Selecione o dia...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Imazon aponta aumento de 206% no desmatamento da Amazônia Legal em janeiro de 2014

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228108.htm
[ CONCURSOS ] O último Boletim do Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) indica que houve um aumento de 206% no desmatamento da Amazônia Legal em janeiro deste ano com relação ao mesmo período em 2013, totalizando 107 quilômetros quadrados. No mesmo mês do ano anterior, o desmatamento somou 35 quilômetros quadrados.

Pequenos agricultores sofrem pressão para abandonar terra, diz pesquisadora

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228105.htm
[ EVENTOS ] Os pequenos agricultores e as comunidades tradicionais brasileiras sofrem constante pressão para abandonar a terra. Isso ocorre porque ela é um bem valioso, disputado com o agronegócio e seus interesses, e ainda, em razão de dificuldades econômicas e falta de políticas públicas que assegurem a permanência no campo, como oferta de saúde e de educação. A avaliação é da pesquisadora Leonilde Servolo de Medeiros, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). De acordo com ela, o perfil do campesinato brasileiro é migrante. Diferentemente dos camponeses europeus, mais enraizados, no Brasil, o homem do campo precisa esforçar-se para permanecer na terra.

Clonagem Animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228102.htm
[ POLITICA ] O tema desta edição do Meio Ambiente por Inteiro é polêmico e envolve a evolução da ciência e a ética. Vamos falar da clonagem animal que trouxe avanços incorporados a medicina e a preservação de espécies animais ameaçadas de extinção. E como tudo isso afeta a nossa vida e como o Brasil participa dessa importante pesquisa que vem sendo desenvolvida ao redor do mundo.

Saiba diferenciar dados de produção de soja do governo e o que sai de lavouras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228099.htm
[ ECONOMIA ] Parece que existe uma diferença entre os dados do governo sobre a produção de soja, e o que está realmente saindo das lavouras. A equipe do Record Rural de Dourados foi saber o porque dessa diferença.

Implantação e manejo de sistemas agroflorestais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228096.htm
[ TECNOLOGIA ] Os sistemas agroflorestais, além de reduzir o desmatamento, otimizam o uso da terra e ajudam a diversificar a produção, visando um desenvolvimento mais sustentável das áreas rurais com a integração de espécies nativas. São formados pelo plantio de espécies lenhosas perenes (árvores e arbustos) que se desenvolvem consorciadas com plantas herbáceas (vegetais, pastagens) ou animais, num arranjo espacial ou rotação.

Universidade Estadual de Ponta Grossa desenvolve variedade de milho verde superdoce

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228107.htm
[ TECNOLOGIA ] A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolve uma variedade de milho verde superdoce adaptada às condições de clima e solo da região dos Campos Gerais, no Paraná. Iniciado em 2007, em área da Fazenda Escola Capão da Onça, o projeto de pesquisa de iniciação científica "Produção de Milho Verde Superdoce" apresenta, agora em 2014, espigas semelhantes ao padrão comercial das espécies de milho convencional. O objetivo é desenvolver uma cultivar para popularizar essa variedade de milho, que tem menor teor de amido e mais açúcar, sendo a mais consumida nos Estados Unidos e Canadá.

Inscrições abertas para a 53ª edição do Congresso Brasileiro de Olericultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228106.htm
[ EVENTOS ] De 15 a 28 de fevereiro de 2014. Esse é o prazo das inscrições para apresentação de resumos ao 53º Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO), que será realizado no período de 28 de julho a 1 de agosto de 2014, na cidade de Palmas, em Tocantins. O tema escolhido - "A Olericultura na Amazônia Legal: Perspectivas de Desafios" - tem como proposta oportunizar aos diversos setores que compõem a cadeia produtiva a discussão sobre os avanços tecnológicos e as estratégias para o aumento da produção e do consumo de hortaliças. Informações e modelo de resumo podem ser acessados neste link.

Debate sobre Agricultura Familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228101.htm
[ POLITICA ] 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Oito em cada 10 propriedades rurais no Brasil seguem esse sistema. O JC Debate discute sobre a importância deste segmento para o Brasil.

Belo Horizonte é a capital mais cara do país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228100.htm
[ ECONOMIA ] Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11 capitais revela que a inflação em Belo Horizonte (MG) é a maior do Brasil desde o lançamento do Plano Real. Título que não deixa ninguém orgulhoso. Nas ruas, a população reclama das constantes altas de preços, principalmente dos alimentos, gaz e combustíveis.

Alfafa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/228097.htm
[ TECNOLOGIA ] A alfafa é considerada uma das mais importantes e promissoras forrageiras da atualidade. E se destaca pelo elevado valor nutritivo e eficiência na produção leiteira. Na Argentina e Uruguai ela é cultivada com bons resultados. Por isso, a Cooperativa Santa Clara e a Emater/RS-Ascar passaram a incentivar o uso da forrageira entre os produtores de leite assistidos na serra gaúcha. A boa adaptação, o rendimento e o aumento na produtividade leiteira superaram as expectativas.

Pesquisar este blog