Selecione o dia...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Pesquisa revela que brasileiro lê, em média, quatro livros por ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221185.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora. É o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada ontem (28/03/12) pelo Instituto Pró-Livro. O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios. Em 2008, o instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.

Deputados cobram do governo federal mais recursos para o seguro rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221183.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Deputados cobraram ONTEM (28/03/12) uma resposta do Executivo com relação à falta de recursos para o seguro rural, durante audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Neste ano, o governo federal destinou cerca de R$ 174 milhões para o seguro rural, uma redução superior a 30% em relação ao ano passado, quando esse valor chegou a R$ 253 milhões.

Qualidade dos cafés de Minas Gerais será avaliada em concurso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221181.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, vai anunciar hoje (29/03/12), às 16 horas, em Belo Horizonte, a realização do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. A reunião contará com a participação de representantes das instituições vinculadas à Secretaria, entidades que congregam os produtores, universidades e órgãos de pesquisa parceiros na realização do concurso.

Estudos do IAC ajudam a verificar que vírus do tomate também ataca a batata

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221177.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Transmitido pela mosca branca, inseto de difícil controle químico, o Crinivirus (Tomato chlorosis vírus - ToCV) já é velho conhecido dos agricultores de tomate. Em 2011, pesquisas com a participação do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), constataram que o vírus está atacando também os batatais do país. Além da redução na produtividade, que pode variar de 20% até mais de 50%, o vírus afeta também o uso da produção como batata-semente certificada, ou seja, de alta sanidade e livre de doenças. Em junho de 2012, o IAC completa 125 anos de ininterrupta pesquisa agrícola.

Ver TV é atividade preferida no tempo livre, leitura fica em sétimo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221186.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O índice de brasileiros que prefere ler no seu tempo livre caiu de 36% entre 2007 para 28% em 2011. É o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada ontem (28/03/12) pelo Instituto Pró-Livro. O estudo tem como objetivo identificar os hábitos e as preferências dos leitores brasileiros. Assistir televisão continua sendo a atividade preferida e foi escolhida por 85% dos entrevistados. Em seguida aparecem escutar música ou rádio (52%), descansar (51%) e reunir-se com amigos e a família (44%). Cada entrevistado escolheu até cinco opções.

Ministro e empresários preparam plano estratégico na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221184.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O alinhamento das ações promovidas entre o setor privado e o governo foi a pauta da reunião realizada ontem (28/03/12), entre representantes do setor agrícola e a delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na embaixada brasileira em Londres, Inglaterra. A estratégia para a atuação no mercado europeu e a antecipação de ações futuras sobre a entrada em vigor do Código Florestal brasileiro, em discussão no Congresso Nacional, predominou na articulação do ministro Mendes Ribeiro Filho com as 16 lideranças empresariais, adidos e representação consular presentes no encontro.

Jovem rural ganha autonomia para realizar projetos próprios com ações do MDA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221182.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Terra para produzir e uma linha de crédito especialmente formulada para quem tem ideias e projetos inovadores na cabeça são os instrumentos que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem colocado à disposição da juventude rural: já são quase 32 mil jovens beneficiados por meio do programa Nossa Primeira Terra e que podem acessar o Pronaf Jovem, linha de financiamento que oferece 10 anos para pagamento com juros de 1% ao ano para os jovens agricultores familiares entre 16 e 29 anos.

Ciência Hoje On-line analisa os novos rumos da educação a distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221180.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com um número de matrículas cada vez maior, essa modalidade de ensino requer o aumento da interatividade entre professores e alunos, além de oficinas de capacitação para facilitar o acesso às tecnologias disponíveis.

Raios ascendentes são registrados pela primeira vez no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221179.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um tipo de raio que, em vez de descer das nuvens e atingir o solo - como ocorre com a maioria das descargas atmosféricas -, parte de algo na superfície e se propaga em direção à nuvem começou a chamar a atenção nos últimos anos em países como os Estados Unidos e o Japão, em função dos prejuízos que pode causar para o funcionamento de estruturas altas, como geradores de energia eólica.

Em comemoração dos 50 anos de fundação, Agrale lança no website

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221178.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agrale S/A, fabricante nacional de tratores, caminhões, chassis para ônibus, utilitários e motores, lança o seu novo website em comemoração dos 50 anos de fundação. Com visual moderno e atrativo, o portal permite navegação mais rápida, dinâmica, maior interação com as redes sociais e pode ser acessado por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Pesquisar este blog