Selecione o dia...

quinta-feira, 23 de maio de 2019

PROGRAMA ATEG AVALIA RESULTADOS NO VALE DO RIO DOCE - Textos, Faemg

Fonte: Faemg

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg/Senar Minas leva a pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção. É direcionado a quem nunca recebeu assistência técnica regular e tem duração de dois a quatro anos. Nesta semana, duas reuniões aconteceram em São Domingos das Dores e Inhapim, no Vale do Rio Doce para avaliar os resultados do ATeG na região, até o momento.

“Foram reuniões que ocorrem anualmente de avaliação e demonstração dos dados, o que chamamos de Benchmarking [processo de avaliação comparativa para analisar e incorporar métodos de trabalho cada vez melhores], referente ao Programa ATeG na região de Caratinga até a safra de 2018.




Foi demonstrada a evolução do grupo ao longo deste período. Tivemos resultados surpreendentes saindo de um percentual de menos de 50 dos produtores com lucro para quase 75 nesta última safra, uma variação muito significativa no ponto de vista gerencial”, explicou o supervisor dos técnicos, Daniel do Prado.

A metodologia do ATeG é aplicada em seis etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo.

“Os trabalhos do ATeG começaram em dezembro de 2016, aqui nesta região. Os cafeicultores iniciaram fazendo o plano resgate da safra do mesmo ano, o qual chamamos de ano zero. Após, iniciamos as assistências para o ano um, safra 2017 e iremos até o final de 2020, quando encerraremos na safra vigente”, contou o técnico, Fabiano Pires.

Pires destacou a importância do ATeG e do Benchmarking para os cafeicultores da região. “A metodologia ATeG auxilia os cafeicultores na assistência técnica e gerencial da atividade, com ênfase no gerencial, e no final de cada ano agrícola promovemos o Benchmarking que é o comparativo e análise dos resultados de todos os assistidos. Nestas reuniões, deparamos com os números alcançados em receita bruta, produtividade, custos e eficiência de cada produtor em sua atividade”.

Para Daniel Prado, os bons resultados apresentados na reunião passam pelo trabalho que é desenvolvido desde 2016. “Isto é resultado do bom trabalho que o técnico [Fabiano Pires] vem desenvolvendo com a Metodologia do ATeG do Senar Minas e do alto engajamento dos produtores que entenderam a proposta e abraçaram as ideias apresentadas”.

Parceria

Nas reuniões desta semana, o responsável pelo setor de competividade sustentável do Sicoob Credcooper, Fábio Júnior de Carvalho, destacou a necessidade de programas como o ATeG para a região e enalteceu a parceria entre o Sicoob Credcooper e o Sistema Faemg/Senar Minas.

“Temos uma estrutura de agronegócio aqui na região que é extremamente dependente de programas como o ATeG, porque ele traz um acompanhamento técnico gerencial, tornando a atividade altamente profissional. Nós, do Sicoob Credicooper, só temos que agradecer a oportunidade de sermos parceiros e continuaremos sendo parceiros, porque entendemos a importância dessa parceria para o agronegócio regional, para o produtor e para o desenvolvimento da região como um todo”.

O gerente regional do Senar Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa também esteve presente na reunião em São Domingos das Dores e ressaltou a força da produção cafeeira da região. “O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Entre todos os estados, Minas Gerais tem destaque por representar mais da metade da produção nacional. Diante deste cenário, o Senar Minas promove esse Programa ATeG, especialmente aqui nessa região, que tem a sua força na produção de café”.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Faemg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog