Selecione o dia...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Democratas protocola no Senado pedido de CPI mista para investigar MST

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211804.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O requerimento de abertura de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) no Congresso para investigar denúncias de repasses de recursos públicos e do exterior ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi protocolado ontem (16/9) na Secretaria-Geral do Senado Federal. A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), ambos representantes da bancada ruralista, entregaram o pedido.

Visão tecnológica para engordar o boi é tema de dias de campo no RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211795.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A bovinocultura de corte é uma tradicional atividade no Rio Grande do Sul e suas origens estão nos primórdios da ocupação do espaço agrário deste Estado. Para continuar fazendo história em solo gaúcho, a tradição do homem do campo tem como parceira a tecnologia. Inovações, pesquisas e novas técnicas modernizam e contribuem para o crescimento de qualidade e produtividade da pecuária local.

Produtores rurais colaboram para a preservação ambiental, aponta pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211790.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor geral do Centro Mundial Agroflorestal, Dennis Garrity, alega que agricultores estão protegendo e plantando árvores espontaneamente. Uma pesquisa apresentada no 2° Congresso Mundial Agroflorestal - realizado no mês de agosto, em Nairobi, no Quênia, apontou através de imagens por satélite que há uma grande cobertura de árvores em quase metade das áreas de cultivo do mundo; dados revelam que maiores coberturas se concentram na América Central, no sudeste da Ásia e na América do Sul.

CNPq lança edital para desenvolver algodoeiro resistente à pragas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211791.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, no dia 11 de setembro, um edital para a seleção de um projeto, em forma de rede multiinstitucional, para o desenvolvimento de novas variedades de algodão geneticamente modificadas. A data limite para a submissão das propostas é o dia 27 de outubro.

Sul do país terá mais chuvas fortes e risco de ciclone nos próximos dias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211803.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O sul do país deve ser atingido por mais chuvas fortes nos próximos dias. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria que se aproxima da região deve passar principalmente pelo litoral e ter formação ciclônica.

Agricultores familiares de SC terão crédito de R$ 75 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211802.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os agricultores familiares prejudicados pelos vendavais que atingiram mais de 60 cidades catarinenses terão crédito de R$ 75 milhões para recuperar a produção. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, durante o encontro realizado no último dia 15 com o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira, o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, e alguns parlamentares.

800 mil cortadores de cana da Bahia terão melhores condições de trabalho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211799.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Foi firmado ontem (16/9), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que vai garantir melhores condições para que os cortadores de cana do estado desenvolvam suas atividades. O documento foi assinado pelo governador Jaques Wagner e pelos representantes das usinas baianas e do Ministério Público do Trabalho.

Garantia-Safra: novos procedimentos para prefeituras comunicarem perdas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211797.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As prefeituras dos municípios que aderiram ao Programa Garantia-Safra e apresentarem indícios de perdas de produção de pelo menos 50% em razão dos fenômenos de estiagem ou excesso hídrico deverão fazer comunicação de perda à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em até 90 dias. O novo procedimento de comunicação deve ser feito após o término do período de plantio definido pelo Comitê Gestor do Garantia-Safra, para cada estado, região e município e vale para as lavouras de arroz, feijão, milho, algodão e mandioca.

Rede de vitivinicultura pode ser incluída no Sistema Brasileiro de Tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211794.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está analisando a possibilidade da Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação para Vitivinicultura Nacional integrar o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). O secretário executivo do ministério, Luiz Antonio Rodrigues Elias, esclareceu, em uma videoconferência realizada no dia 2, que para atender o pleito dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco é necessário que o projeto se enquadre nas exigências do Sibratec.

Mapa de Ações Sociais possibilita consulta pública no âmbito do Pacti

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/211793.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) disponibilizou uma ferramenta de consulta pública focada na prioridade 4º do Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (Pacti), que visa promover a popularização e o aperfeiçoamento do ensino de ciências nas escolas, assim como a difusão de tecnologias para a inclusão e o desenvolvimento social.

Pesquisar este blog