Selecione o dia...

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Europa quer mais concessões dos emergentes e vai fazer nova proposta na OMC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101783.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O comissário europeu de Comércio, Peter Mandelson, disse que vai apresentar hoje (27/7) uma contraproposta ao texto apresentado ontem pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, nas negociações da Rodada Doha, segundo informações da BBC Brasil. A reunião de Genebra foi prorrogada para que os países possam finalmente chegar a um acordo sobre liberalização comercial.

STF confirma direito do Paraná de evitar contaminação de semente de soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101786.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento à Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) contra resolução do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, que estabelece medidas para evitar que sementes de soja convencional contaminadas por elementos transgênicos cheguem ao comércio no Estado.

Maior aquecedor solar ecológico do Brasil entra em atividade no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101785.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi instalado no último dia 21 no município de Palmas, no Paraná, o maior aquecedor ecológico já construído no Brasil. Foram utilizadas 3,3 mil embalagens para a montagem, sendo 1,8 mil garrafas PET e 1,5 mil embalagens longa-vida. As garrafas utilizadas na montagem representam o reaproveitamento de aproximadamente 100 quilos de plástico.

Leilão de Liquidação Festival IMAVEN será dia 1º de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101751.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Agendado para ocorrer em Avaré, São Paulo, no tattersal de Leilões da EMAPA, o Leilão de Liquidação IMAVEN está sendo organizado pela Nova Leilões e a SAP Assessoria Pecuária. De acordo com a organização, o remate será dividido em duas etapas. A primeira acontecerá no dia 1º de agosto, a partir das 21 horas e ofertará 150 animais registrados Brahman e Nelore.

Brasil domina ranking das 500 maiores empresas da América Latina em 2007

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101806.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As empresas brasileiras dominam um ranking que reúne as 500 maiores empresas da América Latina em 2007, de acordo com um estudo anual realizado pela revista AméricaEconomía. De acordo com a listagem, que reúne informações financeiras de grandes corporações latino-americanas, do total de empresas analisadas, 210 são brasileiras.

Adab itensifica combate a praga do abacaxi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101805.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O principal pólo produtor de abacaxi do estado, localizado no município de Itaberaba, a 283 quilômetros de Salvador, recebe amanhã (29/7) a segunda aplicação do fungo Tricoderma Xylária. O objetivo do teste, desenvolvido pela Cepalc e executado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é combater a fusareose, doença que já acometeu 30% da cultura do abacaxi.

Alimentos devem manter pressão inflacionária, avalia analista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101804.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os alimentos continuarão pressionando os índices inflacionários, embora a média de preços esteja sinalizando queda no ritmo de remarcações. A previsão é da analista de economia da empresa de consultoria Tendências, Ariadne Vitoriano. Segundo a analista, a cotação dos produtos agrícolas, em alta no comércio atacadista, ainda não foi repassada ao mercado varejista.

Governo e indústria constróem agenda para melhoria da qualidade dos alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101802.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, instalou, no último dia 22, um fórum de debates com os representantes do governo e da indústria de alimentos para a definição de alternativas para a redução dos teores de gordura trans, sal e açúcar dos alimentos industrializados. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, até 260 mil mortes poderiam ser evitadas todos os anos com uma alimentação adequada da população.

Copel retoma projeto de parcerias para termelétricas a bagaço de cana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101799.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Paranaense de Energia (Copel) retomou os procedimentos da chamada pública que pretende identificar e selecionar usinas produtoras de álcool e açúcar instaladas no Paraná, interessadas em constituir parcerias para a implantação de usinas geradoras de eletricidade a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Os novos prazos estabelecidos pela concessionária fixam 18 de agosto como data limite para a apresentação de documentos para habilitação dos interessados e, até 29 de setembro para que sejam anunciados os projetos aprovados e selecionados.

Agricultura familiar ocupa 80% dos trabalhadores do campo no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101798.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A propriedade rural familiar emprega 80% dos trabalhadores do setor agropecuário paranaense, aponta estudo realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A agricultura familiar emprega 780 mil pessoas no Estado. A pesquisa também aponta que os empregos permanentes no campo superam o número de contratações temporárias. De 220 mil assalariados rurais, 120 mil têm vínculo empregatício permanente ? ou seja, trabalham o ano todo, e não apenas durante a safra.

Pesquisas da Embrapa melhoram a vida do agricultor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101797.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Durante a 2ª Mostra de Tecnologias da Agricultura Familiar, a Embrapa Agropecuária Oeste e a Embrapa Transferência de Tecnologia apresentaram seis principais pesquisas voltadas para o agricultor familiar que levam em consideração a geração de renda.

