Selecione o dia...

terça-feira, 28 de maio de 2019

CONSULTAS AO SAC DESTACAM A PRODUÇÃO ANIMAL - Textos, Embrapa

Fonte: Embrapa

Braço forte da área de transferência de tecnologias, o Atendimento ao Cidadão (SAC) na Embrapa Meio-Norte mantém o ritmo no número de consultas, mesmo com um leve recuo em 2018. Segundo relatório do Setor de Relacionamento com Clientes, da Secretaria de Inovação e Negócios, no ano passado a Unidade recebeu 327 consultas, a maioria sobre ativos tecnológicos da produção animal, como apicultura e avicultura. Em 2017, de acordo com a mesma fonte, foram registradas 347 solicitações de informação.

A agricultura familiar ficou em segundo lugar, seguida por sistemas de produção, com destaque para o Sisteminha Embrapa; desenvolvimento de ativos tecnológicos, focando a debulhadeira  de feijão verde; e produção vegetal (grãos e fruticultura).




O volume de consultas no ano passado foi bom também para recursos naturais, forrageiras, pastagens, manejo de culturas vegetais e controle de pragas.

O Nordeste, disparado, foi quem mais perguntou: 127 consultas, vindas de todos os estados da região. O Sudeste ficou na segunda posição, com 102 solicitações de informação. São Paulo e Minas Gerais foram os estados que mais perguntaram. Em terceiro lugar está o Centro-Oeste, com 29 perguntas. O Sul, com 27 indagações, e o Norte, com 14, ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente. No total, foram 299 consultas sobre ativos tecnológicos. As 28 solicitações que completam o total de 327,  foram sobre estágio e  eventos.

Os homens lideraram com 95 as consultas. Oitenta por cento deles foram de pessoas com idade de 21 a 40 anos. O restante tinha entre 41 e 59 anos. Noventa por cento dos cidadãos têm curso superior, como  agronomia, veterinária, zootecnista e professor. Os 10 por cento se identificaram como técnicos agrícolas, produtor e pequeno agricultor. Todos eles informaram que pertencem a cooperativas, sindicatos, empresas privadas de assistência técnica rural e universidades.

De janeiro a abril de 2019, o relatório aponta 113 consultas ao Atendimento ao Cidadão da Embrapa Meio-Norte. As solicitações de informação continuam direcionadas à apicultura, em primeiro lugar, seguidas pelo sistema de inclusão de insetos na alimentação de aves e peixes, debulhadeira de feijão verde e sobre o Sisteminha Embrapa. O relatório parcial deste ano segue à risca a performance do de 2018, nos itens como origem das consultas, idade e escolaridade. Este ano, a surpresa é que a maioria dos profissionais é professor.



Clique aqui para ver esta matéria na íntegra em Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog