Selecione o dia...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Certificação deve envolver toda a cadeia produtiva do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100954.htm
[ POLITICA # EVENTOS ] A integração entre os setores da cadeia produtiva do agronegócio junto ao Governo e a entidades não-governamentais em busca de um consenso quanto a normas e critérios de certificação de produtos agropecuários e agroindustriais foi defendida no último dia 19 pela superintendente do Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares), Meire Ferreira, durante o seminário ?Os Impactos da Certificação para o Produtor Rural?, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Viagem experimental atesta viabilidade da hidrovia do Tocantins

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100957.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A barcaça, carregada com 102 toneladas de soja, que saiu do antigo Porto da Balsa, em Pedro Afonso, no último dia 16, chegou com sucesso ao Pátio Multimodal de Aguiarnópolis (TO)/Estreito (MA) no dia 19. A viagem experimental, que serviu para mostrar aos empreendedores a viabilidade comercial da Hidrovia do Rio Tocantins, teve um percurso de aproximadamente 400 km, saindo do cais da cidade de Pedro Afonso, a 304 km de Palmas, até Aguiarnópolis, a 488 km da capital.

Embrapa articula projetos de pesquisa internacionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100956.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No período de 5 a 9 de maio, o chefe adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes participou da reunião técnica da Plataforma Tecnológica Regional (PTR) em Agricultura Familiar do Procisur - Programa Cooperativo para el Desarrollo Tecnológico Agroalimentario y Agroindustrial del Cono Sur, realizada em Santiago, no Chile. No encontro, em que estiveram presentes representantes de institutos de pesquisa de seis países da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile), foram estabelecidos projetos e acordos bilaterais.

Frango mapeado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100949.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma tese de doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba (SP), possibilitou a identificação de duas novas regiões no genoma do frango que contêm genes associados a características de interesse para a indústria avícola.

Ferrugem Asiática: Sojicultores de São Gabriel do Oeste fazem campanha de prevenção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100973.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os produtores rurais do município de São Gabriel do Oeste, a 141 quilômetros de Campo Grande, já fazem campanha para divulgar o vazio sanitário. A preocupação justifica-se pelo prejuízo ocasionado pela ferrugem asiática na safra 2006/2007, quando os sojicultores dos municípios chegaram a acumular prejuízos de até 40% de produtividade.

Sindirações promove o 26º Curso de Implementação de Boas Práticas de Fabricação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100972.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) realiza, de 16 a 19 de junho, das 8h30 às 17h30, o 26º Curso de Implementação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Formação de Auditores Internos, em São Paulo. Os assuntos abordados no curso são atuais e de grande importância, em função das constantes mudanças do mercado consumidor e das exigências da Legislação.

Bellman inicia campanha 2008 que dará Quadriciclo 4x4

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100971.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Bellman Nutrição Animal deu início à promoção ?Acelere com Bellman?. Neste ano o cliente ganhador receberá um Quadriciclo Yamaha 4x4, importado do Japão. Em sua terceira edição - em anos anteriores foram sorteados a mula Jóia Rara Maab e um tronco-balança eletrônica Beckhauser - a Campanha concederá um cupom a cada 10 toneladas de produtos das linhas Lambisk e BellPeso faturados no período promocional, que se estende até 30 de setembro próximo. O sorteio acontece no dia 10 de outubro, na sede da Bellman, em Mirassol (SP).

Desenvolvimento da fruticultura no Norte de Minas depende de pacote de incentivos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100970.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O desenvolvimento da fruticultura no Norte de Minas depende de pesquisa tecnológica, linhas de crédito e desenvolvimento do associativismo. A atividade nessa região é deficiente nesses três aspectos indispensáveis, a julgar pelos depoimentos prestados por especialistas e autoridades aos deputados da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais durante audiência pública realizada na tarde do último dia 20.

Conselho Nacional do Café lança serviço SMS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100969.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Assessoria de Imprensa e Relações Institucionais do Conselho Nacional do Café (CNC) fechou parceria com a Revista Cafeicultura e acaba de lançar um serviço de SMS (torpedo/mensagem) disponibilizando, via celular, informações sobre a entidade e a cafeicultura brasileira como um todo. "Aos poucos, estamos avançando em nosso setor de comunicação para melhor informar os produtores de café do Brasil?, comentou o assessor Paulo André Colucci Kawasaki.



Segundo ele, essa iniciativa surge como forma de facilitar e dinamizar o acesso do cafeicultor à informação sobre os assuntos de seu interesse. ?Nos dias atuais, é imprescindível que o produtor seja bem informado e é exatamente esse o intuito do Conselho Nacional do Café. Vamos fazer a informação chegar ao nosso produtor para que ele possa gerenciar melhor sua atividade?, explicou.



O presidente do CNC, Gilson Ximenes, anotou que essa parceria certamente trará benefícios ao cafeicultor. ?O produtor terá ciência sobre o andar político da cafeicultura e de que forma o Conselho vem atuando em sua defesa; saberá como melhor trabalhar em suas lavouras de café; e também receberá, diariamente, as cotações do café nos mercados interno e externo?, argumentou.



