Selecione o dia...

quarta-feira, 10 de abril de 2019

ESTUDANTES PARTICIPAM DE CURSO DE SAÚDE BUCAL E PROMOVEM TEATRO PARA MOSTRAR O QUE APRENDERAM - Textos, Faemg

Texto produzido por Faemg

Alunos da Escola Estadual de Resplendor, distrito do município de Água Boa, no Vale do Mucuri receberam na última semana de março a Campanha de Saúde Bucal do Sistema Faemg/Senar Minas, com a instrutora Priscila Nogueira Santuchi Alcântara. Na campanha são atendidos cerca de 100 participantes por turno, e os assuntos referem-se a placa bacteriana e suas consequências, demonstrações das técnicas corretas da escovação e do uso do fio dental.

Além da campanha, dois cursos de Saúde Bucal, ambos no distrito de Resplendor foram promovidos no local pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Malacacheta, em parceria com o Sistema Faemg/Senar Minas.

“Todos os eventos foram na Escola Estadual de Resplendor.

Um dos cursos de Saúde Bucal realizado no turno da manhã teve como participantes adolescentes da faixa etária de 11 a 13 anos. Os participantes do curso da tarde foram adolescentes e adultos que estudam no horário noturno. Alunos do Educação Jovens e Adultos (EJA)”, explicou o mobilizador Gilmar José Ferreira dos Santos.

A instrutora, Priscila Santuchi explicou que o objetivo dos eventos foi habilitar os alunos para que eles atuem de maneira correta na prevenção das doenças bucal. “Além disso, mostramos que manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves”, afirmou a instrutora.

Saúde bucal e teatro

No período em que o curso aconteceu, foi realizada a semana da leitura para os alunos da escola. A instrutora aproveitou o momento para convidar os participantes do turno da manhã para apresentarem um teatro de fantoche na Campanha de Saúde Bucal.

“E eles aceitaram prontamente. Fora do horário do curso eles ensaiaram e apresentaram um teatro. Orientei os participantes a fazerem esse teatro, pois estava tendo a semana de leitura e teve na semana uma apresentação de teatro e de músicas cultural. Aproveitei que estávamos na escola para fazer uma abordagem diferente na Campanha e deu muito certo”, destacou Priscila.

A direção da escola deu todo apoio e mostrou interesse na programação. “Foi tudo muito lindo desde a promoção dos cursos e da campanha, até o teatro, pois conseguimos agregar o conteúdo do curso da Saúde Bucal, com a semana da leitura. Foi um momento especial e de muito aprendizado. As orientações de Saúde Bucal de forma lúdica ajudaram a compreensão dos estudantes durante a escovação e os cuidados básicos com a higiene bucal”, afirmou a vice-diretora da escola Estadual de Resplendor, Serlane Peçanha de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua opinião sobre esta matéria. Comente esta matéria. Os comentários são verificados pelo Agrosoft antes de serem publicados.

Pesquisar este blog