Selecione o dia...

sábado, 19 de novembro de 2011

Governo Federal aprova renegociação de dívidas da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219921.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A pedido do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (18/11/11) o voto que institui uma linha de crédito para investimento, criada especialmente para recompor e renegociar dívidas de agricultores e agricultoras familiares em operações de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Proger Rural.

Elevação da nota do Brasil reconhece estabilidade econômica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219920.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A dívida pública, fantasma que assombra os países europeus neste momento de crise, é motivo de elogios ao Brasil. "Durante o primeiro ano do governo de Dilma Rousseff, os resultados fiscais foram melhores do que o originalmente planejado", diz o relatório da agência de rating Standard & Poor's (S&P), justificando a atribuição de uma melhor avaliação de crédito à dívida brasileira.

Violação das regras de biossegurança: a questão dos transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219915.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Está em curso um processo de desmanche das regras de biossegurança no país", declara Gabriel Fernandes ao comentar a resolução normativa que autoriza empresas produtoras de transgênicos a pedirem isenção do monitoramento dos produtos após a liberação comercial, aprovada em meados de novembro de 2011 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Com a mudança, as empresas estão liberadas de monitorar os efeitos dos transgênicos sobre a saúde humana e o meio ambiente. "O não monitoramento pós-comercialização dos transgênicos impede que seus potenciais riscos sejam identificados. Com isso as empresas seguirão dizendo que ainda não foram comprovados danos causados pelo uso de transgênicos", adverte o pesquisador.

Aceitação de novos pêssegos da Embrapa surpreende atacadistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219913.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Mais sabor no setor de frutaria dos supermercados brasileiros com a chegada das novas cultivares de pêssego desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apreciados pelo consumidor. Além de frutos grandes e de coloração vermelho intenso, que marcam a aparência das cultivares, o sabor doce com leve acidez é apontado pelos atacadistas da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) como o responsável pela aceitação instantânea das variedades BRS Rubimel, de polpa amarela, e BRS Kampai, de polpa branca.

Inovação pode aumentar a produtividade no agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219919.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Inovação, sustentabilidade e qualidade de gestão foram os temas centrais do Painel Inovação no Agronegócio, realizado ontem (18/11/11), durante o Fórum Sebrae de Conhecimento, em Brasília (DF). O moderador do painel e gerente de agronegócio do Sebrae no Mato Grosso do Sul, Marcus Rodrigo de Faria, falou sobre a importância do setor para o país, ressaltando que não só a indústria traz o desenvolvimento. "Temos mais de cinco milhões de agricultores familiares. Nosso desafio é levar a eles inovação e tecnologia social, que é a mola propulsora para que os pequenos aumentem a produtividade e gerem melhoria na renda", disse.

Arrecadação federal bate novo recorde em outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219918.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Impulsionada pelo desempenho da economia e pelo parcelamento especial de dívidas com a União (no programa de recuperação fiscal chamado Refis da Crise), a arrecadação federal bateu recorde em outubro. De acordo com a Receita Federal, a União arrecadou R$ 88,741 bilhões em outubro, o melhor resultado registrado para o mês. Em relação a outubro do ano passado, o crescimento foi 9,05%, descontada a inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Dilma sanciona lei que cria Comissão da Verdade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219917.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem (18/11/11) a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Dilma sancionou também a Lei de Acesso a Informações Públicas, que acaba com o sigilo eterno de documentos.

Líder indígena é morto por pistoleiros em Mato Grosso do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219916.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O líder dos Guarani Kaiowá, cacique Nísio Gomes, foi morto na manhã de ontem (18/11/11) no município de Amambaí, em Mato Grosso do Sul. Cerca de 40 pistoleiros encapuzados e armados invadiram o acampamento Tekoha Guaiviry e atiraram no cacique. Depois de morto, o corpo do líder indígena foi levado pelos pistoleiros.

Embrapa apresenta resultados de pesquisas com agricultura de precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219914.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Cerca de 40 membros da Rede de Agricultura de Precisão, representando 20 unidades da Embrapa, além de parceiros de universidades, institutos de pesquisa e empresas, estarão reunidos na Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP), de 21 a 25 de novembro de 2011, para avaliar os principais resultados de 61 atividades de pesquisa que serão apresentadas durante os cinco dias da segunda convenção da rede. O evento será composto de apresentações e um dia de campo, no qual serão realizados treinamentos com quatro ferramentas fundamentais empregadas na agricultura de precisão. A abertura está marcada para às 8 horas do dia 21.

SmartBeck, primeiro aplicativo pecuário para iPhone traz dicas de manejo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/219912.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O SmartBeck, primeiro aplicativo pecuário do Brasil desenvolvido pela Beckhauser para iPhone, tem mais uma novidade: na seção Manejo Racional o produtor encontra dicas de fácil aplicação para melhorar os resultados do seu negócio com as boas práticas de manejo. Para baixar o SmartBeck, basta o usuário de iPhone acessar a AppStore (a loja oficial de aplicativos para iPhones da Apple) e buscar pelo nome do aplicativo "SmartBeck", na categoria "Business". O download é gratuito.

Pesquisar este blog