Selecione o dia...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

No Alto da Serra estréia no Canal Rural abrindo espaço a cultura sertaneja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103515.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Causos e prosas, entrevista com artistas renomados, novos talentos, compositores e o preparo de receitas práticas e variadas da culinária caipira e regional são alguns dos temas do novo programa do Canal Rural, que estréia no dia 15 de dezembro, às 16h30, com uma hora de duração. No Alto da Serra surgiu há oito anos com a idéia de promover a cultura sertaneja e cabocla de todo o Brasil, e chega ao Canal Rural para ampliar o espaço dedicado ao tema em sua grade.

Projetos "Semeadora de Fita" e "Carneiro Hidráulico" vencem Prêmio Jovem Inovador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103514.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Canal Rural e a Massey Ferguson divulgaram no dia 10 de dezembro, os dois vencedores do Prêmio Jovem Inovador. Em sua primeira edição, o concurso recebeu mais de 80 projetos de estudantes de escolas técnicas e cursos superiores de todo o Brasil e revelou iniciativas que propõem soluções e alternativas para as áreas rurais brasileiras. O anúncio foi feito ao vivo durante o programa Pergunta Brasil, com presença dos oito finalistas.

Presidente da Abef participa de inauguração de nova unidade da Pif Paf Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103512.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra, participou no último dia 10/12 do evento de inauguração da nova unidade de uma empresa associada, a Pif Paf Alimentos, em Palmeiras de Goiás (GO).

2º Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103511.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 2º Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas será realizado de 31 de março a 3 de abril de 2009 em Búzios (RJ). Os resumos de trabalhos devem ser enviados até 15 de dezembro.

Sensibilidade profunda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103510.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Descobertas realizadas por um grupo de pesquisadores norte-americanos mostram que a composição química dos oceanos é menos estável e mais facilmente afetada pelas alterações climáticas do que se acreditava.

Emeter de Goiás realiza leilão público no próximo dia 15

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103507.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Emater-GO, em liquidação, estará realizando leilão público de diversos bens, incluindo tratores, implementos agrícolas, veículos, terrenos, equipamentos de informática e outros móveis, no próximo dia 15 de dezembro, a partir das 13h30, no Auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro), em Goiânia.

Outras informações poderão ser obtidas no edital completo, nos sites da Seagro, Luciano Bonfim Leilões ou ainda clicando aqui para acessar o edital (462 Kb), ou pelos telefones: (62) 3201-4065 ou (62) 3201-4084.

Entre os produtos que serão leiloados estão: máquina de calcular elétrica, armário de madeira, cadeira giratória, arquivo de aço, computadores, fotocopiadora, tela de projeção, tratores, dentre outros.

Câmara Setorial do Leite de Goiás promove última reunião do ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103506.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Três temas foram colocados para a discussão na terceira e última reunião da Câmara Setorial do Leite, realizada ontem (11/12): a questão tributária, o cadastro de produtores e o marketing do leite. A reunião foi presidida pelo representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Lauro Sampaio de Oliveira, uma vez que o presidente da Câmara, secretário da Agricultura de Goiás Paulo Martins, participava de um encontro no Nordeste. Ele foi representado pelo Superintendente de Programas da Seagro, Juscelino Borges Carneiro.

Seagro planeja calendário agrícola 2009

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103505.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro), com o intuito de organizar os principais eventos agropecuários de 2009 e montar o calendário anual agrícola do próximo ano, bem como o planejamento das ações que serão implementadas em prol do agronegócio, solicita aos prefeitos e presidentes dos Sindicatos Rurais dos municípios do Estado que enviem informações a respeito da programação de eventos de 2009.

Mantega anuncia criação de mais duas alíquotas do Imposto de Renda

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103504.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem (11/12), a criação de duas novas alíquotas de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para aliviar a carga tributária em R$ 4,9 bilhões em 2009. É uma medida para estimular o consumo da população com renda mais baixa.

Decreto estende até 11 de dezembro de 2009 prazo para averbação de Reserva Legal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103502.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi publicado ontem (11/12) no Diário Oficial da União o Decreto 6686, que altera dispositivos do Decreto 6514, publicado em julho a pretexto de regulamentar a Lei de Crimes Ambientais (9605/98). Pelo novo texto, fica estendido até 11 de dezembro de 2009 o prazo para produtores rurais averbarem as áreas de Reserva Legal de suas propriedades.

Governo determina que Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil baixem juros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103501.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A nova estratégia do governo para manter os investimentos e ampliar os créditos será a redução dos juros dos empréstimos concedidos pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito ontem (11/12), no Rio, pela chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Dilma Rousseff.

Cientistas publicam livro sobre colheita e beneficiamento de frutas e hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103500.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Editado tecnicamente pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária e professor credenciado na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp, Marcos David Ferreira, o livro Colheita e Beneficiamento de Frutas e Hortaliças, dirigido a técnicos e produtores, tem como principal proposta levar conhecimento e tecnologias sobre a qualidade do produto, desde a colheita até a embalagem. A publicação mostra em suas 144 páginas o esforço de cientistas de renomadas instituições em somar competências para que o setor no Brasil ocupe lugar de destaque no cenário nacional e internacional tendo como base a produção sustentável.

Carta defende agroecologia no Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103498.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Carta Agroecológica de Mato Grosso do Sul será publicada nos próximos dias na Revista Brasileira de Agroecologia, no site da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e no site do 2º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul. O documento, com 33 itens, defende a prática agroecológica no Estado e define ações de incentivo ao sistema.

Embrapa detecta foco de ferrugem da soja em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103497.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O primeiro foco de ferrugem asiática de Rondônia, na safra 2008/09, foi confirmado no dia 8 de dezembro, em Vilhena, município localizado no Cone Sul do estado. A confirmação foi feita por meio de análise realizada no laboratório do Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena, instalado em parceria com a Embrapa Soja, ambas integrantes do Consórcio Antiferrugem. No Estado, além do laboratório no da Embrapa no Campo Experimental de Vilhena também são credenciadas a RuralSul e a Faculdade da Amazônia, localizadas naquele município.

Dia de Campo na TV mostra potencial do nim para controle da lagarta-do-cartucho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103495.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV desta semana falará sobre o Uso do nim para controle da lagarta-do-cartucho do milho. O programa será exibido hoje, 12 de dezembro, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h, com reapresentação no dia 14, às 8h pela Canal NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo, internet ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília ? DF), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pesquisar este blog