Selecione o dia...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lula cobra da ONU solução para crise financeira mundial e critica os subsídios agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102524.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Diante de mais de uma centena de líderes de todo o mundo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou da Organização das Nações Unidas (ONU) uma resposta para a crise financeira mundial e criticou os subsídios agrícolas e as barreiras comerciais impostas pelos países ricos.

Agrale é a primeira fabricante de tratores a liberar o uso do biodiesel B25

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102519.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pioneira no lançamento de tratores movidos a biodiesel no Brasil, na mistura B5 (5% de biodiesel misturado ao diesel mineral) desde 2004, a Agrale torna-se também a primeira fabricante a aprovar o uso do biodiesel na medida B25 (25%) em sua linha 4000 de tratores de pequeno porte.

PEC inclui Cerrado e Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102514.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Aguarda votação no Plenário a proposta de emenda à Constituição - PEC 53/01 - de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que inclui o Cerrado e a Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional. A PEC altera a redação do artigo 225 da Constituição, o qual estabelece que é dever do poder público e dos cidadãos defender e preservar esses biomas.

Inovação para a agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102506.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou chamada de propostas para o Fórum de Difusão Científica sobre Tecnologia Social. Segundo o Nead, o objetivo da iniciativa é dar mais visibilidade às experiências em inovação sociotécnica para agricultura familiar existentes no Brasil. A inscrição de trabalhos para o fórum poderá ser feita até o dia 30 de setembro.

A Agricultura familiar e as Mudanças Climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102545.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Na semana passada ocorreu em Cuiabá o Seminário As Mudanças Climáticas e a Agricultura de Mato Grosso: Impactos e Oportunidades. As discussões foram estruturadas a partir de quatro Grupos de trabalhos: Agricultura Familiar, Agricultura Indígena, Agricultura Intensiva, Pecuária e Agroindústria.

Mato Grosso emerge como opção para investimentos na área de reflorestamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102544.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A consolidação do Pólo de Florestamento e Reflorestamento na Região de Tangará da Serra (MT) é imprescindível para viabilização do setor florestal, trazendo benefícios diretos para os produtores florestais. O Brasil é considerado um dos líderes em melhoramento genético florestal, sendo referência mundial nas espécies Eucalyptus e Pinus, responsáveis por grande parte dos reflorestamentos no país. As florestas plantadas ocupam cerca de 6 milhões de hectares, concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Pesquisador da Empaer alerta produtores sobre a incidência da cigarrinha-das-pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102543.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para informar sobre a infestação da praga cigarrinha-das-pastagens e o seu controle, o pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Marcílio Bobroff Santaella, tem realizado palestra alertando os pecuaristas dos prejuízos que a infestação pode causar na produção de carne e leite. Esse ano, segundo o pesquisador, a tendência é que a infestação seja maior que nos anos anteriores, devido ao período de seca bem definido, permitindo a sobrevivência dos ovos no solo.

Produção de laranja aumenta em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102542.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de laranja, em Minas Gerais, vai aumentar neste ano apesar da redução da área colhida no Estado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), organizados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a colheita estimada dos pomares mineiros vai sair de 583,6 mil toneladas para cerca de 596,9 mil toneladas da fruta. O aumento da produção em Minas é de 2,26%, enquanto a diminuição da área é de 32,3 mil hectares para 31,5 mil hectares. A redução da área é causada pela substituição de lavouras antigas por plantas novas.

Pimenta com pesquisa fortalece agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102541.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Minas Gerais vai produzir cerca de 1,5 mil toneladas de pimenta, em 2008, repetindo o resultado do ano passado. O Estado é o maior produtor brasileiro de pimenta malagueta, com plantios concentrados na Zona da Mata, onde a área plantada é da ordem de 40 hectares e produção estimada é de 180,5 toneladas anuais. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais desenvolve trabalhos para dar condições aos produtores de obter melhores resultados com a exploração dessa cultura.

Produção de hortaliças com técnicas orgânicas em Dia de Campo na Zona da Mata

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102539.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Amanhã, 25 de setembro, será realizado em Oratórios, na Zona da Mata, um dia de campo com o tema Olericultura: hortaliças do campo à mesa com qualidade e saúde. O evento é promovido pela Epamig com o apoio da Emater-MG. As atividades acontecerão na Fazenda Experimental do Vale do Piranga ? FEVP (Rodovia Luiz Martins Soares, Km 5 ? Zona Rural) das 7h30 às 14h30.

Livro da Embrapa mostra tecnologias acessíveis para irrigar hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102536.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Um bom resultado na irrigação depende do equilíbrio de dois fatores: quando irrigar e quanta água aplicar. Essa equação, aparentemente simples, é um dos principais desafios dos produtores de hortaliças. Para auxiliar produtores e técnicos, a Embrapa Hortaliças (Brasília - DF) lançou, no último dia 23, a segunda edição do livro Irrigação por aspersão em hortaliças: qualidade da água, aspectos do sistema e método prático de manejo.

