Selecione o dia...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Amorim afirma que restrição quantitativa à carne brasileira contraria normas da OMC

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99971.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem (18/2) que as restrições quantitativas em relação à carne do Brasil, feitas pela União Européia, contrariam as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo o ministro, essa posição já foi repassada ao comissário europeu de Comércio Exterior, Peter Mandelson, em uma conversa que tiveram no último dia 16.

Plantas do cerrado podem combater mastite em ovelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99968.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A alta incidência de mastite ? inflamação nas glândulas mamárias - em ovinos no Norte de Minas e a resistência dos animais a antibióticos convencionais motivaram o desenvolvimento de pesquisa, no Núcleo de Ciências Agrárias (NCA) da UFMG, em Montes Claros, com extratos de plantas medicinais do cerrado. O estudo vem testando, em laboratório, a atividade antimicrobiana de extratos de plantas como barbatimão, aroeira, pequi, alecrim-pimenta, carqueja e chá-do-rio, tendo o barbatimão apresentado os melhores resultados.

Exportação de carne para a UE é um desafio, afirma secretário da Agricultura de MG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99967.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A visita de uma missão da União Européia às fazendas brasileiras, a partir do final deste mês, para verificar a rastreabilidade do rebanho bovino, vai ser um desafio para o Brasil. A afirmação é do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues. ?Na última visita dos europeus ao país, no final de 2007, foram dados argumentos para que colocassem obstáculos à exportação da carne brasileira. Agora é preciso provar que o Brasil têm condições de vender para a União Européia, seguindo todas as exigências do bloco?.

Nova linha de apoio a empresas inovadoras deverá ser criada neste ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99972.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma nova linha de apoio a empresas inovadoras deverá ser criada ainda neste ano pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), informou à Agência Brasil o chefe do Departamento de Novos Negócios, Renato Marques. ?Nós trabalhamos para criar a nova linha de apoio a essas empresas com dinheiro da Finep, sob a forma de recursos não-reembolsáveis, ou seja, as empresas não terão que pagar o financiamento", disse.

Contramão climática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99975.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir de estudos sobre o papel dos raios cósmicos nos fenômenos atmosféricos e nas variações climáticas, um grupo internacional de cientistas passou a defender a tese de que o mundo passará, nos próximos anos, por um processo de resfriamento global, contradizendo frontalmente as conclusões do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês).

Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27980.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A avaliação da idade e o reconhecimento da pelagem de cavalos são importantes e necessários para registro em associações e para fazer a resenha dos animais quando nascem. Neste curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, você vai aprender, em detalhes, os seguintes assuntos: avaliação da idade de cavalos: fatores secundários para a avaliação; elementos principais ou internos para avaliação; prática do reconhecimento da idade, em arcadas dentárias e em animais vivos; técnica exata para examinar o animal; avaliação da idade de jumentos; pelagens de cavalos: classificação; pelagens simples e uniformes; pelagens simples com crinas escuras; pelagens compostas; pelagens conjugadas; particularidades gerais; particularidades especiais; marcas ou sinais; e, pelagens de jumentos: fatores que influenciam as pelagens.

Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27979.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Só é possível obter sucesso na criação de bovinos de corte quando o pecuarista detém profundo conhecimento sobre a avaliação dos animais. Este curso, constituído de filme, em DVD, e manual interativo, apresenta as técnicas de avaliação, mostrando as características a serem consideradas na hora de comprar ou selecionar os animais. Apresenta, em detalhes, o sistema de avaliação EPMURAS, desenvolvido por técnicos da ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Frutas do Brasil - Uva Processamento Pós-Colheita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27528.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta publicação da série Frutas do Brasil, concebida como fonte de orientação técnica sobre a tecnologia relativa às cadeias produtivas das principais espécies frutícolas de interesse econômico, reúne informações sobre mercado de uvas para processamento, sucos e vinhos, fatores de qualidade de vinho, maturação e colheita, processamento, elaboração de vinhos e ainda deterioração microbiológica do vinho e do suco de uva. São conhecimentos importantes e necessários para orientar as ações que permitam ao setor produtivo elevar os padrões de qualidade e competitividade da fruticultura brasileira ao patamar de excelência requerido pelos consumidores, tudo isso abordado em linguagem clara e objetiva e complementado com tabelas, gráficos e fotografias.

Arroz Irrigado no Sul do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27527.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O arroz é uma das mais importantes culturas produzidas no Brasil e o grande responsável por suprir a dieta básica da população com um considerável aporte de calorias, proteínas e sais minerais. Mas como as demais espécies cultivadas, o arroz irrigado necessita de contínuo e eficaz apoio da pesquisa para melhorar seu potencial produtivo. Cientes dessa realidade, os pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, ao longo dos anos, vêm trabalhando nessa direção, e o resultado é apresentado neste livro em abrangente e qualificada abordagem dos aspectos mais importantes nessa cultura.

Sebrae no Paraná lança Revista Soluções Sebrae

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99970.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Sebrae no Paraná lançou ontem, dia 18, a Revista Soluções Sebrae, uma publicação trimestral, com temas relacionados ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas. A primeira edição da Soluções Sebrae - A Revista da Pequena Empresa no Paraná traz matérias sobre agronegócio, vestuário, turismo e artesanato, construção civil, varejo e tecnologia da informação, setores da economia paranaense que concentram grande número de micro e pequenas empresas e que são prioridade no alinhamento estratégico do Sebrae no Paraná 2008-2010.

Crimes virtuais em debate na TV Câmara

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99969.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O aumento dos casos de crimes cometidos pela Internet é o tema do programa Expressão Nacional de hoje (19/2), ao vivo, às 22h. O tema será debatido com os seguintes convidados: deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara; deputado Colbert Martins (PMDB-BA), do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara; presidente da Associação Brasileira de Provedores Internet (Abranet), Eduardo Parajo; e o delegado da Polícia Federal Adalton de Almeida Martins, da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos.

Ausência governamental facilita destruição do Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99973.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Rio Verde, no sudoeste de Goiás, é o maior produtor de soja do estado, que teve sua produção triplicada na última década. O aumento ocorreu principalmente devido aos bons preços no mercado internacional e ao desenvolvimento tecnológico relacionado à produção, permitindo o plantio da cultura no Centro-Oeste brasileiro. Contudo, este desenvolvimento causa perdas ambientais, mas apenas a consciência dos agricultores sobre este problema não é suficiente para amenizar o impacto ambiental da sojicultura.

Agricultura, meio ambiente, tecnologia e inovação são temas de eventos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/99974.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Congresso Abipti 2008, promovido pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, ocorrerá de 4 a 6 de junho em Campina Grande (PB), reunirá pesquisadores e profissionais envolvidos com a gestão da inovação tecnológica em instituições públicas e privadas com o objetivo de debater os desníveis regionais e os desafios que a inovação enfrenta no Brasil.

Pesquisar este blog