fundamental importância no que se refere à garantia de boas safras agrícolas.

Pesquisar este blog