Selecione o dia...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Embrapa faz acordo com universidades federais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213281.htm
[ TECNOLOGIA # VIDEOS ] Acordo da Embrapa com 10 universidades federais permite que sejam desenvolvidas pesquisas voltadas para a produção de açúcar, etanol e derivados da cana-de-açúcar. 03/02/2010 - TV NBR - 2:16

Um comentário:

  1. O Brasil começou o ano de 2010 com problemas no mercado do etanol. Os preços do álcool combustível voltaram a subir nos postos. Não chega a faltar álcool, mas a oferta está com pequena margem de segurança em relação à demanda.A situação começa a ser discutida com pública preocupação pelo governo e as possibilidades de importação do produto são destacadas.
    Assim, com a demanda mundial dos biocombustíveis e sua rápida expansão, através do forte apelo ambiental, vale fomentar e implementar, além de uma política de estoques reguladores, outras medidas inovadoras e reguladoras como a introdução de alternativas de matéria prima para a produção do álcool.
    O etanol poderá vir da Terra do Sol,o Nordeste Brasileiro, pelo cultivo e utilização do sorgo doce ou sacarino para produção de álcool como alternativa para enfrentar a entressafra da cana de açúcar promovendo a segurança do abastecimento e o equilíbrio do mercado. Recentes pesquisas de cientistas indianos do ICRISAT, sigla em inglês para o Instituto de Pesquisa de Colheitas da Índia para os Trópicos Semiáridos, comprovaram o potencial do sorgo sacarino para produzir tanto alimento como etanol.
    A Embrapa - notável instituição brasileira - na sua unidade de Milho e Sorgo, já possui, desde a época do lançamento do Proálcool, um programa de pesquisa com cultivares de sorgo sacarino. Dezenas de variedades estão sendo avaliadas e são bastante promissoras. Não é novidade para os competentes pesquisadores agropecuários brasileiros.

    Precisamos, no entanto, como ação complementar, de um plano eficiente para a transferência de tecnologia com assistência técnica e extensão rural. Urge levarmos a ciência, tecnologia e inovação para a produção, a serviço do cidadão. Conhecimento gerando desenvolvimento , através de um forte programa inovador de fomento às alternativas para a produção do etanol,por exemplo com o sorgo cultivado na Terra do Sol.

    PAULO CESAR BASTOS é engenheiro civil e produtor rural no semiárido.

    ResponderExcluir

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog