Selecione o dia...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Emprego formal é recorde na agropecuária paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28952.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor agropecuário contabilizou 361.289 postos de trabalho com carteira assinada em 2006, 7,6% ? ou 25.691 vagas ? a mais do que em 2005, ano que teve um desempenho ?fraco? na avaliação dos pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, que elaboraram os dados disponibilizados pela Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (Rais/MTE).

Mercado: cautela para comercializar a arroba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28953.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O momento de euforia acompanhada de uma ligeira queda no preço da arroba do boi, com o anúncio de que a União Européia (UE) não compraria mais gado brasileiro precisa ser avaliado com cautela pelos produtores rurais, conforme alertou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Junior. ?O pecuarista precisa analisar como gestor de uma empresa. É preciso avaliar seu custo de produção e, se for rentável, vender?, analisou.

Plantas daninhas serão discutidas em congressos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28950.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Entre os dias 4 e 8 de maio, a cidade histórica mineira de Ouro Preto receberá dois eventos técnico-científicos simultâneos: o XXVI Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas e o XVIII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Malezas. O tema central é "A ciência das plantas daninhas na sustentabilidade dos sistemas agrícolas". Segundo Décio Karam, presidente da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD) e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG), "os congressos visam à troca de informações e à apresentação de resultados de pesquisa e estão voltados para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais que trabalham com agricultura".

UE poderá avaliar número maior de fazendas brasileiras aptas a exportar carne

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28949.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O número de produtores de carne bovina a ser submetido à avaliação União Européia pode ser maior do que o anunciado até agora (683) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Isso porque no dia 14 de fevereiro estará concluído o relatório individual sobre os Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras) e outras propriedades podem ser incluídas até essa data.

Projeto proprõe indenização por abate de cavalo infectado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28954.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara analisa o Projeto de Lei 2230/07, do deputado Marcos Montes (DEM - MG), que determina a indenização aos proprietários de animais abatidos em razão da infecção pelo vírus da Anemia Infecciosa Eqüina (AIE). O responsável pela indenização e as formas de pagamento não são citadas no texto, que remete a regulamentação para um decreto executivo.

Produtores devem planejar a colheita e o armazenamento do milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28951.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Inicia-se em grande parte do Brasil, no final de fevereiro e no início de março, a colheita do milho plantado na safra 2007/2008. Para não perder parte de sua produção, e consequentemente dinheiro, o produtor deve ficar atento a alguns detalhes que fazem a diferença. Tanto a colheita como o armazenamento são fundamentais para que o ciclo do milho na propriedade rural seja fechado de forma lucrativa.

Receitas de soja serão atrativos da Fenasoja em Santa Rosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28942.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Emater/RS-Ascar Regional de Santa Rosa, em parceria com a Comissão de Soja e derivados da 17ª Fenasoja, está promovendo o 1º Concurso de Pratos Derivados da Soja. A idéia é incentivar a divulgação do consumo de soja na alimentação humana, mobilizar a região para o concurso e incrementar o consumo de soja no dia-a-dia das escolas e famílias. Os Escritórios Municipais, junto com suas parceiras, escolherão uma comissão que irá julgar o prato vencedor. O 1º lugar de cada município participará da fase regional.

Cana-Uréia: Alimento de Baixo Custo para Bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27958.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A cana-de-açúcar, rica em energia, corrigida com sistema uréia, é uma excelente opção para manter, a baixo custo, a produção animal na seca, sistema já adotado com sucesso em muitas propriedades. São abordados os seguintes assuntos: uso da cana em diferentes condições, categoria animal e raça; aspectos nutricionais da cana; a uréia corrigindo o baixo teor de proteína; formação e cultivo do canavial; uso da cana com uréia, da colheita ao fornecimento; problemas na utilização; e, erros mais comuns cometidos pelos usuários da cana-uréia.

Campanha de Vereador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27957.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Cada vaga à eleição de Vereador é disputada por dezenas de candidatos, sem contar que, a cada eleição, o eleitor fica mais exigente. Ele está a procura de políticos criativos, habilidosos, éticos e perseverantes. Este curso constituído de filmes, em DVD, e manuais interativos, e um CD/Áudio com duração de 63 minutos sobre o tema "Inteligência Política para Vencer Eleições", foi produzido para desvendar os segredos de uma campanha eleitoral vitoriosa. É abordada a estruturação da Campanha, passo-a-passo, em oito tópicos: preparação pessoal; proposta de trabalho; mapeamento do território eleitoral e a projeção de votos; plano de propaganda; conquista do voto; organização da campanha; elaboração do orçamento; e, execução da campanha.

Doenças em Fruteiras Tropicais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27506.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O livro contém informações atualizadas sobre identificação e controle das principais doenças das fruteiras tropicais. Além de uma abordagem sobre as doenças mais prejudiciais, trata de temas de interesse das populações envolvidas na produção de frutas, incluindo a tecnologia da aplicação de agrotóxicos, sua dinâmica e efeitos no meio ambiente. Ilustrado com fotografias, o que permite conhecer melhor os sintomas das doenças, a obra representa importante fonte de consulta para estudantes, professores, pesquisadores, produtores rurais, empresários da agroindústria e exportadores. Embrapa Agroindústria Tropical.

Frutas do Brasil - Pêra Fitossanidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27505.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Esta obra faz parte da coleção Frutas do Brasil, que coloca os mais recentes conhecimentos sobre tecnologia de produção, manejo integrado de pragas, resíduos de agrotóxicos, preservação do meio ambiente, manuseio e processamento de pré e pós-colheita. No sul do país, onde a pêra é cultivada, as principais doenças são a entomosporiose, o cancro-do-ramo e a sarna. Com relação a pragas, são poucas as que se destacam como economicamente importantes: cochonilha, grafolita, mosca-das-frutas e ácaros. Este manual pretende disponibilizar aos fruticultores o conhecimento disponível sobre os problemas e o controle fitossanitário para a cultura da pereira, adaptados às condições brasileiras de cultivo. Embrapa Clima Temperado.

Pesquisar este blog