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quarta-feira, 10 de abril de 2019

PROJETO EMBRAPA ESCOLA FAZ UMA SALA DE AULA DIFERENTE - Textos, Embrapa

Texto produzido por Embrapa

Para quebrar a rotina da sala de aula, 45 alunos da Escola de Ensino Fundamental Castro Alves (Pelotas/RS) tiveram uma aula em um lugar diferente e com professores diferentes. Na quinta-feira (4/04) a sala foi substituída pela Estação Experimental Cascata, uma das bases físicas da Embrapa Clima Temperado, e os professores também viraram alunos e todos escutaram atentos os ensinamentos de Rui Madruga, Diná Lessa Bandeira e do engenheiro agrônomo responsável pelo Centro de Educação Ambiental da Mata Atlântica (CEAMA), Günter Timm Beskow.

A tarde foi cheia de atividades, e as crianças puderam aprender muita coisa.

Günter trouxe a sua experiência de 11 anos com o projeto CEAMA, e apresentou a importância de preservar as matas nativas, as matas ciliares, e como esses cuidados podem preservar a vida dos animais que vivem no que resta da Mata Atlântida na região. As crianças ficaram impressionadas com a diversidade de animais, e a capacidade das árvores de recuperar um espaço.

Depois foi a vez de Rui e de Diná apresentar a estação experimental e as pesquisas da Embrapa. Durante o roteiro as crianças puderam ver de perto animais que antes só tinham visto nos livros, além de mudas de plantas, árvores frutíferas, e frutos nas árvores. A cada novo espaço, novas dúvidas. Assim, mais respostas e mais conhecimento. “Eu gostei bastante de ver a natureza e os animais, por que eu nunca tinha visto os bichinhos tão de pertinho, e nunca tinha visto tantas mudas de árvores. Eu aprendi bastante coisa legal aqui e que não pode desmatar e não pode fazer mal para os bichos”, falou Bianca da Silva Pacheco, de sete anos.
 

Embrapa Escola

    O projeto Embrapa Escola foi criado em 1993, com o objetivo de oportunizar aos alunos do ensino fundamental (do 5º ao 9º ano) da rede pública e privada uma interação com a empresa de pesquisa e um complemento aos temas desenvolvidos em aula. O tema da visita é definido de acordo com o plano de aula de cada turma.

“É sempre uma alegria fazer isso, eu acho que a gente consegue contribuir e deixar as professoras com muitas idéias para trabalhar em sala de aula. É repassar um pouquinho do trabalho da Embrapa, mostrar para eles que existe uma pesquisa brasileira que faz um trabalho pensando no futuro e está na vida deles desde o acordar”, comenta Diná.

A escola que tiver interesse em visitar a Embrapa Clima Temperado, precisa entrar em contato com o setor responsável, e falar com Rui Madruga ou Diná Bandeira pelo telefone 32758217. A data é agendada conforme a disponibilidade da escola e do pesquisador.

Projeto CEAMA

O Centro de Educação Ambiental da Mata Atlântica (CEAMA) tem sua sede na localidade de Sesmaria, interior de São Lourenço do Sul/RS. Tem como objetivo preservar a Mata Atlântica que ainda resta na região e, restaurar áreas prejudicadas pela exploração ilegal de madeira, utilizada principalmente no processo de secagem do tabaco. Para criar a idéia de conscientização na população o projeto realiza trabalho com as crianças. “Essa fala com as crianças é importante, pois elas recebem melhor e aprendem mais rápido que os adultos que já tem uma idéia formada e passaram a vida fazendo a mesma coisa. E as crianças ao chegar em suas casa e compartilhar com os pais o que aprenderam, faz os pais refletirem sobre suas ações, pois dessa vez não é um desconhecido falando, mas o próprio filho” comenta Günter, coordenador do projeto.

O projeto já realizou diversas atividades e conseguiu recuperar a vegetação nativa de uma grande área em torno do Arroio Sesmaria, com mais de 2 mil mudas plantadas. Em 2011, o CEAMA recebeu o apoio da ONG alemã Verein Walldorf que financiou a construção de um espaço físico que serve para aulas e onde funciona um museu.

Além da sede, o CEAMA conta com uma trilha ecológica que conta com um percurso repleto de plantas e animais típicos da mata. Também, a agroindústria Vale da Sesmaria onde são produzidos alimentos buscando equilíbrio com a natureza.

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