Selecione o dia...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UFMG é segunda maior no Brasil em registro de patentes internacionais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213400.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a segunda maior responsável pelo registro de patentes brasileiras no mercado internacional em 2009, ficando atrás da empresa Whirlpool. Elas são as duas únicas representantes brasileiras entre as mil empresas e instituições que mais registraram patentes no mundo, no ano passado. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI). Em 2009, a UFMG registrou 20 pedidos e a Whirlpool, 31.

Dados florestais reunidos em livro estão disponíveis para download

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213399.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A área das florestas naturais, plantadas e de unidades de conservação, além de taxas de desmatamento e características dos biomas são algumas das informações reunidas no minilivro Florestas do Brasil em Resumo. A publicação, com quase 60 tabelas e 20 mapas, foi compilada pela equipe do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e está disponível para download no site do Serviço Florestal - www.florestal.gov.br, nas versões em português e inglês.

Países deveriam retomar discussão sobre uso do etanol no mundo, diz Ipea

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213394.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os países produtores de etanol devem retomar a qualquer momento as discussões sobre a viabilidade da cultura de cana-de-açúcar para a produção de álcool hidratado - em especial nos países da África Subsaariana, América Latina e do Caribe - e sua comercialização internacional.

Exportadores querem vender 30% mais de frutas para Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213393.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Há espaço para as frutas brasileiras no mercado europeu. É o que garante a gerente executiva do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Valeska de Oliveira, que trouxe importadores de Portugal para conhecer o setor, durante o carnaval. A expectativa é estimular, nos próximos dois anos, um crescimento de 30% nas exportações para a Europa.

Esgoto substitui adubo e aumenta produção de madeira de eucaliptos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213402.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O lodo de esgoto, em uma dose de 7,7 toneladas por hectare, aumenta em 8% o volume de madeira com casca no cultivo de eucalipto em relação ao uso somente de adubos minerais. Esse foi um dos principais resultados que a engenheira agrônoma Lúcia Pittol Firme constatou em sua tese de doutorado, que faz parte de um experimento realizado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

Minc diz que Lei do Clima e Fundo de Mudanças Climáticas são prioridades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213401.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse no último dia 15, que as prioridades para o último ano de mandato do presidente Lula, na sua área, são a regulamentação da Lei do Clima e a do Fundo de Mudanças Climáticas, criado no final do ano passado. Ele afirmou que não haverá descontinuidade nas políticas ambientais de governo e que não haverá impunidade para desmatadores e poluidores.

Produtores de cacau orgânico do Pará conhecerão tecnologia na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213398.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os produtores de cacau orgânico do Pará mostraram no último dia 12, na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), os produtos que vão expor na Biofach 2010, a maior feira de negócios do setor orgânico internacional, que acontece de 17 a 20 de fevereiro, na cidade de Nuremberg, Alemanha.

Rio Grande do Sul intensifica fiscalização de alimentos e produtos agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213397.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com foco na defesa da sanidade de frutas, madeira e flores, a fim de que sejam ofertados à população produtos de qualidade e com garantia de origem, o Departamento de Produção Vegetal (DPV), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul, segue atuando fortemente no controle e fiscalização dos produtos.

Secretaria de Agricultura de SP lança campanha para incentivar safra de milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213396.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) lançou a campanha Milho Safrinha 2010. O objetivo é levar informações sobre essa cultura aos produtores rurais por meio das Casas da Agricultura e de material enviado por mala direta. Além disso, a campanha quer incentivar a comercialização de sementes certificadas.

Conservação do solo e água será debatida em Teresina de 8 a 13 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213395.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Teresina vai sediar a XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, que acontecerá de 8 a 13 de agosto deste ano, no Rio Poty Hotel. O evento, cujo tema é Novos Caminhos para a Agricultura Conservacionista no Brasil, é uma realização da Embrapa Meio-Norte, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Governo do Piauí. A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) promove o encontro.

Pesquisar este blog