Selecione o dia...

sábado, 13 de dezembro de 2008

Na ONU, ministro Celso Amorim volta a cobrar redução dos subsídios agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103519.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, voltou a cobrar ontem (12/12) a redução dos subsídios concedidos a agricultores dos países ricos. Em discurso na cerimônia comemorativa dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na representação da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, o chanceler brasileiro afirmou que a redução dos subsídios também é uma medida de direitos humanos.

Livraria Embrapa garante promoções de final de ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103517.htm
[ ECONOMIA # LIVROS ] Uma boa opção de compras e presentes acaba de ser lançada para quem não abre mão de uma boa leitura ou quer ampliar o acervo de referências bibliográficas. A Livraria Embrapa está com preços promocionais em suas publicações neste final de ano.

Novo decreto não retira multas e pode prejudicar dois milhões de propriedades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103516.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Apesar da ampliação, para 11 de dezembro de 2009, do prazo para os produtores rurais averbarem as áreas de Reserva Legal de suas propriedades, as modificações do Decreto 6686 atenderam a poucas reivindicações do setor e mantiveram as multas ilegais e expropriatórias impostas aos produtores rurais que praticaram infrações ambientais.

Asbraer lança medalha da extensão rural Jonas Pinheiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103513.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Como parte das comemorações da Semana da Extensão Rural realizado em Belo Horizonte, no dia 5 de dezembro, membros da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), lançaram a medalha mérito da Extensão Rural "Jonas Pinheiro". O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da Asbraer, José Silva fala que é a mais alta condecoração que a entidade criou para homenagear pessoas que contribuíram e lutaram pela extensão no Brasil.

Projeto Fruteiras do Cerrado apresenta resultados positivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103508.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Que tal um suco de murici? Um bolo feito do jatobá? Um pão de queijo, mas com sabor de pequi? Enfim, um café da manhã com sabor do cerrado. Foi nesse clima tropical e com esse sabor de frutos típicos do cerrado que convidados especiais foram recebidos no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro) num encontro onde foi feita uma avaliação do Projeto Fruteiras do Cerrado.

Pesquisa pioneira vai fornecer padrões de espécies nativas com potencial madeireiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103503.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os pesquisadores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Eliane Maria Forte Daltro, David da Silva e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vão desenvolver um projeto de pesquisa sobre os estudos de sementes, mudas e comportamento silviculturais de espécies florestais com potencial madeireiro, nos municípios de Sinop e Juína. O projeto é financiado pelo MT Floresta e Empaer no valor de R$ 1,3 milhão, para os próximos quatro anos. Serão estudadas 20 espécies nativas com potencial madeireiro.

Pesquisa avalia eficiência do leite de cabra pode reduzir riscos de doenças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103499.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Embrapa Caprinos (Sobral/CE) desenharam uma estratégia para aumentar o teor de ácido linoléico conjugado (CLA) no leite de cabra. As pesquisas mostram que esse ácido graxo, produzido naturalmente por ruminantes, pode ajudar a reduzir os índices de colesterol e glicose no sangue. A iniciativa faz parte do projeto Alimentos Funcionais da Embrapa cuja equipe de pesquisadores esteve no Rio de Janeiro até o último dia 11.

Cultivo de Eucalipto em Propriedades Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28569.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Plantar eucalipto significa produzir madeira para atender a propriedade rural, significa renda extra e, principalmente, aproveitamento de áreas relegadas a segundo plano na fazenda, contribuindo para o uso racional do solo. A presença de florestas de eucalipto resulta em menor pressão sobre as matas nativas, pois destas florestas pode-se obter madeira para moirões, postes, construções de casas e galpões, escoras na construção civil, produção de carvão vegetal, a obtenção de lenha e, ainda, para outros fins.

Cultivo de Cogumelo Medicinal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28568.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Cogumelo Agaricus blazei, também conhecido como himematsutake, cogumelo medicinal, cogumelo da vida e do sol, possui propriedades medicinais e sua comercialização depende da exportação (principalmente para o Japão). O cogumelo brasileiro, muito valorizado nesse mercado, deve valorizar-se ainda mais pela constatação de que as linhagens brasileiras (identificadas por Heinemann) são realmente diferentes das linhagens identificadas por Murrill (cogumelos da Flórida). Este é o motivo de nomeá-lo como Agaricus blazei (Murrill) ss. Heinemann ou, propor uma nova espécie Agaricus brasiliensis (Wasser et al.).

Pesquisar este blog