Aumenta consumo de fertilizantes e preços se estabilizam

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102531.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O comércio de fertilizantes entre janeiro e agosto de 2007 foi de 14,5 milhões de toneladas. Se comparado ao mesmo período de 2008, o aumento foi de 10%, ao alcançar 16 milhões de toneladas. Os maiores estados produtores são Mato Grosso, com 2,9 milhões de toneladas, Paraná, com 2,6 milhões e São Paulo responsável por 2,2 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados no último dia 22, em Brasília, durante reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários.

Produtores têm até o dia 30 para fazer declaração do ITR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102530.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais terão até o dia 30 de setembro para entregar a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2008. Após esse prazo, terão que pagar 1% de multa ou fração de mais de 50% do imposto. Para preencher a declaração de 2008, os produtores rurais devem apresentar o formulário e a documentação do ano anterior. A declaração anual é obrigatória para pessoas jurídicas e físicas, pequeno ou grande produtor.

Uso de garrafões plásticos na venda de água mineral tem regras definidas pelo DPNM

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102528.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) do Ministério de Minas e Energia (MME) disciplinou o uso de embalagens de plástico retornáveis para a comercialização de água mineral. De acordo com a Portaria nº 387, publicada na edição de ontem (23/9) do Diário Oficial da União,os vasilhames devem ser fabricados com resina virgem ou outro material aceitável para contato com alimentos, que atendam às especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Proposta de Lei de Responsabilidade Educacional deve sair depois das eleições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102527.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou, na noite do último dia 22, que os técnicos dos dois grupos de trabalho interministerial criados para apresentar sugestões de mudanças no ensino médio e para a criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional devem apresentar suas propostas logo após as eleições municipais, que ocorrerão no próximo dia 5.

Fiscais do MTE resgatam 141 trabalhadores encontrados em situação degradante no Ceará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102526.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma equipe do Grupo de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 141 trabalhadores de uma usina de álcool no município de Paracuru (CE). Eles foram encontrados em situação degradante de trabalho, sem equipamento de proteção individual para o corte da cana-de-açúcar ? como óculos e luvas ? e descalços. Entre os trabalhadores havia cinco menores de idade. A operação começou no dia 10 de setembro e terminou no dia 22.

Lei determina que contrato de adesão tem que ter letra grande

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102525.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou o projeto lei com mudanças no Código de Defesa do Consumidor. Foi alterado o Parágrafo 3º do Artigo 54, que agora determina que os contratos de adesão serão redigidos em termos claros e com, no mínimo, corpo de letra 12.

Agro-Pecuária CFM lança Sumário de Touros Nelore com avaliação de mais de 500 touros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102520.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agro-Pecuária CFM, maior projeto agropecuário especializado na produção de touros Nelore, provados e com CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) do país, com produção anual de 2 mil touros, coloca à disposição do pecuarista a 19ª edição do seu Sumário de Touros, resultado do Programa de Melhoramento Genético do gado Nelore da CFM, criado há quase 30 anos.

Orquídeas em Marechal Floriano anunciam o início da primavera

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102516.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As variedades exóticas brancas, roxas, lilás, amarelas e até verdes, algumas com um toque a mais de cor, fazem das orquídeas uma interessante opção de cultivo para produtores familiares, já que são apreciadas por muitos devido à elegância e delicadeza de suas espécies. Com o início da primavera ? comemorado hoje (23/9) ? essa flor se transforma em uma atração turística e, ao mesmo tempo, uma alternativa de renda para produtores.

Projeto da Cãmara limita áreas para plantio da cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102504.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3680/08, do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que limita o plantio da cana-de-açúcar às propriedades localizadas em áreas com zoneamento agroecológico que assegurem espaço para a produção de alimentos. O objetivo da proposta, segundo o autor, é estabelecer procedimentos para direcionar o cultivo de cana-de-açúcar para áreas com comprovada aptidão para a cultura.

Área de algodão no Norte de Minas pode crescer 40%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/102538.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O zoneamento agrícola para a cultura do algodão herbáceo em Minas Gerais, ano safra 2008/2009, anunciado pelo Ministério da Agricultura para vigorar de 11 de novembro a 30 de dezembro, deve incentivar os cotonicultores do Norte de Minas a plantar mais mil hectares na região, aumentando a área para 3,3 mil hectares. A previsão é de Lindomar Antônio Lopes, coordenador do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Segurança em Hotéis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28410.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A atividade hoteleira é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de qualquer país, uma vez que fomenta o turismo, contribui para a realização de negócios, apóia eventos e gera um grande número de empregos diretos e indiretos, entre muitos outros benefícios. No entanto, esta atividade está exposta a inúmeros riscos e perigos, capazes de comprometer suas atividades, além de provocar prejuízos materiais e até mesmo a morte de pessoas.

Segurança em Estabelecimentos de Ensino

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28409.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos para orientar dirigentes de estabelecimentos de ensino quanto à necessidade de se manter sistemas eficientes de proteção ao ambiente escolar. São abordados os seguintes assuntos: segurança das instalações; vigilância; controle de acesso; proteção contra furtos e assaltos; prevenção e combate a incêndios; crises e emergências; iluminação e energia elétrica; violência e vandalismo; álcool e drogas; perigo das armas; risco de seqüestros; planejamento da segurança; e, administração da segurança.

Pesquisar este blog