Selecione o dia...

quarta-feira, 10 de abril de 2019

CURSO DO SISTEMA FAEMG/SENAR MINAS PREPARA COSTUREIRAS PARA O MERCADO DE FACÇÕES - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Um grupo de moradoras do Distrito da Petúnia, município de Nova Resende, quer atuar como costureiras para facção de Passos. A oportunidade surgiu após a capacitação em curso de corte e costura, do Sistema Faemg/Senar Minas, realizado no Distrito. Atualmente, as integrantes do grupo buscam o aperfeiçoamento exigido pela empresa e o maquinário industrial, necessário para a produção das peças. O resultado desse projeto poderá revolucionar o Distrito que tem população estimada em toda zona rural de 2.500 habitantes, e cuja fonte empregadora é basicamente a cafeicultura.

Para Maria dos Reis da Silva Reis, uma das integrantes do grupo, essa possibilidade de trabalho será extremamente importante para as mulheres que atuam na agricultura familiar com seus familiares.

“O Distrito, por ser pequeno, acaba por não gerar empregos e esta seria uma excelente oportunidade”. As mulheres que atuam na cafeicultura ficam sem trabalho na entressafra; essa nova oportunidade daria as moradoras do Distrito condições de trabalho durante todo ano.

A instrutora Alcione Aparecida Vieira de Souza Ramos ficou emocionada com o empreendedorismo da turma, que através do rádio estavam bem informadas sobre as condições do mercado regional para a criação de facção. “A iniciativa delas levou uma representante da empresa em Petúnia, para discutirem as condições de trabalho. Essa é uma excelente oportunidade”.  A instrutora ressalta que as interessadas são iniciantes, mas que estão empenhadas em se aperfeiçoarem para atender o mercado. “Elas trabalham com máquinas domésticas. O universo é diferente do ambiente de fábrica, mas vão se adaptar rápido aos novos equipamentos. Tudo é uma questão de prática”.

Alcione ainda ressalta que esta capacitação traz outros ganhos como a permanência das famílias na zona rural, evitando o êxodo. “Eu, quando moradora da zona rural, via na costura a oportunidade de aumentar a minha fonte de renda”, ressaltou. Ainda segundo Alcione, as participantes também veem nessa possibilidade condições de ajudar no estudo dos filhos, sem necessidade de se mudarem para a cidade.

Sobre a prática, as integrantes do grupo estão tranquilas, pois a própria confecção cederá retalhos para a capacitação. A representante da Confecção Kimika, Laiane Camila Batista, ressaltou a força de vontade das integrantes do grupo e a possibilidade real de se criar uma facção no Distrito. Segundo ela, a empresa já mantém 95 facções com média de produção variável, em várias cidades da região. Petúnia entraria nesse universo. A empresa está solidificada no mercado. Tem 15 anos de atuação e sua missão visa criar uma relação duradoura com seus colaboradores através do trabalho em equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog