Selecione o dia...

sábado, 8 de março de 2008

Documentação para trabalhadoras rurais é conquista de plano nacional para mulheres

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100173.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde 2004, quando foi criado, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural possibilitou a retirada de mais de 540 mil documentos para as mulheres que vivem no campo. Neste período, foram realizados 837 mutirões, que levaram a documentação a 1.050 municípios rurais. Facilitar a obtenção de documentos pelas mulheres que vivem no meio rural era uma das metas do 1º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, lançado em 2004. A segunda edição do Plano foi lançada no último dia 5 pelo governo federal.

Crédito rural: contratação da agricultura empresarial aumentou 21,5% em sete meses

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100171.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os R$ 33,95 bilhões do crédito rural liberados para a agricultura empresarial entre julho de 2007 e janeiro de 2008, sete meses da safra 2007/2008, representam um crescimento de 26,7% na contratação realizada no mesmo período da safra anterior. A maior parte dos recursos foi liberada para o custeio e a comercialização da safra, um total de R$ 30,17 bilhões. O valor supera em 27,5% o total disponível para custeio e comercialização nos sete meses da safra 2006/2007.

Concana 2008 amplia o conhecimento em bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100167.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Investidores e profissionais apostam no futuro promissor da energia limpa no mercado brasileiro. É notável a expansão da cultura de cana-de-açúcar e a crescente importância do setor sucroalcooleiro no país. A incorporação, cada vez maior, de várias regiões nesse setor causa grande interesse pelo assunto. Por isso, instituições do Triângulo Mineiro se unem para realizar o II Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana ? Concana 2008.

Declaração Anual do Produtor (DAP) é tema de palestra na Famasul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100174.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC/MS), a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de MS (Sescon/MS) promovem no próximo dia 10, a partir das 19 horas, no auditório da Famasul, uma palestra sobre o Preenchimento, Importância e Prazo da Entrega da DAP ? Declaração Anual do Produtor.

Criação de Fundo Soberano já tem projeto protocolado no Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100172.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O vice-líder do PSB no Senado, Renato Casagrande, protocolou no dia 26 de fevereiro um projeto de lei que cria o Fundo Soberano. De acordo com o projeto, disponível no site de Senado, o objetivo é captar e aplicar recursos em ativos financeiros ou em projetos que "contribuam para o desenvolvimento econômico e social brasileiro".

Embrapa lança livro de receitas com carne de caprinos e ovinos na Feinco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100170.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Uma deliciosa viagem pelo mundo da gastronomia é proporcionada nas páginas do livro Sabores das Carnes Caprina e Ovina, lançado no dia 12 de março, no espaço Gourmet da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos - Feinco 2008. A publicação é editada pela Embrapa Caprinos e Embrapa Informação Tecnológica, unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A Feinco, o maior evento indoor deste mercado na América Latina, será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 11 e 15 de março.

Associativismo fortalece produtores rurais no noroeste do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100168.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O associativismo foi a fórmula encontrada por um grupo de produtores no noroeste do Paraná para transformar propriedades rurais em pequenos negócios. Há pouco mais de um ano, sob a orientação do Sebrae no Paraná, nascia a Associação Regional da Agroindústria (AREA), formada por agricultores que viram na agroindústria uma oportunidade para agregar valor aos seus produtos. Com uma visão empresarial ampliada, esses produtores já colhem os primeiros frutos.

Cursos a distância da UFLA encerram inscrições dia 31 de março

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100166.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Os Cursos de Qualificação Profissional a Distância oferecidos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerram inscrições em 31 de março de 2008. Os cursos são direcionados para pessoas que trabalham e não possuem disponibilidade de tempo para permanecer distante por longos períodos, mas que necessitam atualizar e incrementar seus conhecimentos na área profissional.

Cidadã indicada pela Emater/RS-Ascar de Barra Funda conquista Troféu Ana Terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100165.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O grupo de mais de 40 pessoas vindas de Barra Funda talvez tenha formado a maior torcida organizada a participar da entrega do Troféu Ana Terra, no último dia 5, em Porto Alegre. A comitiva presenciou o reconhecimento pelos trabalhos prestados por Rita Castoldi Zandoná, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, falecida em dezembro de 2007, que durante os seus 55 anos se dedicou a atividades junto à comunidade local. A premiação foi entregue pela governadora Yeda Crusius à filha da homenageada Lenara Castoldi Zandoná.

Fazendas de gado são vistoriadas em MG

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/100152.htm
[ POLITICA # VIDEOS ] Veterinários da União Européia fiscalizam fazenda em Minas Gerais. Eles querem saber se o sistema de rastreamento do gado está funcionando. 06/03/2008 - Globo Rural - 1:43

Como Produzir Cosméticos Naturais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28015.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O curso constituído de filmes, em DVD, e manual Interativo "Como Produzir Cosméticos Naturais", resgata muitas receitas consagradas pelo uso, que trazem resultados surpreendentes e que podem ser preparadas por você mesmo em sua casa. Com a utilização de plantas medicinais, mel e argila, você aprenderá a fazer preparações como: leite de limpeza; água de rosas; extratos e máscaras; loções faciais e para cabelos; chás e tinturas; óleos e vinagres. A partir desses preparados, você aprenderá como fazer: shampoos; sabonetes; creme hidratante; creme dental; e, gel. Além disso, é mostrado como devem ser as instalações de uma fábrica de cosméticos e o manual apresenta a legislação para este empreendimento.

Como Produzir Carvão para Churrasco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/28014.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O churrasco, cada vez mais, tem-se transformado num hábito comum em todo o país. Daí a alta demanda de carvão vegetal que fez surgir produtores e empacotadoras de pequeno, médio e grande porte, nas proximidades do ambiente urbano, nos sítios e nas fazendas. A produção de carvão, e mesmo seu empacotamento e distribuição, são atividades de baixo nível tecnológico, que exigem pouco investimento, mas um bom conhecimento das técnicas de carvoejamento.

Série Educação e Cidadania: Esta é uma outra história

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27564.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A série "Educação e Cidadania" é resultante de um projeto concebido e executado pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas (MG), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) através da sua Unidade Embrapa Informação Tecnológica. A empresa participa fornecendo suporte metodológico, contribuindo com sugestões de implantação, gestão e avaliação e provendo de informações técnico-científicas. A preocupação com o ensino praticado nas escolas do campo, na busca de novas formas de intervenção e abordagem do contexto rural, além de meios de valorização da família agricultora, deu origem ao Projeto Educação Familiar Rural - EdufaRural - construído no espaço rural patense, desde 2002.

Série Educação e Cidadania: Segredo Serra dos Macacos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/27563.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Demonstrando preocupação com o ensino praticado nas escolas do campo, esta publicação faz parte do Projeto Educação Familiar Rural - Edufarural que visa envolver as comunidades com um "fazer educativo" que atenda a seus interesses e necessidades. As parcerias envolvidas somam forças na construção de soluções qualificadas para os complexos desafios do desenvolvimento, tendo como enfoque a cidadania da família do campo em harmonia com o meio ambiente. Portanto, a meta é o aprimoramento da formação do homem e da mulher do campo, como cidadãos de primeira classe, capazes de viver no meio rural e no urbano, de forma competente para transformar a sociedade e construir a história.

Pesquisar este blog