Selecione o dia...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Quase 60% das crianças trabalhadoras estão na agricultura, aponta FAO

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224490.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Quase 60% das crianças envolvidas em trabalho infantil estão na agricultura, um dos setores considerados mais perigosos. Além disso, há meninos e meninas a partir dos cinco anos trabalhando na atividade pastoril. Os dados fazem parte de relatório divulgado ontem (25/02/13), pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Intitulado Trabalho Infantil na Pecuária, o documento conclui que pouco se sabe sobre o envolvimento das crianças nessa atividade, em que a participação dos menores é comum cultural e tradicionalmente.

Livro de chocolate produzido pelo Sebrae concorre com os melhores do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224498.htm
[ LIVROS # LIVROS ] A mistura de uma paixão universal ao exotismo de frutas típicas do Brasil levou o país aos seis finalistas do concurso de Melhor Livro de Chocolate do Mundo 2012, promovido pela Gourmand World Cookbook Awards, na França. Estrelas de carambola ao chocolate, tapioca de chocolate, trufas de chocolate branco com ganash de pequi, bombom de cachaça com caju desidratado e chocolate com pinhão são algumas apostas do livro. A publicação em formato PDF está disponível para download gratuito no site do Sebrae - clique aqui para baixar (arquivo PDF - 7,7 Mb).

Monitoramento climático reduz em 42% o uso de agrotóxicos em lavouras de tomate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224496.htm
[ TECNOLOGIA # TECNOLOGIA ] Em quatro meses, o novo modelo de monitoramento climático da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), reduziu em 42% o uso de agrotóxicos em lavouras de tomate na Região Serrana, informou ontem (25/02/13) o presidente do órgão, Sílvio Galvão. Os equipamentos coletam informações sobre a quantidade de chuva, umidade relativa do ar e o tempo médio em que a vegetação permanece com água na superfície. A cada 15 minutos, os dados são processados e colocados à disposição dos agricultores na internet, explicou Galvão.

Instituto Chico Mendes aprova acordos de gestão para duas reservas extrativistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224495.htm
[ POLITICA # POLITICA ] O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou ontem (25/02/13) as regras de acordo de gestão para duas reserva extrativista (Resex) no Pará. Foram beneficiadas a Resex Terra Grande-Pracuúba, na Ilha de Marajó, nos municípios de Curralinho e São João da Boa Vista, e a Resex Arióca Pruanã, localizada no município de Oeiras. As portarias que aprovam os acordos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Com alta no mercado externo, preços da soja sobem no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224491.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Os preços da soja têm registrado alta no mercado brasileiro, influenciados pela forte elevação observada na Bolsa de Chicago, segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apesar da recente lentidão nos embarques, novas negociações foram fechadas em Paranaguá nos últimos dias.

Guia de Boas Práticas Agropecuárias ganha versão em português

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224499.htm
[ LIVROS # LIVROS ] Pesquisadores e técnicos da Embrapa Gado de Leite traduziram para o português o Guia de Boas Práticas Agropecuárias, voltado para a pecuária de leite. O documento, elaborado em 2011 pela FAO (órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e pela Federação Internacional do Leite (IDF, na sigla em Inglês), possuía apenas versões nos idiomas espanhol, russo, francês e chinês. A versão em português, com o título Guia de Boas Práticas na Pecuária de Leite, já está disponível nos sites da FAO e do IDF e também pode ser acessada no site da Embrapa Gado de Leite clicando aqui (arquivo ZIP/PDF).

Dez milhões de eleitores passam este ano pelo recadastramento biométrico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224497.htm
[ POLITICA # POLITICA ] Mais de 300 municípios de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, iniciam este ano o recadastramento biométrico de quase 10 milhões de eleitores, que votarão por esse sistema nas eleições de 2014. Além de Brasília, eleitores de oito capitais vão se recadastrar em 2013 pelo sistema biométrico: Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Palmas (TO), Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

Colheita de soja avança no Paraná e deve ser encerrada no final de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224494.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A colheita de soja no Paraná avançou 14% na última semana, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). No total, o Estado já colheu 30% dos 4,62 milhões de hectares plantados na safra 2012/2013, apontou levantamento da Scot Consultoria.

Preços no mercado de carne bovina têm queda de 5,5% em um mês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224493.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] d1361825872.jpgO mercado atacadista de carne bovina sem osso completou um mês em queda. No período a desvalorização acumulada é de 5,5%, em média, segundo dados da Scot Consultoria. O cenário atual deixa claro que é o consumo que não tem ajudado. A oferta está restrita, já que as indústrias encontram grandes dificuldades para comprar boiadas desde o início do ano e, mesmo assim, o mercado não encontra sustentação.

Mesmo com aumento da oferta, preços da mandioca seguem firmes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/224492.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] Após uma redução na última semana, a oferta de mandioca voltou a aumentar nas regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2013. A quantidade de raiz processada na indústria de fécula avançou no período, mas a ociosidade industrial continuou alta.

Pesquisar este blog