Selecione o dia...

segunda-feira, 15 de abril de 2019

SOFTWARE DE APOIO À PRODUÇÃO DE PEIXES CONCORRE A PREMIAÇÃO NACIONAL - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

O software de apoio a boas práticas em aquicultura Aquisys, desenvolvido por equipes da Embrapa e instituições parceiras, está entre os três finalistas do Prêmio Inovação Aquícola 2019, na categoria ‘Políticas Institucionais’.

Promovida pela Aquaculture Brasil, Aquishow Brasil e Seafood Brasil, a premiação compreende cinco categorias – ‘Academia’, ‘Produção’, ‘Beneficiamento’, ‘Produto final e ‘Políticas institucionais’.

O objetivo é reconhecer as melhores iniciativas que contribuem de forma mais relevante para o desenvolvimento e a consolidação da aquicultura brasileira.

A votação está aberta no site da premiação e vai até a segunda (22).

O Aquisys é um dos resultados de pesquisas do projeto em rede nacional denominado Aquabrasil, liderado pela Embrapa de 2007 a 2012 e que contou com a parceria de diversas instituições e agentes do setor produtivo. Foi desenvolvido e validado sob a coordenação da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e outras instituições. 

O objetivo do software é apoiar a difusão, junto a piscicultores de várias regiões brasileiras, de boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura, com foco na produção de tilápia em viveiro escavado.

De uso gratuito, o sistema permite avaliar se as atividades conduzidas estão alinhadas às orientações de boas práticas de manejo na aquicultura e à gestão ambiental. A plataforma oferece orientações úteis ao sistema de produção, além de informações importantes para a educação ambiental. 

O programa favorece o uso correto de insumos, minimizando impactos negativos na qualidade da água e em outros recursos naturais, além de apresentar orientações para outros impactos que possam ser geradores de problemas ao próprio sistema de produção.

Uma nova versão do Aquisys está em desenvolvimento por meio de ações de pesquisa do projeto em rede BRS AQUA.  A versão atualizada irá incorporar os sistemas de produção de tilápia em tanque-rede e de tambaqui em viveiro escavado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog