Selecione o dia...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sem empregos e educação, milhões ficam à margem de crescimento brasileiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220767.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao chegar de carro por uma estrada de terra arenosa, uma placa dá as boas-vindas a Assunção do Piauí, "a capital do feijão". Mas as letras desbotadas, quase apagadas, deixam claro que a principal atividade econômica local já viu melhores dias. Na pequena cidade, a 270 km de Teresina, as colheitas fracas estão fazendo muitos desistirem de plantar feijão. "Aqui é assim, a gente só trabalha no escuro. Num ano dá e no outro não dá", diz a dona de casa Francisca Pereira Moreno, mãe de cinco filhos.

Índice de Clima Econômico melhora e Brasil retorna à fase de "expansão"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220773.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Índice de Clima Econômico (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou aumento de 1,4 ponto de outubro do ano passado para janeiro deste ano no país. O ICE brasileiro em janeiro foi 6,2 pontos, ante os 4,8 pontos de outubro de 2011.

Pequenos agricultores estão cientes de riscos dos agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220765.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A maior parte dos pequenos agricultores que utiliza agrotóxicos em suas plantações tem consciência dos riscos causados pelo uso dos produtos, mas ainda assim negligencia o perigo que eles representam, segundo pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). O estudo trabalhou com a população rural do município de Bom Repouso, em Minas Gerais.

Morrem 5 crianças por minuto no mundo devido a má nutrição crônica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220764.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Relatório divulgado pela organização Salvem as Crianças (Save the Children) indica que 5 crianças morrem a cada minuto, em todo o mundo, vítimas de má nutrição crônica. Ainda de acordo com o relatório, 500 milhões de crianças correm o risco, nos próximos 15 anos, de adquirir sequelas permanentes em seus corpos e cérebros.

Atividade econômica brasileira avança 2,79% em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220774.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia brasileira cresceu 2,79% em 2011. É o que indica o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) divulgado ontem (16/02/12). Em dezembro, o índice atingiu 141,13 pontos, com crescimento de 0,57% em relação ao resultado de novembro, e registrou o terceiro mês seguido de expansão. Na comparação com dezembro de 2010, o IBC-Br teve alta de 1,71%.

STF declara constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220772.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou ontem (16/02/12) a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que valerá para as eleições deste ano. O placar final foi 7 votos a 4 para uma das principais inovações trazidas pela lei -- a inelegibilidade a partir de decisão por órgão colegiado. No entanto, como a lei traz várias inovações, o placar não foi o mesmo para todos os pontos que acabaram mantidos pela maioria.

Plantio do trigo sequeiro deve ser em fevereiro, diz Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220771.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), divulgou orientação aos produtores para o cultivo de trigo sequeiro. De acordo com a Embrapa, a semeadura da cultura em área superior a 800 metros de altitude deve ser em fevereiro. O planejamento deste tipo de plantio é necessário, pois se trata de um cultivo de alto risco, em função da distribuição irregular das chuvas durante o ciclo da cultura e da ocorrência de doenças como a brusone.

Epamig pesquisa produção de plantas medicinais para aplicação no SUS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220770.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de fevereiro de 2012, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) dá início à pesquisa sobre tecnologias de cultivo, colheita e secagem de 14 espécies que compõem o Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Primária à Saúde no Estado de Minas Gerais (Componente Verde da Rede Farmácia de Minas). O projeto prevê oportunidade de geração de renda para agricultores familiares de Minas Gerais e oferta de material vegetal de qualidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, visando à implantação da fitoterapia como opção terapêutica à população.

Regra sobre georreferenciamento para registro de imóvel rural pode mudar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220769.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3027/11, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que dispensa do georreferenciamento obrigatório o registro de imóvel rural arrematado ou cuja posse tenha sido obtida por sentença judicial (adjudicação).

Relator do Código Florestal poderá excluir restrição a pastagens em morros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220768.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator do projeto do novo Código Florestal (PL 1876/99) na Câmara dos Deputados, Paulo Piau (PMDB-MG), afirmou que vai pedir um parecer técnico sobre as restrições a pastagens em morros, previstas na versão do texto aprovado pelo Senado Federal. O assunto foi debatido no dia 14 de fevereiro de 2012, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), e foi motivo de reclamações de pecuaristas.

Sequenciamento do genoma do gado zebuíno leiteiro é destaque em evento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/220766.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A importância da genômica para a pecuária leiteira será o assunto da apresentação do pesquisador em bioinformática em melhoramento animal da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva, durante o 2º Workshop Internacional: Genômica Aplicada à Pecuária, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2012, em Araçatuba, São Paulo.

Pesquisar este blog