Ximenes detalhou que para o recebimento de informações referentes a ?Conselho Nacional do Café?, ?Mercado e Cotações?, ?Comércio e Consumo? e à ?Meteorologia?, o produtor interessado deverá realizar um cadastro. ?Aquele que deseja receber as informações do CNC, por exemplo, deve enviar um SMS para o número 50015 com a mensagem de texto CNCAFE ?, explicou.



PARCERIA

Croácia quer importar carne suína brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100967.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Durante almoço realizado no último dia 20 com representantes do Grupo Parlamentar Brasil-Croácia, na capital Zagreb, o ministro croata da Agricultura elogiou a pujança da agropecuária brasileira e disse que o porto de Rijeka, naquele país, deve ser a entrada dos produtos brasileiros no mercado europeu. A visita ao porto está agendada para o dia 23.

Diretores de sindicatos rurais participam do 1º Congresso Florestal de MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100963.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Os sindicatos rurais do Estado são convidados do MS Florestal, o 1º Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul, que será realizado nos dias dois e três de junho no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. As diretorias dos 68 sindicatos rurais receberão dois convites para o Evento.

Saneamento em áreas rurais no Brasil não cresce há 16 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100960.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Apenas 37% da população brasileira que vive em áreas rurais tem acesso a saneamento básico. O número, de 2006, é exatamente o mesmo de 1990 e foi apresentado no relatório World Health Statistics 2008 (versão em inglês), da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o estudo, 58% dos habitantes de regiões rurais têm acesso a fontes de água potável. Já nas áreas urbanas, 84% têm acesso a saneamento básico e 97% a água potável.

BNDES avalia ampliar política industrial à atividade agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100959.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Durante visita à 27ª Feira Internacional da Mecânica, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho se reuniu reservadamente com empresários da área e representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e prometeu que vai avaliar a possibilidade de eliminar a taxa Flat, cobrada pelo banco estatal no momento da comercialização de um implemento agrícola, e elevar o prazo da linha de financiamento da instituição para maquinário agropecuário de cinco para dez anos - o Plano de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo, anunciado no dia 19, contempla apenas melhores condições de pagamento de máquinas vendidas para a indústria.

Lei reconhece cupuaçu como fruta brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100953.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O cupuaçu agora um é uma fruta legitimamente brasileira. É o que prevê a Lei nº 11.675, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada ontem (20), no Diário Oficial da União. A patente do cupuaçu era questionada pelo Brasil no exterior.

Embrapa Meio-Norte implanta microchips para identificação de caprinos e ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100938.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Meio-Norte, situada em Teresina (PI), deu início ao processo de identificação eletrônica de seus rebanhos de conservação de recursos genéticos. Foram implantados experimentalmente microchips eletrônicos em rebanhos de caprinos nativos em Castelo-PI e nos ovinos Santa Inês de Campo Maior-PI. O principal benefício esperado com a implantação desta tecnologia é resolver os problemas de identificação individual dos animais.

Enquanto o Veterinário Não Chega - Para Eqüinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28162.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O pessoal da fazenda precisa estar preparado para atuar em situações de emergência, até que o veterinário chegue e, também, saber auxiliar no acompanhamento de tratamentos prolongados. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos tem o objetivo de treinar o pessoal para atuar nestas circunstâncias e no atendimento a eqüinos. São abordados os seguintes assuntos: animal saudável x animal doente; estrutura para os primeiros socorros; lidando com situações de emergência; e, contato com o veterinário.

Enquanto o Veterinário Não Chega

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28161.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Muitas vezes, o seu animal é acometido por sintomas que você não consegue identificar e nem sabe como intervir para solucionar o problema. Como o pronto atendimento de um veterinário nem sempre é possível, é imprescindível que você saiba como proceder para solucionar problemas emergenciais enquanto espera pelo veterinário. Neste curso, constituído de filmes, em DVD, e manual interativo, você encontrará informações atualizadas sobre os problemas mais freqüentes que ocorrem na criação de bovinos, suas causas, sintomas e tratamento.

Cerrado: Adubação Verde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27712.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Cerrado representa um dos principais biomas brasileiros, não só devido à sua extensão, que é a segunda maior área, com 207 milhões de hectares, como também por sua enorme riqueza em espécies vegetais e por conter a nascente da maioria das grandes bacias hidrográficas brasileiras. O uso de plantas condicionadoras ou como adubos verdes, ou como cobertura, resulta em efeitos positivos às propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e, conseqüentemente, ao manejo sustentável dos agroecossistemas.

Coleção Plantar - Coqueiro (mudas)

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27711.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A muda de coco é um insumo básico de grande importância para a viabilidade econômica de um coqueiral. Para se obter uma boa muda de coqueiro é necessário considerar não apenas as características genéticas da semente, mas também, critérios mais específicos como a velocidade da germinação, o tamanho, a idade e o vigor da plântula. Elaborado em linguagem simples e direta, este pequeno livro é direcionado ao produtor familiar, trazendo as respostas que ele precisa saber para produzir com eficiência, segurança e qualidade.

Pesquisar este blog