Selecione o dia...

terça-feira, 28 de maio de 2019

EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA SEDIA 4ª REUNIÃO DO INCT PLANTSTRESS BIOTECH - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia sedia desde ontem (27/05) até hoje (28/05) a 4º reunião técnica do INCT PlantStress Biotech, coordenado pela pesquisadora Maria Fátima Grossi de Sá e cujo objetivo é gerar ativos biotecnológicos aplicados à seca e pragas em culturas relevantes para o agronegócio. A reunião conta com representantes da Embrapa Milho e Sorgo, UFPel, UFRGS, UFRJ e UnB.

O INCT busca integrar grupos de pesquisa do Brasil e do exterior para gerar ativos biotecnológicos aplicáveis às culturas de milho, soja e algodão, visando a tolerância à seca e o controle de pragas.




Estão sendo pesquisadas diferentes abordagens focadas na prospecção, isolamento, caracterização e validação funcional de genes/moléculas, envolvidos com a resistência/defesa às pragas e com a tolerância ao déficit hídrico.

Também participam do projeto as seguintes instituições: Embrapa Soja, Algodão, Cerrados, Clima Temperado e Arroz e Feijão; UFC e Epamig. Os participantes do setor privado são o IMAmt (Instituto Matogrossense do Algodão) e FuturaGene. Do exterior participam pesquisadores do INRA-Sophie Antipolis e IRD- Montpellier na França.

Produtos biotecnológicos, banco de dados e caracteres e coleções in vivo

Além da obtenção de ativos de inovação, há previsão de desenvolvimento de produtos biotecnológicos como bioinseticidas, bionematicidas e plantas geneticamente modificadas (PGMs), além da construção de banco de dados, banco de caracteres e coleções in vivo. As ações de pesquisa e desenvolvimento abordarão três grandes problemas da agricultura: seca, meloidoginose e lagartas-praga – em soja, milho e algodão.

“Os ativos biotecnológicos gerados serão utilizados para o desenvolvimento de produtos como bioinseticidas e PGMs de soja, algodão e milho com tolerância e resistência múltipla aos estresses em estudo”, explica a pesquisadora Fátima Grossi.

O conhecimento dos fatores moleculares e fisiológicos relacionados à tolerância à seca e sua interação com as pragas e demais estresses ambientais deverá contribuir para prevenção, mitigação e adaptação a impactos previstos pelas mudanças climáticas.

Mais informações podem se obtidas no site do INCT: https://www.inctplantstress.com/la09



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog