Selecione o dia...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NASA contabiliza derretimento de 1400 quilômetros cúbicos do gelo no Ártico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216176.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pela primeira vez um estudo conseguiu quantificar o gelo oceânico perdido em virtude do aumento das temperaturas no Pólo Norte e o resultado é assombroso: 1400 quilômetros cúbicos desapareceram entre 1993 e 2009. O uso de satélites para monitorar o Ártico começou em 1979 e desde então foi percebido o desaparecimento contínuo do gelo flutuante chamado de "multiyear" (literalmente, "de vários anos"), ou seja, o gelo que atravessa várias temporadas.

"Legislação ambiental é inviável para agricultor", diz Aldo Rebelo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216172.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A votação decisiva da polêmica reforma do Código Florestal está na fila das pautas da Câmara dos Deputados que ficaram congeladas devido ao segundo turno da eleição presidencial. O surpreendente desempenho da senadora Marina Silva (PV-AC) na eleição para presidente deu novo fôlego e ânimo aos ambientalistas contrários às mudanças. Relator e principal líder do projeto que flexibiliza as normas ambientais brasileiras em nome da agricultura, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) espera resolver a questão ainda este ano.

Livro digital traz experiências bem-sucedidas em agronegócio e desenvolvimento rural sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216171.htm
[ ECONOMIA # LIVROS ] O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) apresenta, por meio do Centro de Referência do Agronegócio Região Sul (Ceragro), o livro Experiências Recentes Bem-Sucedidas no Brasil em Agronegócio e Desenvolvimento Rural Sustentável. No primeiro capítulo, o IICA mostra um quadro descritivo da evolução do agronegócio nos últimos 30 anos no Brasil, buscando entender apenas as causas aparentes desse desenvolvimento.

Brasil seco pede atenção é tema de capa da 14ª edição da Revista RIB

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216170.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil divulga a 14ª edição da Revista Cooperação Técnica RIB, que segue destacando as principais ações do Instituto no território brasileiro. E uma novidade: a partir dessa edição a Revista poderá ser foliada na tela do seu computador, por meio da ferramenta Flash. Para isso, clique aqui.

Mesmo sem consenso, legalização de terras em faixa de fronteira vai a voto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216175.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal deve votar após o feriado do dia 15 de novembro de 2010 proposta que trata da legalização definitiva de títulos de alienação ou de concessão de terras de domínio público dentro da faixa de fronteiras ou que, ultrapassando esse limite, estejam ainda nos contornos da chamada área de interesse para a segurança nacional. Pelo projeto, a União fica a obrigada a ratificar os títulos outorgados nessas áreas, sem a necessidade de requisição dos interessados, sendo suficiente prévia consulta ao Conselho de Defesa Nacional (CDN).

Projetos do "Escravo, nem pensar!" envolvem seis Estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216174.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estão sendo desenvolvidos em seis Estados brasileiros os projetos de conscientização e prevenção do trabalho escravo rural, apoiados pelo programa educacional "Escravo, nem pensar!", coordenado pela ONG Repórter Brasil. Com vistas à prevenção do trabalho escravo por meio da atuação em municípios com alto índice de aliciamento, o "Escravo, Nem Pensar!" forma professores e líderes para atuação nas salas de aula e nas comunidades.

Portal do Sebrae divulga ações nos Territórios da Cidadania

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216173.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O site Desenvolvimento Territorial, publicado no Portal Sebrae, ganhou uma nova página no dia 5 de novembro de 2010. Agora, as ações desenvolvidas pela instituição no âmbito do Programa Territórios da Cidadania ganharam um espaço exclusivo. Localizada no menu Políticas de Apoio, a página Territórios da Cidadania também oferece informações gerais sobre o programa, indica vídeos e links interessantes e disponibiliza um resumo de notícias sobre ações e resultados dos projetos publicadas em todas as regiões brasileiras.

IICA publica Informe Agronegócio nº 8

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216169.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil apresenta a 8ª edição do Informe Agronegócio, que traz artigos e o resumo de documentos técnicos sobre o estado da arte do agronegócio brasileiro e da região latinoamericana.

Concursos para professores em Santa Catarina e Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216147.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] As inscrições para participar do concurso público, edital 02/2010, para a disputa de 45 vagas de professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vão até o dia 25 de novembro. As vagas, para um regime de trabalho de 40 horas, são divididas em oito Centros da Udesc.

Levantamento do Elat mostra que raios já mataram 72 pessoas no Brasil em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/216168.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Levantamento preliminar feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que até a primeira semana de novembro 72 pessoas morreram no país atingidas por raios. Nos 12 meses de 2009, 131 pessoas foram mortas devido às descargas elétricas.

Pesquisar este blog