Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Vencedores do Prêmio Finep 2013 valorizam inovação em tecnologia e desenvolvimento sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227482.htm
[ TECNOLOGIA ] Após desenvolver soluções nas tecnologias da comunicação e da informação por 37 anos, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) recebeu pela primeira vez, no dia 4 de dezembro, o Prêmio Finep de Inovação 2013. O órgão foi agraciado na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia e recebeu R$ 200 mil pelo projeto que desenvolve.

O século da água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227478.htm
[ ECONOMIA ] o programa Horizontes, da TV Câmara, apresenta um panorama dos recursos hídricos no Brasil e no mundo. A importância estratégica da água contrasta com sua má distribuição. E, com as mudanças climáticas, as reservas podem estar ameaçadas.

Comissão aprova uso do FGTS para agricultor adquirir imóvel rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227477.htm
[ POLITICA ] A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 11 de dezembro de 2013, proposta que permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de imóvel rural destinado à exploração direta e pessoal pelo agricultor e sua família, com área máxima limitada ao tamanho da propriedade familiar.

De olho na lagarta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227476.htm
[ TECNOLOGIA ] Diante do aumento da incidência da - Helicoverpa Armigera - , que está causando enormes prejuízos nas lavouras brasileiras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) decidiu abrir espaço nos cursos que realiza em todo o Brasil para informar e ajudar os produtores rurais a defender a sua propriedade da praga. A lagarta é altamente destrutiva e pode atacar mais de 180 tipos de plantas.

Países amazônicos criam estratégias para enfrentar mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227484.htm
[ POLITICA ] Os países da região amazônica elaboram um programa de ações estratégicas para dar um manejo integrado e sustentável aos recursos hídricos que o rio Amazonas fornece e enfrentar, assim, os desafios das mudanças climáticas que os ameaçam, informou a entidade no dia 13 de dezembro de 2013.

Projeto Biomas detecta que Pantanal tem porções ricas em carbono

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227483.htm
[ TECNOLOGIA ] Uma equipe de pesquisadores do Projeto Biomas identificou teores expressivos de carbono em solos arenosos do Pantanal, no Estado de Mato Grosso do Sul. Os estudos estão sendo efetuados em três paisagens distintas do Pantanal da Nhecolândia, sendo duas na Fazenda Nhumirim (fazenda da Embrapa Pantanal) e a outra na fazenda Santo Expedito, a qual receberá, no ano de 2014, toda a experimentação com árvores nativas.

Mulheres avançam no poder na América Latina, rumo à

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227481.htm
[ POLITICA ] Será um feito inédito: quatro mulheres governando simultaneamente. Mas cabe a pergunta: será que a presença feminina representa maturidade política ou é uma brecha momentânea na tradicional hegemonia masculina - uma concessão tácita a uma mulher quando é conveniente? Em uma época de grande descrédito de políticos tradicionais, em geral homens, as mulheres surgem como uma nova fonte de esperança.

Produção biodinâmica ganha adeptos entre vinicultores franceses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227480.htm
[ TECNOLOGIA ] A colheita da uva está prestes a começar no vinhedo de Bernard Duseigneur, em Saint-Laurent-les-Arbres, no coração da região de Côte-du-Rhône, na França. O ex-banqueiro londrino, que retomou um negócio familiar, prova algumas uvas para verificar se elas já estão maduras. Além de provar as uvas, Duseigneur também consultou um calendário astrológico para verificar o melhor dia para a colheita. O agricultor faz parte de um crescente grupo de vinicultores que aplica técnicas "biodinâmicas" em vinhedos.

Pinheiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/227479.htm
[ ECONOMIA ] O programa Meio Ambiente por Inteiro está em clima de Natal. Você já decorou a sua árvore, a sua casa, sabe como fazer isso de forma barata e sustentável? Mas antes vamos falar do Pinheiro, afinal ele é um dos símbolos do Natal. E que árvore é essa? Ela tem madeira leve, casca grossa, cresce rápido, e é muita utilizada como matéria prima paraa produção de celulose usada na fabricação de papel.

Pesquisar este blog