Selecione o dia...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mandioca açucarada para produção de etanol é um dos destaques da Expowec

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103406.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A mandioca açucarada para produção de etanol é uma das novidades apresentadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante a Expowec 2008 ? Exposição Tecnológica Mundial, que acontece de 2 a 6 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, DF. A Empresa está representada no evento por duas de suas 41 unidades de pesquisa ? Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Embrapa Agroenergia, ambas localizadas em Brasília - e vai mostrar as pesquisas desenvolvidas com várias culturas agrícolas como fontes alternativas para produção de energia renovável.

Compostos secundários: óleos essenciais e suas propriedades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103402.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] Os óleos essenciais são compostos voláteis produzidos pelas plantas para a sua sobrevivência, pois são substâncias químicas que exercem as funções de defesa e de atração de polinizadores, além de inibir a ação de alguns herbívoros. Alguns protegem contra o ataque de bactérias ou fungos, outros são conhecidos por serem alelopáticos.

Panorama do melhoramento e mercado do feijão-caupi no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103401.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] A cultura do feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.), por muito tempo, foi encarada como uma cultura de subsistência, em que agricultores de pequeno porte e, em minoria, médio porte, cultivavam a mesma em ambientes não adequados e, além disso, com utilização restrita de insumos tecnológicos. No entanto, o Programa de Melhoramento de Feijão-caupi da Embrapa Meio-Norte, nos últimos anos, tem buscado incessantemente atingir o produtor empresarial e os resultados começaram a aparecer.

Energia: Famasul garante manutenção de alíquota de 17% para Sindicatos Rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103400.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Através de sua assessoria de relações sindicais, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) garantiu a manutenção da alíquota de 17%, em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o fornecimento de energia elétrica para os sindicatos rurais, independentemente de possuírem inscrição estadual e de seu consumo.

Embrapa promove o XIII Encontro do Talento Estudantil/2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103399.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai promover no período de 3 a 5 de dezembro, o Encontro do Talento Estudantil/2008, com o apoio das universidades: UPIS - Faculdades Integradas; Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento tem como objetivo valorizar a atividade estudantil, através do incentivo à exposição dos resultados de pesquisa realizados por estagiários, bolsistas e estudantes de graduação e pós-graduação, orientados pelos pesquisadores e técnicos especializados da Unidade, além de premiar aqueles que se destacaram no desempenho científico.

Câmara dos Deputados aprova criação de fundo de apoio à cultura do caju

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103398.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 26, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6167/02, do Senado Federal, que cria o Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju).

País terá dificuldade em alcançar meta de exportação para 2008

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103397.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O país pode não alcançar a meta de exportações de US$ 202 bilhões neste ano, admitiu ontem (1º) o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Welber Barral. Segundo ele, a queda acentuada no preço do petróleo nas últimas semanas e a destruição do porto de Itajaí, danificado pelas chuvas em Santa Catarina, criarão dificuldades para o Brasil atingir o valor previsto.

Plano estabelece que Brasil deve reduzir desmatamento entre 30% e 40% até 2017

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103396.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plano Nacional de Mudança do Clima traz, pela primeira vez, metas para redução de emissões de gás carbônico pelo Brasil, principalmente as provocadas pelo desmatamento. De acordo com o plano, que foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade no Palácio do Planalto, até 2017 o país deve diminuir o desmatamento entre 30% e 40%. Essas metas poderão evitar a emissão de 4,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono.

Embrapa recebe deputada americana Rachel Storch

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103395.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, e o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Eurípedes da Silva, receberam no dia 26 de novembro, em Brasília (DF), a visita da deputada americana do estado do Missouri, Rachel Storch. Ela é participante da Eisenhower Fellowships, fundação privada, não-partidária e sem fins lucrativos, que financia programas de conhecimento em vários países.

Estimativas apontam redução de custos para controlar ferrugem da soja

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103382.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As estimativas de custo do controle químico da ferrugem asiática da soja, realizadas pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), mostram que, desde a safra 2004/05, os gastos vêm decaindo significativamente no município. Isso ocorre devido à redução dos preços dos fungicidas e ao aumento da oferta de produtos indicados para o controle da doença.

Pêssego certificado de produção integrada chega ao mercado do RS, SP, RJ e DF

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103380.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Chega aos consumidores, pelo segundo ano consecutivo, o pêssego cultivado no Sistema de Produção Integrada, atividade desenvolvida de forma pioneira pela Cooperativa Agroindustrial Pradense, de Antônio Prado, com o acompanhamento técnico da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS). A Produção Integrada é um programa coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), direcionado para vários produtos agropecuários, que visa a obtenção de alimentos mais saborosos, seguros, de qualidade, cultivados com as melhores técnicas e com controle oficial.

Diagnóstico e recursos do PAC permitirão a modernização de laboratórios da Embrapa Pecuária Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103378.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Através de um processo de reengenharia, a Embrapa Pecuária Sul ? Unidade de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ? se prepara para uma nova fase: Com os recursos advindos do PAC da Embrapa, a Unidade está passando por diversas ações de modernização em sua infra-estrutura, um exemplo é a recuperação e construção de laboratórios, equipando-os com novos equipamentos para pesquisa.

Criadores reúnem-se em Salvador no Leilão Essência do Gir Leiteiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/103376.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Os principais criadores de gado Gir do país já confirmaram presença no Leilão Essência do Gir Leiteiro, que acontece amanhã, 3 de dezembro, às 19h, no Parque de Exposições de Salvador. "A expectativa é de quebrar o recorde de preços, que está em torno de R$ 13,5 mil por lote", afirma o coordenador do leilão, José Nunes, da JN Agropecuária.

Chefia e Liderança

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28547.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra procura contribuir com a capacitação gerencial, na busca de novas e criativas soluções. Chefia e liderança não é um livro-texto de estilo tradicional, pois o autor rompe com o formal para atingir a subjetividade: distancia-se do meramente técnico, para valorizar o diálogo, apresentando ainda roteiros, reflexões e exercícios.

Cerca Elétrica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28546.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Neste livro, estão apresentados os principais conceitos básicos sobre eletricidade, aplicados às cercas elétricas; as vantagens e restrições atribuídas à utilização dessas cercas; o princípio de funcionamento; os materiais e acessórios utilizados; os principais tipos de cerca elétrica; todo o processo construtivo de uma cerca elétrica, desde o planejamento até as técnicas de manutenção; e a utilização da cerca elétrica no pastejo rotativo.

Pesquisar este blog