Selecione o dia...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Pesquisa constata que ecossistema da caatinga perdeu 60% de sua área

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100639.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Por dois anos, 47 pesquisadores e técnicos de 10 instituições nordestinas analisaram 54 imagens de satélite. Depois, partiram para verificar no Semi-Árido quanto resta da caatinga. O resultado, apresentado agora, são 48 mapas de vegetação, um banco de dados e a triste constatação de que o ecossistema perdeu 59,44% de sua área.

Câmara dos Deputados rejeita proposta de advertência em embalagem de agrotóxico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100637.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou no último dia 16 o Projeto de Lei 1965/03, do deputado Edson Duarte (PV-BA), que obriga a divulgação, nas embalagens de agrotóxicos, de alertas ao usuário sobre o risco de intoxicação. O alerta, de acordo com o texto, deve utilizar imagens realistas, com montagens fotográficas caracterizando os possíveis prejuízos e conseqüências à saúde do homem. A votação seguiu o parecer do relator, deputado Dilceu Sperafico (PP-PR).

Embrapa coordena projeto para plantio de cana e produção de etanol na África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100636.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, intensifica a agenda da instituição na África. Ontem (20/4), além de inaugurar, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as novas instalações da Embrapa África (Acra-Gana), ele assinou um memorando de entendimento com a Constran S/A Construções e Comércio, para viabilizar projetos conjuntos nas áreas de monitoramento da produção de cana-de-açúcar em Gana.

Abimaq entra na Justiça para liberar cargas retidas pela greve de auditores fiscais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100634.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) entrou com um mandado de segurança coletivo na Justiça (18/4), com pedido de liminar, em nome das associadas, contra a retenção de cargas de importação e exportação por causa da greve dos auditores fiscais da Receita Federal. Os auditores estão em greve há um mês, exigindo equiparação salarial com os delegados da Polícia Federal e os procuradores federais.

Fast-food do cajueiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100640.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma pesquisa realizada na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) testou hambúrgueres à base de caju como alternativa para possibilitar o consumo fora do período de safra e aproveitar o excedente de produção. Os testes mostraram que os hambúrgueres feitos com caju apresentam menores teores de gordura quando comparados a produtos similares à base de soja e de carne, disponíveis no mercado. Além disso, o produto obteve boa avaliação no teste de aceitação sensorial.

Comissão de Agricultura da Cãmara aprova aumento de recursos para crédito rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100638.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 16 o Projeto de Lei 1901/07, do deputado Uldurico Pinto (PMN-BA), que aumenta de 25% para 35% o percentual que os bancos devem destinar ao crédito rural. Esse percentual é calculado sobre a média diária de depósitos a vista. A proposta foi aprovada com emenda da relatora, deputada Jusmari Oliveira (PR-BA), que exclui do texto a obrigatoriedade de que 40% desses recursos sejam destinados ao financiamento de lavouras para a produção de biodiesel.

Ministro anuncia para 2009 as obras de duplicação do Porto de Santos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100635.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As obras do complexo portuário Barnabé-Bagres, no Porto de Santos, devem começar no segundo semestre de 2009, informou o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito. De acordo com ele, a licitação para definir a empresa responsável pelo projeto deve ser feita no início do ano que vem.

Cultivo de Palmeira Real para Produção de Palmito

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28103.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Palmeira Real da Austrália é uma planta típica de clima tropical que vem sendo utilizada no Brasil com muito sucesso, na produção de palmito de excelente qualidade, em virtude do seu grande potencial produtivo e das facilidades de adaptação às nossas condições de solo e de clima. Neste curso constituídos de filmes, em DVD, e manuais interativos serão apresentados os seguintes assuntos: aspectos gerais da cultura; técnicas de coleta e preparação das sementes; processo de produção das mudas; técnicas de preparo do solo; técnicas de plantio da palmeira real; principais tratos culturais; etapas da colheita; e, técnicas de processamento do palmito.

Cultivo de Orquídeas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28102.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O cultivo de orquídeas tem despertado o interesse de muitas pessoas. É um hobby para uns e boa fonte de renda para outros. Trata-se de uma atividade rentável, propícia para pequenas áreas, utilizando sistema simples e pouco investimento. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos - vai mostrar, passo a passo, tudo o que você precisa saber para ter sucesso com as orquídeas; além de ensinar os segredos das técnicas da produção de plantas de qualidade; os aspectos botânicos; a classificação; como realizar a propagação das orquídeas; sua polinização e hibridação; as técnicas para se conseguir a flor perfeita; o plantio; como recuperar uma planta; e como controlar as principais pragas e doenças.

Pragas da Mangueira: monitoramento, nível de ação e controle

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27652.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A mangueira é uma das mais importantes frutíferas do Brasil, com um grande volume de exportação para a Europa e os Estados Unidos, sendo o Vale do São Francisco responsável por mais de 90% destas exportações. Para que a manga brasileira atinja o mercado mundial, é necessário que atenda as exigências impostas pelos importadores, o que implica na adoção de técnicas de produção e de manuseio adequadas.

Milheto: Tecnologias de Produção e Agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27651.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O milheto é um cereal ainda pouco conhecido no Brasil (o sexto mais importante mundialmente) mas vem se destacando nas áreas de cerrado como excelente opção para cobertura do solo e fonte de forragem, em regiões com risco de disponibilidade de água. O livro trata ainda da origem do milheto, melhoramento genético, como e onde plantar, pragas e doenças, os vários usos do milheto e perspectivas de seu cultivo no Brasil.

Pesquisar este blog