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domingo, 12 de maio de 2013

Trocar rodovia pela ferrovia é urgente no país, diz presidente de estatal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/225281.htm
[ ECONOMIA # ECONOMIA ] A construção de ferrovias é mais importante para o país do que a duplicação ou ampliação da malha rodoviária. A avaliação é do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Para ele, o país está invertendo a sua logística, pois faz o transporte de longa distância por meio das rodovias e utiliza as ferrovias apenas para curtas distâncias.

Um comentário:

  1. As declarações do ex ministro Bernardo Figueiredo da (EPL), Para ele,
    Iº-“O país está invertendo a sua logística, pois faz o transporte de longa distância por meio das rodovias e utiliza as ferrovias apenas para curtas distâncias”.
    IIº-“E qualquer análise que se faça diz exatamente o contrário: a ferrovia é mais competitiva na longa distância e a rodovia é mais competitiva na curta distância. Nós temos um custo logístico muito alto em função dessa inversão, estamos transportando da forma errada, e a rodovia é estruturalmente mais cara do que as outras modalidades na longa distância”.
    das rodovias, na travessia dos centros urbanos e na redução do custo logístico.
    Segundo Figueiredo, um único trem é capaz de substituir até 300 caminhões no transporte de cargas. Para ele, é preciso providenciar urgentemente a substituição do transporte rodoviário pelo ferroviário, porque isso vai impactar positivamente nos portos, no descongestionamento das rodovias, na travessia dos centros urbanos e na redução do custo logístico.
    IIIº-“Temos que construir urgentemente uma malha interior que permita tirar a pressão que tem no sistema rodoviário hoje e transferir a carga com menores custos para o ferroviário”.
    IVº-“Trens regionais de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas exclusivas do TAV” (Como acontece na Europa e Ásia) 1º semestre de 2011.

    Causa estranheza, que quando de sua recente passagem por Brasília, este discurso foi diferente da prática, e a quarta prioridade indicada abaixo passou a ser a primeira sem que as três primeiras tivessem sido concluídas ou equacionadas, e este aprendizado tardio, e inversão de prioridades, tem como conseqüência funesta e irrecuperável, um prejuízo de bilhões de Reais ao país em gastos com combustível, caos logístico, congestionamentos e as conseqüências são: trens suburbanos e metrôs superlotados, ferrovias, rodovias paralelas e portos sem condições de aumentarem a carga, e trens de passageiros regionais extintos, sendo a maioria dos restantes apodrecendo em Minas e que para se reverter este planejamento inadequado levaremos mais de uma década, e as prioridades ferroviárias no Brasil que pela ordem seriam;
    1ª- Trens suburbanos, metrôs domésticos e VLT veículos leves sobre trilhos;
    2ª- Ferroanel com rodoanel integrados com a ligação Parelheiros Itanhaém,(construção conjunta visando menor custo) para cargas e passageiros, e um novo porto;
    3ª- Trens de passageiros regionais;
    4ª- TAV.

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