Selecione o dia...

sábado, 20 de março de 2010

Câmara dos Deputados aprova fundo para cobrir riscos do seguro rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213700.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 17, por 330 votos a 1, o substitutivo da Comissão de Finanças e Tributação para o Projeto de Lei Complementar 374/08, do Executivo, que autoriza a União a participar de um fundo destinado a oferecer cobertura suplementar aos riscos do seguro rural. O objetivo é facilitar o acesso dos agricultores ao seguro, já que haverá mais garantias para as seguradoras. A matéria ainda será votada pelo Senado.

Horticultores do Sul de Minas criam cooperativa para atender hipermercados de São Paulo e região

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213698.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para conquistar novos mercados e aumentar os lucros, um grupo de 31 horticultores do Sul de Minas resolveu apostar no cooperativismo. Em fevereiro, eles fundaram a Cooperativa de Hortifrutigranjeiros de Santa Rita de Caldas e Região (Cooperhort), iniciativa que favoreceu o fornecimento de produtos para dois hipermercados de São Paulo e o surgimento de propostas para novos contratos.

Manual de Bovinocultura de Leite será lançado em Congresso em Belo Horizonte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213697.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro Manual de bovinocultura de leite, publicação que reúne todos os aspectos necessários para se produzir leite no Brasil, será lançado durante o 11º Congresso Pan Americano do Leite, em Belo Horizonte (MG). O lançamento ocorrerá no próximo dia 23, às 14h, no Minascentro (auditório Topázio) e tem a coordenação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Senado tem condições de aprovar Fundo de Catástrofe ainda neste semestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213693.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse na noite do último dia 18 que a aprovação do Fundo de Catástrofe, ocorrida no dia 17, pela Câmara dos Deputados, deve ser ratificada pelo Senado Federal neste semestre. "O Senado tem condições de votar ainda este semestre, pois houve um debate exaustivo e os acordos já foram feitos."

CTNBio aprova liberação planejada de transgênicos no meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213702.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou na 131ª Reunião Plenária, realizada em Brasília (DF), 15 solicitações de liberação planejada no meio ambiente de milho resultante do cruzamento por meio de melhoramento genético clássico entre linhagens geneticamente modificadas, de milho geneticamente modificado resistente a insetos, de arroz geneticamente modificado para aumento de produtividade, de soja e de algodão geneticamente modificados.

Paraná ganha autonomia em fiscalização sanitária de produtos de origem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213705.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi assinada ontem (19/3) uma portaria que incluiu o Paraná no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). O Estado foi o primeiro a ser cadastrado no sistema e, com a inclusão, o órgão sanitário paranaense fica autorizado a fiscalizar e credenciar agroindústrias para vender produtos animais em outros mercados do País. Anteriormente, somente empresas submetidas ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) poderiam obter a autorização.

Câmara aprova acordo agropecuário entre o Mercosul e o Chile

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213701.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara aprovou nno último dia 18 três acordos internacionais, que tramitam como projetos de decreto legislativo. O primeiro deles (PDC 2073/09), proposto pela representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), formaliza a criação do Conselho Agropecuário do Sul. Esse conselho já funciona desde maio de 2003 e reúne ministros da Agricultura do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai (países integrantes do Mercosul), além do Chile e da Bolívia.

Agricultores familiares vão produzir girassol para biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213699.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está ampliando suas ações no Estado para o Projeto de Biocombustíveis da Petrobras. O projeto, executado em 70 municípios do Norte de Minas, parte do Vale do Jequitinhonha e Centro-Oeste, está sendo estendido agora para nove municípios do Sudoeste mineiro.

Sebrae-SP assina convênio com produtores e beneficiadores de borracha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213696.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Sebrae-SP assinou com a Associação Paulista dos Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) um convênio para melhoria dos processos e da gestão em 45 micro e pequenas propriedades rurais da região de São José do Rio Preto. Os produtores receberão a visita de consultores para identificar quais são as necessidades de cada um. A partir daí, serão sugeridas as mudanças necessárias para melhorar a gestão da propriedade, inclusive nas áreas de sanidade das seringueiras, bem como de plantio (espaçamento, adubação, entre outros) e colheita (sangria).

Fertilizante natural promete mais produtividade e menos danos à saúde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213695.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O francês Jean Anthelme Brillat-Savarin, em 1825, disse pela primeira vez a expressão "diga-me o que comes e eu te direi o que és". De lá para cá muita coisa mudou em relação aos alimentos e ao seu modo de produção. A maioria dos brasileiros ainda desconhece a origem dos alimentos, principalmente os in natura. Não sabe o tipo de fertilizante ou produto químico utilizados na produção.

Pesquisar este blog