Selecione o dia...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Brasil ganha na OMC direito de retaliar EUA por causa de subsídio ao algodão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211617.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil ganhou o direito de retaliar os Estados Unidos em até US$ 800 milhões, segundo cálculo do Ministério das Relações Exteriores, por causa dos subsídios dados pelo país a seus produtores de algodão. A autorização foi dada ontem (31/8) pela Organização Mundial do Comércio (OMC), com base em queixa feita pelo Brasil de que o governo norte-americano subsidiava a produção de algodão acima do permitido pelas regras do comércio internacional.

Fim de subsídio a algodão americano resultaria em alta de 20% dos preços

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211624.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O preço do algodão no mercado internacional pode aumentar até 20%, caso o governo dos Estados Unidos deixe de conceder subsídios a seus produtores. A avaliação é da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), cujo presidente, Haroldo Cunha, afirma que a alta da matéria-prima não seria integralmente repassada aos consumidores finais de produtos em que o algodão é empregado.

CNA e OCB alertam Lula: mudanças nos índices de produtividade vão desestruturar o setor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211621.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Se decidir aumentar os índices de produtividade do campo, o governo estará minando o setor agropecuário, responsável por 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB), 36,3% das exportações e 37% da força de trabalho do País. O alerta foi encaminhado ontem (31/8) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em ofício protocolado no Palácio do Planalto e dirigido ao Presidente da República.

Apenas 1% das universidades avaliadas obtém conceito máximo de qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211619.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Apenas 21 entre as 2 mil instituições de ensino superior avaliadas em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC) obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). O indicador, que foi divulgado pela primeira vez no ano passado, atribui notas às faculdades e universidades, levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com a pontuação, as instituições são classificadas em faixas que vão de 1 a 5.

Nova máquina é alternativa para o controle de plantas invasoras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211623.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A infestação de pastagens por plantas invasoras, que são rejeitadas pelos animais, é um problema mundial de extrema importância econômica. O uso racional de herbicidas aplicados de forma seletiva e sem a necessidade de pulverização pode representar um avanço no controle de determinadas plantas, sobretudo as que não apresentam resposta satisfatória a métodos tradicionais, como a roçada e o ajuste de lotação animal.

Exportação de miúdo bovino cresce e pecuarista quer participar dos lucros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211622.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ao contrário das exportações de carne congelada e in natura, que segundo levantamento feito pelo Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), teve um decréscimo de 65,62% com relação ao ano de 2008, as exportações de miúdos vão bem. "A crise e os embargos provocaram uma retração de 1,63% no mercado mundial de carne com relação ao ano de passado, e todo esse cenário levou o setor a buscar novos mercados. As indústrias se sentiram obrigadas a procurar novas alternativas e um intenso trabalho foi feito. Essa busca deu certo e as exportações de miúdo, por exemplo, cresceram de forma considerável", disse o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.

Federal de Lavras oferece 21 cursos de pós-graduação a distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211620.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Unidade de Gestão de Educação Continuada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está com inscrições abertas para 21 cursos de pós-graduações Lato Sensu. Os interessados devem realizar a candidatura até 16 de outubro. Os cursos têm início previsto para 30 de novembro, data de envio do primeiro material didático.

Internautas têm dificuldade de acessar blog lançado ontem pelo Planalto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211618.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Entrou no ar ontem (31/8) o Blog do Planalto, ferramenta que busca aproximar o presidente Luiz Inácio Lula das Silva dos internautas. Na estréia, o blog já traz textos sobre assuntos como o marco regulatório do pré-sal, que foi lançado ontem, e informações sobre gripe suína e visitas do presidente ao exterior.

Interconf discute gestão financeira e operacional para garantir retorno econômico aos confinamentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211590.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Gestão da crise econômica ? como o empresário que investiu no confinamento deve se portar diante do horizonte imprevisível da crise econômica?; Mudanças legais ? como o confinamento administra as questões ligadas às regras sanitárias e ambientais diante das exigências dos diversos países?; Gestão da Produção ? como dimensionar as dietas diante de incertezas de oferta e preços dos produtos? Essas são algumas das questões que serão respondidas em plenário por especialistas internacionais, durante a 2ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), promoção da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), entre 15 e 17 de Setembro, em Goiânia (GO).

Lula anuncia regras para exploração do petróleo do pré-sal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211616.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de dois anos da descoberta das reservas de petróleo na camada pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem (31/8) o marco regulatório para a exploração do petróleo na área, ou seja, quais serão as regras. Após mais de cinco horas de reunião com os governadores do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo, estados que concentram as maiores reservas de petróleo do pré-sal, Lula alterou o marco, acatando reinvidicações dos três governadores, que já haviam demonstrado resistência ao modelo proposto pelo governo federal.

Pesquisar este blog