Selecione o dia...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diretor da Embrapa alerta para o aumento das demandas por pesquisa e defende ciência ao alcance da sociedade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219095.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Reflexões e questionamentos sobre os desafios da Embrapa diante dos novos cenários deram o tom da palestra do diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, realizada no dia 24 de agosto de 2011, na Embrapa Informação Tecnológica. Durante cerca de duas horas, os empregados da Unidade tiveram a chance de analisar as perspectivas para o futuro da divulgação da ciência, principal missão dos projetos desenvolvidos pela Unidade em benefício da sociedade brasileira e de países com os quais começam a ser firmadas novas parcerias.

Agricultura pode avançar em 128 milhões de hectares sem derrubar floresta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219098.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As atividades agropecuárias no Brasil podem crescer significativamente, contribuindo para satisfazer a crescente demanda por alimentos no planeta, sem praticar novos desmatamentos. A informação está presente no estudo "Conciliando Produção Agrícola com Conservação e Restauração de Florestas" - clique aqui para fazer o download do estudo (3,44 Mb - arquivo PDF), apresentado pelo professor Britaldo Soares Filho, do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

WWF-Brasil lança segundo vídeo da série Testemunhas do Clima

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219097.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O WWF-Brasil lançou no dia 26 de agosto de 2011, um vídeo que integra a série Testemunhas do Clima. O DVD reporta os impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas a partir de depoimentos de moradores de comunidades. O lançamento aconteceu no município de Manoel Urbano (AC), cenário onde as histórias foram coletadas, com depoimentos de pescadores que participam do projeto do WWF-Brasil e do Governo do Acre de manejo do pirarucu, o maior peixe de água doce do país.

Mapeamento do genoma da batata contou com participação brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219096.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Atualmente, a produção de batata no Brasil ultrapassa 3,6 milhões de toneladas. A área ocupada com essa cultura no País está em torno de 130 mil hectares. Ela é a hortaliça mais cultivada no Brasil e o quarto alimento mais consumido no mundo, com uma produção anual estimada em cerca de 330 milhões de toneladas, atrás apenas do trigo, arroz e milho.

Técnica melhora qualidade das mudas de cebola orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219100.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Ituporanga desenvolveu uma técnica simples e barata de melhorar a qualidade das mudas de cebola e que já está sendo utilizada por produtores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A produção de mudas de cebola de qualidade geralmente exige atenção especial quanto ao controle das ervas espontâneas, sob pena de comprometer drasticamente o desenvolvimento das mudas.

Apicultura é destaque na Revista Agropecuária Catarinense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219099.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A publicação também apresenta o sucesso das informações meteorológicas disponibilizadas no site da Epagri/Ciram e o lançamento de uma nova variedade de bananeira. A Revista Agropecuária Catarinense (RAC) é uma publicação científica e informativa editada pela Gerência de Marketing e Comunicação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

CNA solicita a ampliação de prazo para georreferenciamento rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219094.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, solicitou ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Celso Lisboa de Lacerda, a ampliação do prazo para início do processo de identificação georreferenciada de imóveis rurais com menos de 500 hectares.

Epagri prepara vídeo técnico sobre produção de soja orgânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219093.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Neste mês de agosto de 2011, a Gerência de Marketing e Comunicação da Epagri finaliza a edição de mais um vídeo técnico. Trata-se do sistema de produção de soja orgânica que vem sendo utilizado com sucesso no planalto serrano de Santa Catarina. A orientação técnica do vídeo é do pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Campos Novos, Círio Parizotto.

Diretora-geral do FMI alerta para ameaças crescentes à economia global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219092.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia mundial está enfrentando cada vez mais riscos e as formas de lutar contra essas ameaças são cada vez menores, alertou no dia 27 de agosto de 2011 a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Ela disse que, apesar das opções serem cada vez mas reduzidas, "uma ação resoluta vai ajudar a dissipar as dúvidas" e que o caminho da recuperação econômica, ainda que mais estreito neste momento, é possível.

Dilma quer requalificação da reforma agrária para evitar "favelização rural"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219091.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A liberação do crédito suplementar de R$ 400 milhões para a reforma agrária deverá ser acompanhada de uma "requalificação" do processo de desapropriação de terras e assentamento de famílias sem terra, disse no dia 26 de agosto de 2011 o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Pesquisar este blog