Selecione o dia...

sábado, 17 de julho de 2010

Brasil e UE selam parceria para a produção de biocombustíveis na África

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214957.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A quarta cúpula de cooperação entre o Brasil e a União Europeia, que foi realizada no dia 14 de julho de 2010 em Brasília (DF), resultou na assinatura de acordos em áreas como bioenergia, aviação civil e justiça eleitoral. No encontro foi divulgada a Iniciativa de Cooperação Trilateral Brasil-União Europeia-África sobre biocombustíveis, que num primeiro momento será focada na cooperação com Moçambique.

Estudo revela que Brasil pode avançar na exportação de ovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214955.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O rebanho ovino mundial voltou a crescer depois de ter diminuído de forma constante de 1990 a 2000. A produção de carne ovina vem crescendo de forma acelerada. No que se refere ao Brasil, a ovinocaprinocultura precisa de mudanças estruturais significativas. Esses e outros cenários estão no Estudo de Mercado Externo de Produtos Derivados da Ovinocaprinocultura lançado no mês de julho de 2010 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).

Definidos procedimentos para manejo de risco da Mosca-das-Frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214952.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os procedimentos para a aplicação de medidas integradas para o Manejo de Risco da Praga Mosca-das-Frutas, em mangueiras, foram publicados, no dia 14 de julho de 2010, no Diário Oficial da União (DOU), Instrução Normativa N° 20. O objetivo da medida é garantir a exportação de mangas frescas para países que exigem certificação fitossanitária com declaração adicional para a praga.

Petrobras busca tecnologia para chegar a biocombustíveis de segunda geração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214950.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um acordo firmado no início do mês de julho de 2010 entre a Petrobras e uma empresa holandesa especializada na conversão de biomassa para as indústrias química e de combustíveis, reforça o interesse da estatal brasileira em dominar tecnologias que podem levar aos biocombustíveis de segunda geração e outros produtos a partir da biomassa. A avaliação é do consultor em tecnologia e emissões da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Alfred Szwarc.

Projeto Senar Rondon: conhecimento de estudantes no apoio ao desenvolvimento no interior do País

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214956.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ailton Balieiro e Guido Lorenzi são o retrato do projeto Senar Rondon. Ambos são estudantes universitários. Balieiro, 56 anos, de Sertãozinho, no interior paulista, está concluindo o curso de Pedagogia. Lorenzi, que vive em Planaltina de Goiás, próximo ao Distrito Federal, está prestes a encerrar o curso de Agronomia. Eles não se conhecem, moram a 750 quilômetros de distância, mas, a partir de hoje (17/07/10), estarão lado a lado trabalhando na primeira turma do Senar Rondon, ação promovida pelo Sistema CNA.

Agricultores orgânicos faturam até R$ 5mil por mês na Paraíba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214954.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produzindo hortaliças como alface, coentro e cebolinha, utilizando o regime de agroecologia orgânica, agricultores do município de São Miguel do Taipú, localizado na Zona da Mata paraibana, chegam a faturar até R$ 5 mil por mês com a venda de produtos ecologicamente corretos.

Emissão de NF-e será obrigatória para quem realizar operação no exterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214953.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal publicou no dia 14 de julho duas alterações relacionadas à emissão da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). A primeira estabelece a obrigatoriedade de emissão da NF-e em substituição da nota fiscal em papel, a partir de 1º de dezembro de 2010, aos contribuintes que, independentemente da atividade econômica exercida, realizarem operações de comércio exterior.

MAPA intensifica fiscalização na qualidade de produtos agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214951.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Fiscalizar a qualidade dos produtos vegetais oferecidos ao consumidor é responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As normas oficiais são aplicadas aos alimentos como arroz, feijão, milho, soja, ervilha, farinhas, frutas e verduras, além de castanhas e amendoim. Para isso, além da atuação das Superintendências Federais de Agricultura nos estados, o governo federal credencia prestadores de serviços de classificação na área agronômica, que somam quase 4,4 mil em todo o País.

FCA promove debate sobre Projetos Florestais de Carbono em Botucatu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214949.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] As mudanças climáticas e os danos ambientais têm colaborado para a expansão do mercado de carbono no mundo todo. Esse cenário faz aumentar também a necessidade de discutir mudanças de hábitos de consumo e comportamentos de toda a população.

Evento debate no Brasil importância da previsão do tempo para agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214948.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Especialistas de mais de 50 países discutiram em Belo Horizonte (MG) a importância de se levar para o agricultor, de forma mais direta, informações referentes ao clima; workshop antecede a 15ª Sessão da Organização Meteorológica Mundial, da sigla em inglês) que acontece entre 15 e 21 de julho de 2010.

Pesquisar este blog