Selecione o dia...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Regras para pesquisa com biodiversidade podem mudar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220875.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Três projetos de lei que alteram as regras de acesso à biodiversidade para a pesquisa básica, de caráter acadêmico, e para a pesquisa com finalidade comercial tramitam no Congresso Nacional. Anteprojeto com teor semelhante está na Casa Civil da Presidência da República. Mas especialistas ouvidos pela Agência Brasil consideram as regras atuais, descritas na Medida Provisória (MP) 2186-16/2001, um empecilho para a realização de estudos e criação de produtos que tenham origem ou patrimônio genético.

Espécie desconhecida de mariposa ameaça produção de vinho na Itália

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220876.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma espécie desconhecida de mariposa preocupa produtores da região vinícola do norte da Itália, segundo pesquisadores. Cientistas italianos descobriram a mariposa em 2006, mas não conseguiram identificá-la. O que eles sabem é que as lagartas que dão origem às mariposas atacam as folhas das videiras, devorando as partes mais comestíveis, destruindo as plantações.

McDonalds nos Estados Unidos age para eliminar o uso de celas de gestação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220871.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A rede McDonalds anunciou no mês de fevereiro de 2012 que vai exigir que seus fornecedores de carne suína dos Estados Unidos definam seus planos para a eliminação gradual do confinamento de porcas reprodutoras em celas de gestação, um movimento apoiado pela Humane Society of the United States e Humane Society International.

Webinar aborda otimização de ferramentas GIS para análise ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220867.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O MundoGEO, líder na realização de eventos e publicação de revistas e portais para o setor de geotecnologia na América Latina, e a Santiago & Cintra Consultoria, dedicada ao fornecimento de serviços de consultoria e soluções em tecnologia geoespacial e da informação, estão promovendo um seminário online técnico que abordará a otimização de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) para obter resultados mais eficazes em trabalhos relacionados ao meio ambiente. O evento online Detecção de Mudança Eficaz Utilizando Soluções Erdas Imagine e Imagens RapidEye acontece amanhã, 28 de fevereiro de 2012, às 11 horas, no horário de Brasília. Clique aqui para se inscrever gratuitamente.

Voto feminino completa 80 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220878.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Passadas oito décadas desde que as brasileiras conquistaram o direito de votar, integrantes da bancada feminina da Câmara dos Deputados ainda cobram uma maior participação das mulheres na política. O assunto voltará à tona neste ano, em razão das eleições municipais, e será também um dos temas a serem discutidos na Casa no próximo Dia Internacional da Mulher (8 de março de 2012). O lema deste ano será 80 anos da Conquista do Voto Feminino - Mulher no Poder.

Projeto amplia isenção de ITR para área rural atingida por calamidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220877.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3083/12, que altera regra sobre o desconto no valor do Imposto Territorial Rural (ITR) para propriedade atingida por calamidade pública que resulte em perda de safra ou em destruição de pastagens. Atualmente, a lei do ITR (9.393/96) não define a data para o início da incidência desse desconto. A Receita Federal, no entanto, tem considerado sua validade a partir da data de publicação do decreto oficial de calamidade pública. O projeto permite que o desconto seja aplicado para período anterior ao decreto.

Pesquisa conclui que quantidade de raios aumentará nos próximos anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220873.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A incidência de tempestades e descargas elétricas tem aumentado no Brasil nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), núcleo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgada em dezembro de 2011, a incidência de raios cresceu em média 11% nas cidades com mais de 200 mil habitantes entre os anos de 2009 e 2010. Nas cidades com uma população abaixo desse número, o aumento da incidência de raios foi de 5%. Somente na capital paulista, o número atual de descargas elétricas, uma média de 14 raios por km², excede em 60% a quantidade registrada há 60 anos. De acordo com dados de satélites do Elat, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de descargas elétricas, com 57,8 milhões de ocorrências por ano.

Mamona é "Ouro Verde" para agricultores familiares do semiárido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220872.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A comunidade de Tombador de Cima, localizada a 32 quilômetros de Sento-Sé, região tradicional de produção de cebola na Bahia, há um ano também vem apostando na cultura da mamona. Isso se deve, dentre vários fatores, ao aumento do consumo de biodiesel no país, que utiliza o grão da oleaginosa como uma das principais matérias-prima para produção do combustível.

O potencial das espécies medicinais da Amazônia: o caso do sangue de dragão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220866.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Na Floresta Amazônica existe uma grande biodiversidade, na qual se encontram muitas plantas com propriedades medicinais, que são usadas por comunidades nativas no tratamento de várias doenças. Sangue de dragão, também conhecida como sangue de grado, sangue de drago e sangre de dragon é o nome dado a várias espécies arbóreas do gênero Croton, da mesma família da seringueira e mandioca (Euphorbiaceae), que produzem uma resina de cor avermelhada, semelhante a sangue, o que explica a origem de seu nome popular.

Embrapa promove curso para extensionistas da Panamazônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220865.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Um grupo de 30 técnicos extensionistas rurais de seis países da Panamazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) inicia hoje (27/02/12) o Curso Internacional de Capacitação em Sistemas de Tecnologia Agroflorestal. A cerimônia de abertura será às 9 horas, no Espaço Memória da Embrapa Amazônia Oriental.

Pesquisar este blog