Selecione o dia...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Anistia estimula desmatamento, diz subprocurador do MPF

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219258.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A anistia a quem estava irregular com a lei ambiental até 2008, como pode ser aprovado no novo Código Florestal em discussão no Senado Federal, preocupa o Ministério Público Federal. Em audiência pública conjunta das comissões de Agricultura, de Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia e de Constituição e Justiça realizada ontem (13/09/11), o subprocurador-geral da República, Mário José Gizi, disse acreditar que a anistia já está estimulando o desmatamento.

Governo estuda aumentar tempo que aluno fica na escola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219259.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Educação (MEC) e entidades do setor estudam aumentar o número de horas do aluno na escola. As possibilidades em análise são elevar a carga horária diária, que hoje é de quatro horas, ou ampliar o número de dias letivos, atualmente definido em 200 dias, informou o ministro da educação Fernando Haddad. Atualmente, a criança ou o adolescente deve ficar 800 horas por ano na sala de aula, carga considerada baixa quando comparada à de outros países, segundo Haddad.

Encontro reúne autoridades nacionais e internacionais em defesa sanitária animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219255.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (mapa), com apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e do Instituto Biológico (IB), realiza entre os dias 3 e 7 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), o II Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal - ENDESA 2011.

Cultivo de florestas é alternativa rentável para produtor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219251.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "É um negócio novo e lucrativo, uma alternativa comprovadamente viável para diversificar produção e renda de pequenos, médios e grandes produtores". A afirmação relativa a atividade florestal é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Eduardo Riedel, na abertura do workshop Mais Floresta, realizado ontem (13/09/11) em Três Lagoas (MS).

Mais de 46 milhões de norte-americanos estão abaixo da linha pobreza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219260.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza nos Estados Unidos aumentou para 15,1% da população em 2010, chegando ao recorde de 46,2 milhões de pessoas. Os dados são do censo norte-americano, divulgado ontem (13/09/11). É o maior contingente de pessoas abaixo da linha da pobreza dos últimos 52 anos, desde que os dados começaram a ser coletados. Em 2009, 14,3% da população norte-americana vivia abaixo da linha da pobreza.

Brasil reúne países produtores de cacau para tratar de certificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219257.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os dez maiores produtores de cacau do mundo estão reunidos em um workshop em Brasília (DF). Eles discutem, desde o dia 12 de setembro de 2011, a certificação internacional da lavoura do fruto. O estabelecimento de um padrão de qualidade é demanda dos países fabricantes de chocolate, como a Suíça, Bélgica, França, Alemanha, Holanda e os Estados Unidos.

Exportações mineiras de carne suína devem retomar crescimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219256.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações mineiras de carne suína em agosto de 2011 sinalizam para uma possível retomada de crescimento mesmo com decisão da Rússia de reduzir drasticamente a compra da carne brasileira. A Rússia era o principal comprador da carne suína produzida no Brasil. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os negócios realizados no oitavo mês de 2011 por Minas Gerais possibilitaram uma receita de US$ 7,3 milhões, valor 51,8% superior ao registrado em julho.

Abertas as inscrições para Simpósio Goiano de Pós-colheita de Grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219254.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O I Simpósio Goiano de Pós-colheita de Grãos será realizado na Associação Atlética da Comigo, em Rio Verde (GO), de 24 a 26 de outubro de 2011, com o tema a competitividade e qualidade dos grãos. O evento deve reunir armazenadores, produtores que armazenam sua safra, cerealistas, cooperativas e empresas de alimentos. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro pela internet neste link.

Ex-ministro enxerga futuro muito promissor para a carne bovina do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219253.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "O panorama mundial é muito positivo para a carne bovina brasileira. Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o consumo per capita global está hoje em torno de 39 kg por habitante, mas deve aumentar para 47 kg/hab/ano nas próximas duas décadas e ultrapassar os 52 kg/hab/ano em 2050. O consumo aumenta e a população mundial também. Serão 2 bilhões a mais de pessoas nos próximos 40 anos".

Nova turbina eólica promete produzir três vezes mais energia que as atuais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219252.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A energia eólica, apesar de limpa, é muitas vezes considerada uma alternativa pouco prática às fontes fósseis, pois além de mais cara, necessita de muito espaço para gerar eletricidade. Mas essa visão pode mudar com uma nova descoberta da Universidade de Kyushu, no Japão, que revelou que uma nova tecnologia eólica pode triplicar a produção energética das turbinas sem a necessidade de aumentá-las de tamanho. O novo método poderá revolucionar a produção energética e tornar nosso futuro muito mais limpo.

Pesquisar este blog