Selecione o dia...

sábado, 5 de maio de 2012

Pesquisa diz que brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221559.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo os pesquisadores, que ouviram mais de 2 mil entrevistados com 16 anos ou mais, o índice de pessoas preocupadas com o assunto passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011. Para mais da metade dos entrevistados, o problema mais grave é o desmatamento, seguido pela poluição das águas e pelas mudanças climáticas.

Estudo mostra que produtividade agrícola brasileira cresce mais que a mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221557.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ampliação do crédito rural, incentivo à exportação e à pesquisa são apontados como fatores que impactaram positivamente o crescimento da agricultura brasileira nos últimos 30 anos, especialmente com o aumento da produtividade. Enquanto no Brasil a produtividade da agricultura cresce a taxa média de 3,56% ao ano, no mundo, essa taxa decresce. É o que aponta estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Cientistas brasileiros desvendam o genoma do Zebu Leiteiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221553.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Menos de três anos após a divulgação do mapeamento do genoma bovino, realizado pela comunidade científica internacional, o Brasil apresenta os primeiros resultados do sequenciamento do genoma de animais de raças zebuínas para leite (Gir Leiteiro e Guzerá). O anúncio foi feito no dia quatro de maio, em Uberaba (MG), durante a Expozebu 2012 - uma das maiores exposições pecuárias do mundo.

Marina Silva pede: "Veta tudo, Dilma"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221551.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em sua coluna ao jornal Folha de São Paulo, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu que a presidente Dilma Rousseff vete todas as alterações propostas para o Código Florestal. O texto aprovado na Câmara dos Deputados, no dia 23 de abril de 2012, permite ampliar o desmatamento no Brasil. "Algo está muito errado quando a maioria dos parlamentares, na contramão da vontade da maioria da sociedade, prefere um modelo de desenvolvimento que, em razão do lucro rápido, compromete o futuro do próprio país", diz Marina.

Bolsas de pós-graduação serão reajustadas em 10% a partir de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221558.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciaram o valor do reajuste das bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pelas duas agências. ontem (04/05/12), durante o 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos, em São Paulo, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, informou que o aumento será dado em duas parcelas. O primeiro reajuste será de10% a ser pago a partir de julho.

Audiência debaterá legislação sobre acesso a recursos genéticos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221556.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública para debater a necessidade de uma nova legislação sobre o acesso a recursos genéticos. A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Henrique Afonso (PV-AC).

São Paulo pode aumentar em mais de 10 vezes a produção de peixes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221555.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] São Paulo tem potencial para produzir 600 mil toneladas de peixes de água doce por ano apenas em represas de hidrelétricas (cerca de um milhão de hectares ou um quinto das represas de hidrelétricas de todo o Brasil). Atualmente, o Estado produz apenas 45 mil toneladas de peixes na aquicultura, por causa da impossibilidade de se conseguir a licença ambiental, diz o pesquisador João Donato Scorvo Filho, do Polo Leste Paulista/Apta Regional, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). Desse total, cerca de 80% são peixes produzidos nas represas das hidrelétricas, porém de forma "ilegal".

FuturaGene inicia quarto plantio experimental de eucalipto modificado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221554.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A FuturaGene, líder mundial no melhoramento da produtividade e sustentabilidade de florestas plantadas para os mercados de celulose, bioenergia e biocombustíveis, recebeu aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para iniciar seu quarto experimento de campo com plantações de eucalipto geneticamente modificado no Brasil. O plantio está previsto para o final do mês de maio de 2012 na região central do Estado de São Paulo.

Embrapa divulga o Delta Diet: Guia de Identificação da Dieta de Herbívoros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221552.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Delta Diet é um guia prático ilustrado para identificação da dieta de herbívoros e animais que consomem plantas a partir da leitura de lâminas fecais, sendo de grande importância na avaliação do uso dos recursos forrageiros não somente para os produtores rurais e técnicos que trabalham com pecuária, como também para os cientistas que trabalham com dieta e manejo de animais domésticos e silvestres da região.

Salinidade do mar indica alteração dos ciclos hidrológicos pelas mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/221550.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os níveis de salinidade do mar vêm sendo modificados pelas mudanças climáticas, segundo revelou um estudo australiano, publicada pela revista Science. A pesquisa analisou dados dos oceanos entre 1950 a 2000 e concluiu que as mudanças climáticas têm acelerado o ciclo hidrológico. A salinidade é indicativa de mudanças no ciclo de chuva e evaporação. Uma das autoras, Susan Wijffels, afirmou que o nosso ciclo hidrológico se intensificou significativamente nos últimos anos e que é possível que o mesmo fenômenos esteja ocorrendo na terra.

Pesquisar este blog