Selecione o dia...

terça-feira, 28 de maio de 2019

COLABORAÇÃO COM A RNP EM GEOINFORMAÇÃO - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

A pesquisadora Margareth Simões e o analista Ricardo Dart, ambos da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), estiveram na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), também no Rio de Janeiro, no dia 23 de maio.

A dupla, que teve a companhia do analista Davi Custódio, da Embrapa Territorial (Campinas-SP), apresentou a experiência da Embrapa na implementação da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), já que a RNP passa pelo mesmo processo.




“Embrapa e a Rede têm pontos em comum, como a presença de centros de pesquisa em locais diferentes”, disse Margareth.

Ela e Ricardo abordaram temas como processo de produção e política de dados, atores, níveis de acesso, e o perfil de metadados e o acervo da Embrapa Solos.

Também foram debatidos o fluxo de dados e a qualidade da informação espacial.

Por fim, foram apresentados a governança do processo e o Comitê Gestor da infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (CG Geoinfo) e suas atribuições.

“O trabalho da Embrapa com o Geoportal foi utilizado como exemplo nos debates preparatórios para o lançamento da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, INDE”, contou Hesley Pi, do IBGE, que esteve ao lado de Margareth na elaboração da INDE.

O próximo passo, para a RNP, é parear sua experiência com a da Embrapa. “Este tema tem especificidades e necessita de debate interno na Rede”, afirmou a pesquisadora da Embrapa.

A RNP provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa, incluindo o acesso à internet que a Embrapa utiliza no estado do Rio de Janeiro, pela Rede Rio.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog