Selecione o dia...

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Equipamento desenvolvido pela Embrapa poderá testar qualidade de alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226227.htm
[ TECNOLOGIA ] A tecnologia de ressonância magnética que permite o diagnóstico de diversos tipos de traumas e doenças também já possibilita identificar a quantidade de açúcar em uma fruta ou se um alimento, como o leite, foi adulterado. A partir da inovação, o consumidor poderá saber se uma fruta está doce ou azeda sem precisar experimentar o produto antes de levar para casa.

SFB lança I Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226225.htm
[ CONCURSOS ] Estão abertas as inscrições para o I Prêmio Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em Estudos de Economia e Mercado Florestal - clique aqui para acessar. O objetivo é estimular a realização de estudos que tratem da produção sustentável no Brasil, seus desafios e perspectivas socieconômicas e ambientais. "Os trabalhos servirão não apenas para qualificar o debate econômico no setor florestal, mas também para dotar o SFB com uma carteira de estudos que poderão ser aplicados diretamente pelo órgão no seu processo de tomada de decisão"," afirma o gerente-executivo de Planejamento Florestal do SFB, André Andrade.

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Sisutec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226220.htm
[ CURSOS ] Terminam hoje (12/08/13) as inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14, com matrículas nos dias 15 e 16. O sistema vai selecionar candidatos para 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos. A seleção dos alunos será feita de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa seleção será usada a nota do Enem 2012.

Roberto Rodrigues assume presidência da Academia Nacional de Agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226219.htm
[ POLITICA ] Transformar a Academia Nacional de Agricultura em um "chapéu pensador do agronegócio brasileiro" é uma das metas do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que assume a presidência da instituição no dia 15 de agosto de 2013. Em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, Rodrigues pretende discutir os temas relevantes do setor, "mas não mais na linha do diagnóstico".

Conheça o processo de produção do etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226218.htm
[ ECONOMIA ] O etanol transformou o Brasil no maior produtor do produto no mundo. A reportagem irá mostrar o processo de produção, desde a moagem da cana-de-açucar até o produto finalizado. Assista a reportagem dado programa Notícias do Campo.

Cientistas argentinos conseguem estender em 50% vida útil de morangos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226226.htm
[ TECNOLOGIA ] Cientistas argentinos conseguiram estender em 50% a vida útil dos morangos ao tratá-los com um conservante natural que desenvolveram a partir da carapaça dos camarões, informaram no dia 5 de agosto de 2013 os responsáveis pela pesquisa à Agência EFE. O sabor, a umidade, a vitamina C e demais características dos morangos podem durar até 50% mais graças a um conservante natural desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti) da província de Buenos Aires.

Nutricionistas da Itália querem resgatar dieta mediterrânea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226224.htm
[ TECNOLOGIA ] País ostenta fama de excelente cozinha, tanto em termos de sabor quanto de saúde. Mas estilo de vida moderno força italianos a abrir mão de suas tradições alimentares. E já são campeões europeus de obesidade infantil. Há anos a dieta mediterrânea é considerada um modelo de nutrição saudável. Ela é rica em azeite de oliva, leguminosas e verduras, frutas e nozes, fibras e carboidratos não refinados, além de uma quantidade moderada de peixe e vinho, poucos laticínios e um mínimo de carne vermelha ou de aves.

Queijo Minas artesanal já está disponível para consumidores de todo o Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226223.htm
[ ECONOMIA ] O queijo artesanal, produto típico de Minas Gerais, vem ganhando cada vez mais mercados por todo o país. Com a implementação dos Centros de Qualidade do Queijo Minas Artesanal -- projeto desenvolvido pela Empresa de Assistencia Tecnica e Extensao Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) --, os agricultores familiares mineiros podem, agora, comercializar o produto para todo o país, respaldados, ainda, pela criteriosa inspeção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Não há direitos humanos em favelas e tribos indígenas do Brasil, diz Anistia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226222.htm
[ POLITICA ] Após uma semana de encontros no Brasil, o secretário-geral da ONG Anistia Internacional, Salil Shetty, cobrou o fim da impunidade policial e um maior consistência na proteção aos direitos humanos, afirmando que tanto favelas do Rio quanto comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul parecem ser "zonas francas de direitos humanos". "É como se essas pessoas não estivessem no Brasil. Lá valem regras diferentes. Elas vivem em zonas de guerra, e todos os direitos humanos estão suspensos", disse o indiano.

Valor da produção agrícola deve crescer 10,8% em 2013

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/226221.htm
[ ECONOMIA ] A última atualização do Valor Bruto da Produção (VBP) para 2013 prevê crescimento de 10,8% em relação ao ano passado, com um valor estimado de R$ 275,89 bilhões. O estudo foi divulgado no dia 9 de agosto, pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pesquisar este blog