Fapesc libera recursos para o Projeto Proteoma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101794.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc) liberou mais R$ 500 mil para a execução do projeto "Genoprot ? Rede Integrada de Estudos Genômicos e Proteômicos ? Rede Proteoma (RPSC): Proteômica de Microplasmas de Interesse da Suinocultura". É a segunda parte da contrapartida da Fundação (R$ 1 milhão), cabendo à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o aporte de dois milhões em duas parcelas anuais. "O Programa é de fundamental importância para o agronegócio do Estado e fornece condições para que a pesquisa da área possa participar desse grande projeto nacional", diz Renato de Mello, Coordenador de Projetos da Fapesc.

Carvão "encarece" babaçu, fonte de renda de 400 mil famílias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101792.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A coleta e a extração da amêndoa do coco de babaçu, atividade que responde pela renda familiar de mais de 400 mil mulheres nos Estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí, tem sofrido um revés significativo desde que o potencial calorífico do carvão vegetal produzido a partir do coco inteiro ou de sua casca foi "descoberto" pelas indústrias siderúrgicas de produção de ferro-gusa abastecidas pelo minério de Carajás.

Subproduto do etanol vira componente não-fóssil para o plástico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101791.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Argila, talco, vidro, papel e até metais são normalmente acrescentados ao plástico durante o seu processo de fabricação para aumentar sua resistência. Mas um subproduto da produção do etanol pode ser uma alternativa mais eficiente do que todos esses materiais.

Falta de apoio popular acentua crise do governo argentino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101787.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A falta de apoio popular é uma das grandes diferenças entre os governos do ex-presidente argentino Néstor Kirchner e da atual presidente Cristina Kirchner. Esse cenário, amplificado pela crise de abastecimento de alimentos e energia nos grandes centros, torna a situação do governo argentino ainda mais complicada. A conclusão é do cientista político da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio Celso Pereira.

Baixa umidade deve permanecer até setembro no DF, GO, MT e oeste de MG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101784.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A umidade do ar deve continuar oscilando abaixo dos 30% no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e no oeste de Minas Gerais pelo menos até setembro, informou no último dia 25 o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A baixa umidade só deve começar a ser revertida no início da época de chuvas, o que ocorre, em geral, por volta da segunda quinzena de setembro, segundo o meteorologista do Inmet Luiz Cavalcanti.

Bioembryo se expande na América Latina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/101753.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Empresa investe em novo laboratório na Colômbia, denominado Biotelca. Com mais esta empreitada, a Bioembryo já soma 5 unidades em operação até o momento ? sendo três no Brasil (a matriz em Bauru, uma filial em São José do Rio Preto e uma parceria em Uberaba, MG) e a primeira unidade internacional localizada no México.

Pintura Decorativa em Paredes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28296.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Como alternativa de trabalho, ou até mesmo como hobby, esta atividade é muito solicitada por arquitetos e decoradores. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai aprender a fazer: stucco: italiano espatulado, luna fiorentino, inglês, francês, metalizado e originalle; textura: riscato, arranhado, geométrica e granulada; pátina em parede; esponjado; ragging; bagging listrado; efeito decorativo; barrado com estêncil; mural com estêncil; e, trompoil.

Pintura Decorativa em Molduras e Fabricação de Telas e Painéis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28295.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Esta é uma excelente opção para montar seu próprio negócio, para moldureiros, para treinamento de funcionários de moldurarias ou mesmo para o artista que quer fabricar suas próprias telas e pintar suas molduras. O primeiro módulo mostra como fazer: pátina: betumada, dourada, chinesa, azul, craquelê e francesa; decapê; policromia: metalizada, com tinta látex e giz de cera; metalizado: texturizado, dourado e cor de rosa; efeito esponjado. No segundo módulo: fabricação de telas e painéis; como colocar passe-partout e molduras em telas.

Coleção Plantar - Melancia 2ª Edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27848.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A melancia é uma planta originária das regiões tropicais da África Equatorial. Atualmente no Brasil, é considerada uma das mais importantes olerícolas produzidas e comercializadas, sendo superada apenas pelas culturas de tomate, batata e cebola. Esta publicação aborda, de forma didática e linguagem simples, os seguintes aspectos: clima, solo, calagem e adubação, cultivares, plantio, tratos culturais, doenças e pragas, colheita e coeficientes técnicos.

Agroindustria Familiar: Barra de Cereal de Caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27847.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Em função do crescente interesse dos consumidores por alimentos naturais e nutritivos, o mercado de barras de cereais tem registrado significativo acréscimo. Nesta edição da Coleção Agroindústria Familiar, o tema barra de cereal de caju é apresentado por meio de orientações completas sobre as formas de extração das amêndoas, trituração, extração do óleo, da torta da castanha, do suco concentrado e da fibra até o preparo do xarope e da mistura, o resfriamento e o corte.

Pesquisar este blog