Selecione o dia...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Protocolo Agroambiental: 171 usinas já aderiram até janeiro de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213308.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Nos últimos três anos, 171 usinas já assinaram o Protocolo Agroambiental, que estabelece uma série de compromissos e diretivas técnicas relacionadas às indústrias sucroenergéticas do Estado de São Paulo. De dezembro de 2009 a janeiro de 2010, o aumento da adesão foi de 7,55% com a inclusão de 12 usinas.

Estatuto do Produtor Rural será debatido hoje em audiência pública no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213306.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para analisar as questões relativas ao direito de propriedade no projeto do Estatuto do Produtor Rural, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal realiza hoje (9/2), a partir das 9h30, uma audiência pública.

Biotecnologia na agricultura é tema do novo Informe Agropecuário da Epamig

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213300.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A biotecnologia é uma ciência cada vez mais presente na vida das pessoas, com ênfase nas áreas da saúde e da agricultura. Com o objetivo de divulgar tecnologias e discutir ações para a melhor utilização da biotecnologia na agricultura, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) publica nova edição do Informe Agropecuário sobre este tema. Entre os assuntos abordados destacam-se a biossegurança, detecção de cultivares e produtos transgênicos, marcadores moleculares e aspectos da proteção legal.

A renda do cafeicultor brasileiro sob a lupa do 11º Agrocafé

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213297.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A baixa remuneração do cafeicultor, resultante de fatores diversos, como câmbio valorizado e preços achatados no mercado internacional, será um dos temas centrais do 11º Simpósio Nacional do Agronegócio Café - Agrocafé -, que este ano vem com o sugestivo título Café: um gigante na corda bamba. O simpósio acontecerá de 8 a 10 de março, no Hotel Pestana, em Salvador.

Representação pode votar criação de comitê veterinário do Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213307.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) se reúne amanhã (10/2) para votar dois acordos: o que cria o Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul; e o de Serviços Aéreos entre Brasil e Uruguai. Os parlamentares também votarão a proposta de calendário de atividades do Parlasul para o primeiro semestre de 2010.

Show Rural Coopavel 2010: Iapar mostra software para calcular aplicação de chorume nas lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213305.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresenta no Show Rural Coopavel 2010 um programa de computador que permite calcular a dosagem segura para aplicação de dejeto líquido de suínos ou de cama de aviário nas lavouras. O software faz essa determinação a partir de dados sobre teor de argila, profundidade do solo e declividade do terreno. É uma ferramenta que ainda está em fase final de desenvolvimento, e sua apresentação visa colher impressões de técnicos e produtores sobre o produto.

Exposição vai exibir diversidade e qualidade da uva da Serra Gaúcha

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213303.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Exposição de Uvas da 28ª Festa Nacional da Uva e 22ª Feira Agroindustrial, que acontece de 18 de fevereiro a 7 de março, nos pavilhões da festa, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, terá a participação de 359 viticultores. A exposição será montada na entrada do Centro de Eventos, onde serão instaladas grandes vitrines de vidros para a mostra das uvas.

A ciência segundo a CTNBio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213298.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] Entre o final de 2009 e o início de 2010, é possível que o Brasil conquiste mais um (triste) título em termos de inovação: será o primeiro país do mundo a liberar o plantio comercial de uma variedade de arroz transgênico ? o LL62 da Bayer S/A. Caso venha a ser aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), o arroz da Bayer será o 19º Organismo Geneticamente Modificado (OGM) a ser cultivado comercialmente no país ? entre 2005 e final de 2009, a CTNBio dará carta branca ao plantio comercial de duas variedades de soja, dez variedades de milho e seis variedades de algodão ?, e manterá inalterado o fluxo das aprovações consecutivas de todos os OGMs apresentados à Comissão pelas multinacionais de biotecnologia.

Decisão do STF sobre o Funrural favorece associados da Aiba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213296.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais do Oeste da Bahia já comemoram a consagração da tese que defendem há 11 anos, através da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), de que o recolhimento da contribuição para o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) tendo como base a receita bruta gerada pela comercialização da produção de suas lavouras é inconstitucional. No último dia 3, o artigo 1º da lei 8.540/92 foi julgado inconstitucional em votação unânime no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em um recurso interposto pelo frigorífico sul-matogrossense Mataboi S/A e uma subsidiária deste. O precedente valida todos os casos que estão em juízo e se estende a todos os que derem entrada a partir de então.

PUC do RS Virtual oferece especialização em Gestão Empresarial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213295.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A PUCRS Virtual está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Gestão Empresarial. A atividade, realizada na modalidade à distância, é voltada para profissionais com formação superior, que atuam, ou desejam atuar, em atividades de gestão, exercendo funções gerenciais e/ou executivas, em organizações públicas ou privadas.

Pesquisar este blog