Selecione o dia...

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Safra de grãos será a maior da história do país, diz Mendes Ribeiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222489.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, anunciou que a produção de grãos da safra 2011/2012 deve chegar ao número recorde de 165,92 milhões de toneladas com uma área plantada de 50,81 milhões de hectares. A projeção do total de toneladas colhidas é 1,9% maior em comparação ao obtido no período 2010/2011. O destaque para a produção de milho com aumento de 71,7% em relação à última safra. Ribeiro comemorou a "maior safra da história do país" e disse que o resultado pode levar a uma revisão da projeção de 170 milhões de toneladas previstas no Plano Safra 2012/2013. "Talvez venhamos a atingir os 170 milhões de toneladas ainda este ano", disse.

Dia de Campo na TV fala sobre a qualidade da água para bovinos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222492.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta edição do Dia de Campo na TV vai ao ar no dia 10 de agosto de 2012 pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9 horas. E no dia 12 de agosto, às 7 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprises domingo, às 17 horas, terça-feira, às 11h30, quinta-feira, às 15 horas, no sábado, às 7 horas.

Faesc: Norma do STF vai reduzir conflitos entre produtores e índios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222487.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em razão da constante ameaça de criação de áreas indígenas no grande oeste barriga-verde, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) considerou "tranqüilizadora" a proibição, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para ampliação de terras indígenas já demarcadas. A decisão representa um importante avanço para reduzir o quadro de insegurança jurídica no campo, na avaliação do presidente José Zeferino Pedrozo. O dirigente lembra que a comunidade econômica rural catarinense vive sob constante tensão pela criação de novas áreas indígenas, como Abelardo Luz e Saudades e a expansão de outras já existentes, como Seara e Ipuaçu.

Cachaças de Salinas recebem o selo de Indicação Geográfica do INPI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222486.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após quase três anos de espera, os produtores de cachaça da cidade de Salinas em Minas Gerais, podem comemorar uma grande vitória, o recebimento do selo de Indicação Geográfica (IG) para as cachaças de Salinas em 17 de julho de 2012. O selo é certificado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), e tem o objetivo de evitar que produtos de origem de outras regiões sejam vendidos como as originais cachaças salinenses, além de garantir a excelente procedência do produto.

Organizações acusam governo brasileiro de não ouvir indígenas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222491.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um estudo realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e que será publicado em setembro de 2012 afirma que 454 empreendimentos concluídos, previstos ou já em andamento no Brasil afetam, de alguma maneira, 333 terras indígenas. E, segundo avaliação do Cimi, nenhum dos 158 povos afetados foi devidamente consultado pelo governo federal antes do início das obras, como determina a lei.

Regulamentação do motorista: "Lei bem-intencionada, mas impraticável"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222488.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A lei é bem-intencionada, mas é impraticável. Sua aplicação exigirá aumento de 56% na frota de caminhões das agroindústrias e tornará ainda mais insuportável o sistema rodoviário brasileiro. Essa avaliação pessimista, porém realista, é do presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e diretor agropecuário da Coopercentral Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan, a respeito da Lei Federal 12.619, de 30 de abril de 2012, que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista e altera dispositivo da CLT ao regular e disciplinar a jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista profissional.

Nova metodologia para avaliar sementes de café é testada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222483.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisas desenvolvidas Embrapa Café e Universidade Federal de Lavras (UFLA) - instituição participante do Consórcio Pesquisa Café - trazem contribuições importantes para a validação de nova metodologia de avaliação da germinação de sementes de café em tempo reduzido. "Durante os estudos foi testada metodologia para diversas cultivares e diferentes níveis de qualidade. A partir dos resultados apresentados, a equipe de pesquisadores envolvida na investigação dessa nova metodologia dará início ao processo de validação do novo teste de germinação de sementes de café e posterior indicação para publicação nas Regras de Análises de Sementes", adianta a pesquisadora da Embrapa Café Sttela Dellyzete Veiga Franco da Rosa.

ProTeste quer juros menores para contratos imobiliários da Caixa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222490.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A associação ProTeste quer que clientes da Caixa Econômica (CEF) que assinaram contrato de financiamento habitacional com o banco antes de 4 de maio de 2012 também sejam beneficiados com redução de taxas de juros. A associação informou ontem (09/08/12) que ajuizou ação civil coletiva na 22ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, no último dia 2, contra a Caixa. O banco reduziu as taxas de juros para novos contratos assinados a partir de 4 de maio deste ano.

Pesquisa estuda processo decisório de compras de genética de gado de corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222485.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Roberto Fava Scare, professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP) é um dos autores do artigo Análise do processo decisório de compra de inseminação artificial por pecuaristas de gado de corte, que foi apresentado no 50º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).

UEMS abre concurso para técnicos administrativos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/222484.htm
[ TECNOLOGIA # CONCURSOS ] A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) publicou no Diário Oficial do Estado de ontem (09/08/12) a abertura das inscrições para concurso destinado ao provimento de cargos de Técnico de Nível Superior e Assistente Técnico de Nível Médio da Universidade. As inscrições podem ser realizadas de 10 de agosto a 21 de setembro, somente via internet, através do site www.fapems.org.br. As provas serão aplicadas em 21 de outubro nos municípios de Dourados, Campo Grande, Paranaíba e Naviraí.

Pesquisar este blog